Entender que agradecer é importante, faz total diferença no ciclo que se inicia
É comum que no fim do ano, as pessoas fiquem reflexivas sobre tudo o que viveram e deixaram de fazer durante os 12 meses passados. Neste momento, algumas pessoas sentem a necessidade de colocar no papel metas para o novo ciclo que irá se iniciar e por isso a psicóloga, Eunice Porto, destaca a importância de ter clareza quanto a elas, para evitar frustrações futuras.
Quando as intenções ficam apenas no pensamento, muitas vezes deixamos para trás o lado concreto e ativamos o lado esquerdo (feminino, amorosidade, confiança, leveza, fluidez, íntimo e criativo) acabamos, nesse contexto, seguindo o fluxo e deixamos as coisas acontecerem, sem nos comprometer muito com os resultados. Já quando esses planos são descritos, ativa-se o hemisfério direito concreto(masculino, foco, regra, limite, estrutura, racional, ordem, cobrança), que nos lembra do compromisso assumido conosco, nos tornando responsáveis pela organização e alinhamento de duas poderosas forças internas: a energia feminina e a masculina presente em todo ser humano. Essa consciência equilibra e possibilita uma maior harmonia interna, tão necessária para a materialização de nossas metas, sintonizando-as com um propósito maior de nossa essência no decorrer do novo ciclo.
Como saber se as metas estão em sintonia com a essência ou não? Em primeiro lugar é preciso saber com quem se quer manter comprometido ao traçar essas metas, se é com a obrigação de agradar os outros ou a si mesma, pois ao observar esse “pequeno detalhe”, sintonizamos com a força interna que nos conduz para o melhor caminho e solução. Há também a necessidade de ter compaixão consigo, respeitando o tempo das coisas que só acontecem no melhor momento e nem sempre o melhor é “o nosso” momento, muitas vezes esperar o tempo de maturação das coisas, nos faz colher frutos muito mais maduros e doces, que os colhidos fora do tempo.
Ao final do ano, observando estes passos, devemos olhar para tudo e agradecer, mesmo que não tenha sido como esperávamos, já que na pior das hipóteses, não dar certo nos trás grandes aprendizados e nos faz traçar metas conectadas com a gratidão, sendo este um movimento libertador pois diminui o nível de auto exigência; é como escrever uma carta de intenção para o novo ciclo, olhando para o copo meio cheio, sem olhar para os copos meios vazios ou para a falta e sim para o que existiu como força, do jeito que foi.
Aceitar tudo que passou como foi também é uma força positiva e tem que fazer parte da confecção de suas metas. Não fez ainda? Que tal começar agora?
Sobre a profissional
Eunice Maria Porto é psicóloga graduada pela Universidade Braz Cubas, pós-graduada em Arte Integrativa pela Universidade Anhembi-Morumbi, com Especialização em Adolescentes pelo Instituto Gestalt. Também tem formação em Abordagem Integral e Níveis de Consciência, pelo Instituto Evoluir; Constelação Familiar Sistêmica, em Bert Hellinger; Terapia Comunitária, pela Abrape; Especialização Internacional em Constelação Organizacional e Consultoria Sistêmica; Diálogo de vozes, com Tony Weller. Além de Práticas Bioxamânicas, com Samuel Souza de Paula; Dança Circular, pela Umapaz; Mulheres de Medicina, com Paula Xavier; tem Especialização em Psicologia e Relações Raciais, pela Amma Psiquê e Negritude SP; Gineterapeuta pela Universidade de Cascavel; Fundadora do Espaço Casa Viva de Psicologia e Práticas Integrativas. Além de ser Palestrante, Escritora, Apresentadora de Rádio e Tv.
Atualmente, Eunice realiza atendimentos individuais para adolescentes, adultos e grupos, é pesquisadora em Cosmologia Energética, facilitadora de diálogo de vozes, coordenadora do círculo de mulheres – em conexão com o sagrado feminino. Também atua como facilitadora de vivências e na coordenação do Círculo de Mulheres , coordena o Curso de Psicoterapia em Prática e a Formação em Constelação Familiar Sistêmica, é mentora para Consteladores, Psicólogos, Terapêutas e Graduandos, coordenadora do Livro Quais de Mim Você Procura – Mulheres Terapeutas.
Faz parte do Clube de Mulheres de Negócios de Portugal, condecorada em 2022 como embaixadora pela Divine Académie Française de Arts, Lettres et Culture pelos serviços preparados para a comunidade. Apresentadora dos programas Agora Que São Elas, que é exibido toda segunda-feira, às 21h, pela TV Aberta.tv.br, Canal 8 NET. Canal 9 Vivo Fibra e Linkando Negócios a Práticas integrativas, TV Guarulhos canal 8 da NET e 508 VIVO TV.
Fotos: Nathália Guimarães.