Por que tantos jovens não têm certeza da área que desejam se profissionalizar?
|
Com quase 25 anos de existência, o Enem continua avaliando o desempenho dos estudantes no ensino médio, se tornando, hoje, a maior porta de entrada para o ensino superior no Brasil. De acordo com o ministério da educação, o ENEM 2022 registrou 1 milhão de inscritos apenas no primeiro dia. Os candidatos têm até o dia 21 de maio para fazerem a inscrição.
Dentro dessa fase da vida que a maioria dos adolescentes passa, é muito comum existir indecisão no momento em que precisam escolher as profissões que desejam seguir, e muitos tomam a decisão sem conhecer exatamente o campo de atuação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo CPS (Cedaspy Professional School), em 2019, 60% dos jovens ainda têm dúvida quanto ao futuro profissional. A mesma pesquisa aponta que 40% dos jovens indecisos têm dúvida entre áreas completamente diferentes.
“A dúvida em relação ao futuro profissional sempre existiu, mas é importante que cada um seja responsável por essa escolha. Inseguranças surgem naturalmente, como também surgem por influências da sociedade e dos pais. Muitas pessoas querem refletir seus interesses ou até antigas frustrações em cima dos filhos e, por isso, indicam profissões para eles sem saberem se são exatamente o que eles desejam, o que é totalmente errado”, explica Augusto Jimenez, psicólogo e diretor nacional da Minds Idiomas.
Com essa insegurança, muitos professores indicam aos alunos para que estudem disciplinas que ajudarão no desempenho profissional, desde a prova do Enem até quando passam a atuar em suas futuras carreiras. É o caso, por exemplo, do idioma inglês que, hoje, aparece no Enem através de 5 questões que envolvem interpretação. Normalmente, as perguntas são variadas e abordam obras literárias, músicas, casos jornalísticos e quadrinhos, dentre outros temas populares. Dominar o idioma é uma das formas de se preparar, independente do curso que irá escolher.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Catho (Classificação de emprego), ter fluência em inglês pode aumentar o salário em até 52%. O dado acima nos faz refletir sobre a importância do idioma anglófono e como ele é fundamental em todas as etapas da formação profissional, desde a prova de acesso ao ensino superior, até no início do trabalho.
Saber o idioma representa abrir portas profissionais, se comunicar melhor, conhecer outras culturas e pessoas, e ter crescimento na carreira e na vida pessoal. A língua já se tornou tão comum que não é mais considerada um diferencial, mas, sim, um requisito. Atualmente, as empresas possuem muitos contatos internacionais, criando novas relações e contratos em busca de crescimento. Dominando o idioma, terá facilidade em interagir com representantes estrangeiros e ter a oportunidade de viajar a trabalho.
Deseja falar inglês em apenas 18 meses e conseguir dar um up na carreira? O curso Regular Flex, da Minds Idiomas, vai te ajudar. Saiba mais aqui!
Sobre a Minds Idiomas
Com 15 anos de existência, o segredo da rede de idiomas Minds é a tecnologia. Com mais de 70 escolas em todo país, a Minds foi a primeira rede a implantar o ensino do inglês em tablets mantendo os livros físicos. Com especialistas em captação de conteúdo, a CEO Leiza Oliveira, tem consciência que a forma de aprendizado de cada criança e adulto é individual. Personalização e inovação são as palavras que movem franqueados e alunos da rede. O tempo de duração do curso da Minds é de 18 meses e há outras modalidades de ensino personalizadas. Acesse o nosso site e conheça mais sobre o mundo Minds acessando aqui!