O filme é uma adaptação da obra homônima de 2009 de Hernán Rivera Letelier, que participou ativamente do processo e teve contato com todos do filme, do diretor ao elenco. O escritor revela em uma entrevista para La Tercera (aqui) que estava descrente no início do processo de A CONTADORA DE FILMES porque “todos os anos (produtores) mostravam interesse e compravam os direitos do livro. Mas todos os filmes feitos a partir das minhas obras tiveram problemas, eu já estava acostumado”.
Porém, na mesma entrevista, ao contrário do que ele esperava que sairia, Letelier revela o que realmente sentiu ao ver mais uma de sua obra sendo adaptada ao cinema: “eu comparo com Cinema Paradiso. Os dois longas são uma homenagem ao cinema. O primeiro me encantou muito e este encantou igualmente!”
A CONTADORA DE FILMES conta a história de María Margarita, uma menina que encanta os moradores de uma pequena cidade no deserto do Atacama, no Chile, com seu talento para contar histórias. Caçula de quatro irmãos, o momento mais esperado por sua família é a ida ao cinema aos domingos. Mas quando seu pai sofre um acidente e a renda familiar diminui, apenas um filho pode continuar a frequentar o cinema. María, escolhida para assistir e narrar os filmes, revela um dom extraordinário, transformando sua vida e a de todos ao seu redor com sua sua maneira de contar histórias.
O roteiro do filme é assinado pelo brasileiro Walter Salles ao lado de Rafa Russo e Isabel Coixet. Além disso, A CONTADORA DE FILMES é estrelado por Antonio de La Torre, Sara Becker, Berénice Bejo e Daniel Bruhl.
O filme estreia nos cinemas em 28 de novembro, com distribuição da Diamond Films, a maior distribuidora independente da América Latina. |