Ícone do site Dica de Teatro

Brasil é destaque durante evento audiovisual em Miami

Delegação brasileira é destaque no Content Americas 2025, em Miami

 

Evento que desponta como grande encontro da indústria audiovisual hispanoamericana discutiu tendências e caminhos e apontou um 2025 promissor para o audiovisual brasileiro

 

A terceira edição do Content Americas, realizada em Miami entre 20 e 23 de janeiro de 2025, marcou o início do calendário internacional de eventos da indústria audiovisual no ano. O encontro reuniu cerca de dois mil participantes, mais de 500 buyers e 175 exibidores, que participaram de discussões sobre tendências, desafios e oportunidades no mercado de televisão e streaming.
Esta foi a primeira participação no evento do Brazilian Content, projeto de promoção de exportação realizado pela Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Composta por 16 empresas e 26 representantes — incluindo produtoras independentes, estúdios de animação, distribuidoras, prestadores de serviços de dublagem, legendagem e localização, além de empresas de infraestrutura —, a delegação contou com um espaço exclusivo no evento para reuniões e promoção da imagem do projeto e de suas empresas, além de espaço em mídias especializadas presentes no evento.
Os resultados da participação da delegação integrada por Bactéria Filmes, Boutique Filmes, Cinefilm, Copa Studio, Druzina Content, ETC Filmes, Grifa Filmes, Mixer Films, Moonshot, Oinc Filmes, Panorâmica, Quanta Post, Teleimage, Tempo Filmes e Viu Cine no Content Americas 2025 ainda estão em fase de apuração.
De abril de 2024, quando o BrC inaugurou o novo convênio com a ApexBrasil, até novembro do mesmo ano, as empresas apoiadas pelo programa fecharam mais de US$ 23 milhões em negócios nos seis eventos de mercado atendidos pelo Brazilian Content.
Pitching, prêmio e film commissions
As empresas do Brazilian Content também marcaram presença em dois dos principais momentos do Content Americas, No Copro Pitch, os projetos “Tales of Tomorrow: Prelude to a Revolution” (Bactéria Filmes e Druzina Content) e “The Guardians” (Cinefilm) foram dois dos cinco selecionados entre mais de 60 inscritos para se apresentarem nas sessões de pitching voltadas a séries de ficção para coprodução internacional, recebendo elogios da banca avaliadora, composta por executivos da Happy Accidents, Secuoya Studios e Banijay.
Além da participação no Copro Pitch, o Brasil teve destaque no Rose d’Or Latinos Awards, voltado a reconhecer a excelência da televisão em todo o mundo hispânico. O longa-metragem “Perfekta”, dirigido por João Daniel Tikhomiroff e produzido pela Mixer, conquistou o prêmio de Melhor Conteúdo Infantil, sendo o único título brasileiro premiado nesta edição.
Como parte dos esforços para fortalecer a aproximação do Brasil com outros países ibero-americanos, a BRAVI participou da mesa de trabalho promovida pela Red Iberoamericana de Comisiones Fílmicas y Referentes del Sector Audiovisual. A rede reúne film commissions e entidades setoriais de países como Argentina, Colômbia, Costa Rica, México, Portugal e Uruguai. Os temas incluíram avanços para a consolidação de um Acordo Ibero-Americano de Coprodução entre film commissions, além de estratégias para participação conjunta em eventos de mercado e festivais, bem como iniciativas para capacitação de profissionais do setor.
A BRAVI foi ainda convidada a integrar a rede e somar esforços na construção de caminhos sustentáveis para o setor audiovisual. Recentemente, a associação também se uniu à FIPCA – Federación Iberoamericana de Producción Cinematográfica y Audiovisual, reforçando seu compromisso com a internacionalização do audiovisual brasileiro por meio do Brazilian Content.
“É necessário ampliar o diálogo entre as entidades representativas do setor audiovisual para fortalecer o protagonismo da Ibero-América no mercado global. Atuar em conjunto trará inúmeros benefícios para todo o setor, desde a transferência de conhecimento entre profissionais até a identificação de modelos regulatórios bem-sucedidos em outros países, agilizando negociações e coproduções internacionais”, destaca Mauro Garcia, presidente executivo da BRAVI.
Já no início de fevereiro, uma delegação de nove empresas embarca para o Kidscreen, em San Diego (Califórnia, EUA), principal evento voltado a conteúdos infantis e juvenis de animação e live-action. Já em março, empresas do programa poderão participar do Series Mania, em Lille (França). Para 2025, estão previstos ao todo 12 eventos com apoio do Brazilian Content, além de ações de capacitação, missões empresariais e lançamento de estudos de mercado.
Sobre o Brazilian Content

O Brazilian Content é um programa de incentivo às exportações e promoção do audiovisual brasileiro criado em 2004 pela BRAVI em parceria com a ApexBrasil. O programa tem como objetivo a internacionalização das empresas e do audiovisual brasileiro, incentivando e auxiliando nas agendas de negócios seja em coproduções ou licenciamentos, promovendo a exportação e a atração de investimentos internacionais. Atualmente, mais de 100 empresas participam do programa, que nos últimos dez anos gerou US$ 279 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Content. Interessados em participar do programa entrar em contato através do international@braziliancontent.com ou visitar o site braziliancontent.com.

Sobre a Brasil Audiovisual Independente – BRAVI

A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão e mídias digitais e possui mais de 660 associados em 21 unidades da Federação, nas cinco regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação atua fortemente para o desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro e representa o setor em diversos fóruns de debates públicos e privados. Com uma estrutura profissional e reconhecida representatividade nacional, a BRAVI também participa ativamente das regulamentações do mercado audiovisual, incentivando a produção e novos modelos de negócios, além de oferecer capacitação especializada ao produtor independente. Por meio de relevantes parcerias institucionais, apoia a participação do empresário brasileiro no mercado audiovisual internacional. Saiba mais em bravi.tv.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Saiba mais em apexbrasil.com.br.


Sair da versão mobile