‘A PERFECT LOVE STORY’ ABORDA O PAPEL DO AMOR E DO CINEMA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO |
Primeiro longa da cineasta Emina Kujundžić estreia nas plataformas digitais em 09 de dezembro |
|
|
A PERFECT LOVE STORY começa com o breve encontro entre uma jovem cineasta (Sadžida Tulić) e um produtor (Srđan Vuletić), que questiona o roteiro que ela pretende filmar e faz comentários misóginos sobre o futuro projeto. A partir daí, o longa se torna a aventura dessa jovem diretora tentando fazer seu primeiro filme. A PERFECT LOVE STORY (WHERE NOTHING GOES WRONG OR DOES IT?) estreia nas plataformas digitais brasileiras em 09 de dezembro.
O filme, que passou pelo Festival de Sarajevo, é dirigido pela cineasta Emina Kujundzic, cuja experiência com direção de arte e figurino vão ao encontro da trajetória de sua personagem, e, não por acaso, os comentários do produtor devem ter sido ouvidos inúmeras vezes pela própria Kujundzic. O elenco é formado por Enisa Njemčević e Victor Bessière, artista francês, que tem uma forte ligação com o Brasil, país em que morou por 4 anos.
O filme-dentro-do-filme que a personagem está fazendo é uma história de amor entre uma jovem de Sarajevo (Enisa Njemčević) e seu namorado francês (Victor Bessière), com quem, aparentemente, vive uma relação saudável. Numa noite, decidem ir para o litoral, atravessando a Bósnia Herzegovina. No rádio, as notícias são do roubo a um banco.
Ela é uma artista e feminista bósnia, ele um fotojornalista francês. Juntos, compartilham a realidade cinzenta do inverno da Bósnia. Um dia, ao amanhecer, sob o céu de Sarajevo coberto de poluição, eles deixam a cidade em seu carro antigo, após terem roubado um banco. Sua aventura está prestes a começar, mas conforme eles seguem para o litoral, seu amor resistirá aos desafios deste paraíso na Terra?
Embora nascida no Cairo, Kujundzic viveu a maior parte da vida na Bósnia e Herzegovina e comenta que pretende levantar questões simultâneas, mas universais com o seu filme de estreia. “O amor pode sobreviver a mensagens pós-modernas e idiossincráticas, seguidas por uma evolução emocional analítica e filosófica? Como alguém pode estar contente enquanto está ciente e informado? Como ganhar e manter o reconhecimento e a aprovação do outro? Alguém pode sobreviver à realidade contemporânea da Bósnia e Herzegovina evitando lidar com seu passado; como salvar o dia, mas planejar o futuro e, mais importante, como amar e ser amado?”
Enquanto A PERFECT LOVE STORY avança, a metanarrativa volta à cena com a entrada de duas profissionais da equipe de filmagem (Lana Ball e Emma Jaay), mais interessadas na reação do público do que no filme que está sendo feito. E, assim, Kujundzic questiona não só as diferenças sociais, étnicas, culturais, mas, também, o papel do cinema no mundo contemporâneo.
“Esse mundo onde o filme se passa não é completamente desprovido de beleza como mostrado na fotografia de Almir Đikoli, que destaca as pequenas maravilhas da vida de forma natural, e na trilha sonora inspirada e eclética de Sloven Anzulović. O elenco de atores pouco conhecidos, a maioria não profissionais, também se encaixa perfeitamente, tornando este um experimento honesto de produção cinematográfica”, escreveu Marko Stojiljković, no site CineEuropa.
O filme é uma produção independente feita por crowdfunding, e doações privadas originadas na Bósnia e Herzegovina e também na Croácia.
A PERFECT LOVE STORY será lançado no Brasil para locação nas plataformas digitais: iTunes/Apple TV, Google, YouTube e Amazon Prime. |
|
Sinopse Na cinzenta cidade de Sarajevo, um jornalista francês exilado e uma jovem aspirante a artista dão seus primeiros passos em uma existência marginal. Eles deixam a cidade com os bolsos cheios de dinheiro de um assalto a banco e procuram no interior da Bósnia ou no mar da Croácia a chave para a independência e uma vida criativa, sem saber se terão sucesso, se perderão tudo, se ficarão juntos, se separarão… |
Ficha Técnica Direção: Emina Kujundzic Roteiro: Emina Kujundzic, Danijela Dugandzic, Borisa Mraovic Produção: Emina Kujundzic, Amira Lekic Elenco: Enisa Njemčević, Victor Bessière, Kanita Alic, Adam Ball, Lana Ball, Amina Dizdarevic, Lamija Djapo, Almir Djikoli, Jasmina Djikoli, Danijela Dugandzic Direção de Fotografia: Almir Djikoli Desenho de Produção: Lana Ball Trilha Sonora: Sloven Anzulovic Montagem: Emina Kujundzic Gênero: drama País: Bósnia e Herzegovina Ano: 2021 Duração: 80 min. |
Sobre Emina Kujundžić Nascida em 1980 no Cairo, ela se formou em pintura pela Academia de Belas Artes de Sarajevo. Em 2003, começou a trabalhar para o laboratório multimídia pro.ba em Sarajevo como figurinista e cenógrafa nos filmes “My Aunt in Sarajevo” de Goran Kapetanović, “Nothing but the Wind” de Timur Makarević, “A Good Day’s Work” de Martin Turk, “A Ballad” de Aida Begić. Em 2021, dirigiu, editou e produziu seu primeiro longa-metragem, A PERFECT LOVE STORY. |
Sobre Victor Bessière Victor Bessière é um artista francês, ator, músico, estudante de Literatura na Sorbonne e formado no Cours Cochet em Paris. Ele tem uma ligação forte com o Brasil, onde morou por muitos anos. Se apaixonou pela Bossa Nova e criou algumas versões francesas de clássicos brasileiros. O filme ‘A Perfect Love Story’ (Where Nothing Goes Wrong, or Does It ?), no qual ele atua em um dos papéis principais, estreia no Brasil em plataformas digitais no dia 09 de dezembro. |