Ícone do site Dica de Teatro

“A Batalha da Rua Maria Antônia”: filme de Vera Egito é exibido gratuitamente na Cinemateca Brasileira, dia 6/9

Sessão do longa vencedor do Festival do Rio 2023 terá acessibilidade em Libras, audiodescrição e legendas descritivas

 

Créditos: Manoela Estellita

 

O filme “A Batalha da Rua Maria Antônia”, produzido pela Paranoïd e Globo Filmes, será exibido na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, nesta sexta-feira, 6 de setembro, às 18h30. A sessão acontece na área externa da Cinemateca, com acessibilidade em Libras, audiodescrição e legendas descritivas. A entrada é gratuita e sujeita à lotação.
Em 21 planos sequência, o filme retrata o confronto entre professores e estudantes do Movimento Estudantil de Esquerda, na Faculdade de Filosofia da USP, e os integrantes do Comando de Caça aos Comunistas da Universidade Mackenzie. O longa acompanha as intensas 24 horas de explosões, gritos e ataques sofridos pelos estudantes da USP, que montaram uma vigília para garantir a votação no pleito do movimento estudantil durante a ditadura militar.

 

Confira aqui o trailer

“A Batalha da Rua Maria Antônia” venceu o Troféu Redentor de Melhor Filme de Ficção no Festival do Rio 2023, o Prêmio Fundos na Semana Internacional de Cine de Valladolid 2023, o Prêmio Especial do Júri no Panorama Coisa de Cinema de Salvador 2023 e o Prêmio de Júri de melhor ficção no Festival de Atlanta 2024. A obra também já foi exibida em diversos festivais na Europa, América e Ásia.
Sinopse

Outubro de 1968. Durante a ditadura brasileira, estudantes e professores do Movimento Estudantil de Esquerda enfrentam ataques do Comando de Caça Comunista vindos do outro lado da rua, numa noite crucial conhecida como A Batalha dos Estudantes.

 

Sobre a Paranoid

A Paranoïd é uma produtora audiovisual independente brasileira conhecida por audaciosos projetos de cinema, TV, streaming e publicidade. A Paranoïd se dedica à entrega de conteúdo criativo e de alta qualidade de imagem, atuando em todas as etapas, desde a criação ao lançamento, de séries e longas, ficcionais e não ficcionais, com as principais plataformas, programadores, canais, distribuidoras e colaboradores do mercado audiovisual.

Entre as obras dos últimos anos, destacam-se as séries DNA DO CRIME (2023), para Netflix, que alcançou top 10 em mais de 70 países na semana de lançamento, e tem segunda temporada confirmada; ARCANJO RENEGADO, 2º temporada (2022), O JOGO QUE MUDOU A HISTÓRIA, ambos para a Globoplay; os longas GRANDE SERTÃO, atualmente nos cinemas e ganhador do prêmio de melhor direção Tallinn Black Nights; o longa A BATALHA DA RUA MARIA ANTÔNIA, premiado como melhor filme no Festival do Rio de 2023, em breve nos cinemas; e o longa QUANDO FALTA O AR, vencedor do 27º Festival É Tudo Verdade. A Paranoïd está atualmente em preparação para a série TREMEMBÉ, com a Amazon, em pós-produção da série MARIA E O CANGAÇO, com a Disney, e VERONIKA para a Globoplay.


Sair da versão mobile