Ícone do site Dica de Teatro

‘Dahomey’: documentário vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim ganha sessão inédita e gratuita na CAIXA Cultural, no Rio

EXIBIÇÃO SERÁ SÁBADO, DIA 23, SEGUIDA DE DEBATE. SESSÃO FAZ PARTE DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO FESTIVAL AFRONTA!

Trailer
Depois de passar pela 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, “Dahomey”, potente documentário da cineasta franco-senegalesa Mati Diop, chega às telonas cariocas. A produção, que mostra o retorno de 26 artefatos africanos ao país de origem depois de serem levados pelos franceses em 1892, percorreu dezenas de festivais de cinema no último ano e chega ao Rio de Janeiro para uma sessão única e gratuita na CAIXA Cultural.

 

A exibição será no sábado, dia 23, às 16h, e integra a programação do Festival Afronta!. Logo após a sessão, haverá debate sobre o filme com a presença das curadoras Juliana Vicente e Diana Silva Costa. Realização da Preta Portê Filmes, a primeira edição do Afronta! apresentará 18 filmes, entre curtas, médias e longas, com a proposta de trazer uma reflexão sobre a diversidade racial no cinema, tanto nas telas quanto fora delas.

O Festival Afronta! acontece entre os dias 19 de novembro e 1 de dezembro de 2024 na CAIXA Cultural. Entre os destaques da programação estão produções nacionais como as séries documentais “Afrofluxo: O Som da Música Preta” e “Vidas que Transcendem”, ambas de Luz Barbosa; e o curta ficcional, “Deixa”, de Mariana Jaspe, com Zezé Motta no elenco.


Sair da versão mobile