Ícone do site Dica de Teatro

CENTRO EM CONCERTO: MEMÓRIAS NEGRAS OCUPAÇÃO CULTURAL JEHOLU CONVIDA INAYCIRA FALCÃO

Ocupação Cultural Jeholu convida a cantora Inaycira Falcão para apresentação inédita no Sesc Carmo, na Sé – Centro Histórico de São Paulo, no dia 22 de novembro de 2024, sexta, às 19h.

 

Ocupação Cultural Jeholu. Foto: Pietro Deram

Realizado pelo Sesc Carmo desde a década de 1990, o projeto “Centro em Concerto” busca explorar as diversas linguagens, formatos e estéticas da música de concerto por meio de apresentações gratuitas, realizadas em igrejas e espaços históricos do Centro de São Paulo, evidenciando o patrimônio cultural de ontem e hoje.

 

Na temporada de 2024, que acontece entre julho e dezembro, “Centro em Concerto: Memórias Negras” conta com a curadoria e direção artística do jornalista e pesquisador Felipe Brito. As apresentações selecionadas jogam luz às narrativas de memórias negras da cidade, por meio de síntese entre a música de concerto e as tradições artísticas de negritudes, transitando entre samba, terreiros, gospel e canto.

 

Àwon Ohùn Wa: Nossas Vozes

 

Na penúltima apresentação da temporada, a Ocupação Cultural Jeholu se apresenta no dia 22 de novembro de 2024, no Restaurante térreo do Sesc Carmo, na Sé – Centro de São Paulo. Composto de solista, quarteto vocal, violino, viola, sopro, piano e percussão, com a voz negra na centralidade da concepção artística. A apresentação conta com participação da cantora e educadora Inaycira Falcão.

 

Neste concerto, Inaicyra interpretará as canções de seu álbum “Ọkan Awa” (2000), lançado em homenagem ao centenário de Mãe Senhora, em uma versão minimalista e camerística inédita. Fragmentos do recente trabalho do Jeholu “Awọn Ohùn, Òkun, Ọ̀run Àiyé: Vozes do Oceano, do Céu e da Terra”, também farão parte, reunindo cânticos dos orixás Exu, Omolu, Nanã, Iemanjá e Oxalá, feitos, majoritariamente, em terreiros de tradição nagô/ketu.

 

Inaicyra Falcão dos Santos, nascida em Salvador, é uma das filhas de Deoscóredes Maximilliano do Santos, conhecido como Mestre Didi: escritor, educador, artista plástico e Alapini, título do mais alto sacerdócio do culto de egungun (ancestrais masculinos na tradição yorubá).

Inaicyra foi a primeira mulher negra a utilizar a técnica do canto lírico para execução dos cantos tradicionais dos terreiros de candomblé. Graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia, com mestrado em Artes Teatrais pela Universidade de Ibadan na Nigéria, doutora em Educação pela USP e livre docente na área de Práticas Interpretativas pela Unicamp.

Alcançou reconhecimento nacional com o lançamento do álbum Okan Awa (2000), no Teatro Castro Alves (Salvador-BA), com cânticos de tradição em yorubá em homenagem ao centenário de nascimento de sua avó, Maria Bibiana do Espírito Santo, célebre iyalorixá Mãe Senhora de Oxum do Ilê Axé Opô Afonjá, uma das primeiras comunidades de matrizes africana de origem Ketu na Bahia.

A cantora lançou em 2023, na 35° Bienal de São Paulo – o EP “Tokunbó”, reunindo cânticos das tradições de matrizes africanas, baseados em versos e orikis da cultura iorubá.

 

Ocupação Cultural Jeholu é o primeiro coletivo de ativismo antirracista a reunir cantores líricos negros na cidade de São Paulo. Fundado por Felipe Brito, enlaça performances cênicas e musicais com ciclos formativos em educação antirracista. Em 2022, com apoio de editais, o coletivo lançou uma websérie documental, “Enítí Lànà – Aquele que Abre o Caminho” – sobre a trajetória do militante do movimento negro Rafael Pinto – e “Awon Ohun Okun, Orun Aiye – Vozes do Céus, do Oceano e da Terra”, uma obra organizada em arranjos e gravações de cânticos das comunidades tradicionais de matrizes africanas recriados em formato coral, com músicos, cantores e instrumentistas negros. Junto ao Hamburger Knabenchor (ALE) (Meninos Cantores de Hamburgo) e à OSUSP, o Jeholu esteve, com coristas e cantores solistas negros, na composição do 4º Festival Sesc de Música de Câmara (2022), com a direção artística e musical do Maestro Luiz de Godoy.

 

Programa:
  • Abertura Exu Ocupação Cultural Jeholu
  • Iya Obogunde Inaicyra Falcão e Ocupação Cultural Jeholu
  • Ajale Inaicyra Falcão
  • Aso dudu Inaicyra Falcão
  • Sarele Inaicyra Falcão e Ocupação Cultural Jeholu
  • Ojo odun Inaicyra Falcão e Ocupação Cultural Jeholu
  • Oba morelê Inaicyra Falcão e Ocupação Cultural Jeholu
  • Acalanto para Yemanjá Ocupação Cultural Jeholu
  • Ijo alé ijô Ocupação Cultural Jeholu
  • Sasare Inaicyra Falcão
  • Opanijé Ocupação Cultural Jeholu
  • Oba karebô Ocupação Cultural Jeholu
Inaycira Falcão. Foto: Sidney Rocharte

 


SERVIÇO

Àwon Ohùn Wa: Nossas Vozes, com Ocupação Cultural Jeholu e Inaycira Falcão
Dia 22/11/2024, sexta-feira, 19h
Sesc Carmo

Rua do Carmo, 147 – Sé – Centro de São Paulo/SP

(11) 3111 7000
Grátis – Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência
Classificação Livre


Sair da versão mobile