Ícone do site Dica de Teatro

Cavalo Marinho, tradição viva e herança cultural em movimento, é destaque no Sesc Consolação

Sesc promove imersão nas raízes do Cavalo Marinho (19/10)

com oficina, bate-papo e lançamento do livro “Mateus de uma vida inteira”, destacando a força poética e performática da cultura popular pernambucana

 

Foto: Divulgação

 

No próximo dia 19 de outubro, o público do Sesc Consolação será convidado a se aprofundar nos saberes do Cavalo Marinho, uma expressão cultural enraizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco e no sul da Paraíba. A programação inclui uma oficina com mestres da tradição, além de um bate-papo e o lançamento do livro “Mateus de uma vida inteira”, uma realização de No Meu Terreiro Tem Arte, com recursos provenientes do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (FUNCULTURA PE), do Governo do Estado de Pernambuco.

 

Na oficina (das 10h30 às 12h30), os participantes terão a oportunidade de vivenciar elementos que compõem o Cavalo Marinho: o toque dos instrumentos, o canto das toadas, a criação de loas (poesias versadas) e a prática dos trupés (passos de dança).

 

O período da tarde, das 15h às 17h, começa com um bate-papo com a presença de Mestre Martelo, autor do livro, acompanhado por Cibele Mateus, Bebel Nepomuceno e outros brincantes da tradição. O lançamento do livro será seguido por demonstrações ao vivo de pequenas cenas do espetáculo “Caminhos”, com destaque para os personagens tradicionais do Cavalo Marinho, como Mateus, interpretado por Mestre Martelo, que, com 88 anos de idade e 69 anos de atuação, trará toda sua experiência ao palco.

 

Encerrando o dia, o público será convidado a participar de uma vivência de trupés, experimentando passos soltos e danças em cordões (dança dos arcos), numa verdadeira celebração da vida e cultura da Zona da Mata pernambucana.

 

 

Sobre o livro:

Mateus de uma Vida Inteira” é um projeto de pesquisa dedicado à figura do Mateus do Cavalo Marinho Pernambucano, com foco na trajetória e obra de Sebastião Pereira de Lima (Mestre Martelo). Aos 88 anos, Mestre Martelo é o Mateus em atividade mais antigo do Brasil. O projeto foi desenvolvido por meio de trabalho de campo realizado por Odília Nunes, Cibele Mateus e Vanessa Rosa, atrizes e pesquisadoras que encontram em Mestre Martelo uma referência de palhaçaria popular e comicidade negra. A pesquisa busca preservar a história, as memórias, as vivências e os conhecimentos desse mestre, considerado um patrimônio vivo da cultura brasileira

 

Ficha Técnica

Autor: Sebastião Pereira de lima (Mestre Martelo)

Organização: Cibele Mateus e Odília Nunes

Colaboração na Organização: Vanessa Rosa

Revisão: Bebel Nepomuceno

Diagramação: Letícia Graciano

Ilustração: Letícia Graciano

Ilustração em Aquarela: Isabel Gomide

Capista: Letícia Graciano

Fotografia: Ana Calline, Claudia Dalla Nora e Diego Pontes

 

 

Sobre Mestre Martelo

Sebastião Pereira de Lima (Mestre Martelo) é um brincador de Mateus, personagem cômico e afrodiaspórico do Cavalo Marinho pernambucano. Ele iniciou sua trajetória aos 19 anos e, atualmente, aos 88, é o Mateus em atividade mais antigo de Pernambuco. Mestre Martelo integra o Cavalo Marinho Estrela de Ouro há 46 anos e, ao longo de sua vida, também brincou como caboclo de maracatu rural por mais de seis décadas.

 

Sua experiência abrange colaborações com o Grupo Grial de Dança, fundado por Ariano Suassuna e Maria Paula Costa Rêgo, além de parcerias com diversos grupos e espaços de formação artística em todo o Brasil. Mestre Martelo é reconhecido não apenas como um símbolo da tradição popular, mas também por sua contribuição inestimável à perpetuação e transmissão desses saberes culturais.

 

 

SERVIÇO

Oficina Cavalo Marinho | Toques e Danças

Dia 19/10, sábado, das 10h30 às 12h30

Local: Sala Delta (7º andar)

Entrada gratuita. Livre para todas as idades.

 

Bate-papo e Lançamento do Livro “Mateus de uma vida inteira”

Dia 19/10, sábado, das 15h às 17h

Local: Convivência

Entrada gratuita. Livre para todas as idades.

 

Sesc Consolação

Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque. São Paulo – SP

Telefone: (11) 3234-3000

Na rede: /sescconsolacao – Site: sescsp.org.br/consolacao

Horário de funcionamento:

Terça a sexta: das 10h às 21h30. Sábados: das 10h às 20h. Domingos e Feriados: das 10h às 18h.

Acessibilidade: a unidade é acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida

 


Sair da versão mobile