Emprego e educação são principais vantagens de morar na cidade de São Paulo, apontam 70% dos entrevistados
São Paulo, janeiro de 2024 – Depois do emprego e estudo (70%), as principais vantagens de morar na capital paulista são locomoção (62%) e infraestrutura de serviços (57%), segundo os respondentes do estudo ‘Morar na cidade de São Paulo’, encomendado à MindMiners pelo Grupo OLX, a fim de identificar as dores e delícias de viver na cidade que completou 470 anos nesta semana. Já a maior desvantagem apontada pelos respondentes foi segurança (37%), seguida por custo de vida (22%). A pesquisa ouviu 250 moradores do município, sendo 75% nascidos na cidade de São Paulo e 25% vindos de outras localidades.
|
|
“Como um grupo que reúne ZAP, Viva Real e OLX Imóveis, a experiência de morar na cidade nos interessa muito. Por meio dos milhões de anúncios imobiliários que temos nos nossos portais, conseguimos entender a dinâmica de crescimento da cidade, mas é fundamental analisar também os desejos de quem busca, nessa cidade plural e pulsante, um espaço para chamar de seu. São muitas cidades dentro de uma só, o que proporciona vivências completamente distintas para cada morador, e é fundamental entender isso para contribuir na jornada da busca por um lar”, pontua Marcelo Dadian, VP de Novos Negócios e Incorporadoras do Grupo OLX.
A pesquisa revelou que, entre vantagens e desvantagens de morar na cidade, a maioria dos respondentes considera a experiência positiva, sendo boa para 42% e ótima para 20%.
|
Moradia
Ainda que satisfeitos com a cidade de modo geral, uma parte significativa dos respondentes revelaram que gostariam de mudar do bairro que moram hoje. Entre os nascidos na cidade, esse percentual foi de 48% e entre os não locais foi de 40%. Eles apontam ‘segurança’ como principal motivo desse desejo; seguido por ‘morar mais perto de áreas verdes’, atrativo que ganhou força especialmente após a pandemia; e ‘morar mais próximo do trabalho’, o que faz bastante sentido já que a cidade é um polo de emprego e parte relevante das atividades retornou ao presencial.
|
Pontos turísticos
Com tantas opções de lazer e cultura, os moradores nem sempre conhecem os pontos turísticos mais famosos da cidade. A pesquisa mostrou ainda que 15% dos paulistanos e 24% dos residentes não locais não conhecem a Catedral da Sé. Outro dado curioso é que o número de paulistanos que nunca visitaram o Mercado Municipal, também na região central, é maior entre os nascidos na cidade (20%) do que entre os não locais (13%).
Metodologia
O estudo foi encomendado pelo Grupo OLX e realizado por meio da plataforma de human analytics da MindMiners, entre os dias 03 e 09 de janeiro de 2024. Todas as respostas foram coletadas por meio do painel de respondentes proprietário também da MindMiners, o MeSeems, e totalizou uma amostra de 250 pessoas residentes na cidade de São Paulo, nascidas ou não na capital, sendo de diferentes idades e classes sociais. O nível de confiança do estudo é de 95% e a margem de erro fica em torno de 5%.
Sobre o Grupo OLX
No Brasil desde 2010, o Grupo OLX tem como missão capacitar as pessoas para que alcancem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. Por meio da plataforma OLX, a empresa é referência na compra e venda de carros e bens de consumo por todo território nacional. Com a aquisição do Grupo ZAP em 2020, a companhia assumiu a liderança do segmento imobiliário com os portais ZAP, Viva Real e OLX Imóveis.
Os acionistas do Grupo OLX são os principais conglomerados globais de investimento em mídia e marketplaces: Prosus NV (50%), listada na bolsa de valores de Amsterdã, e Adevinta ASA (50%), listada na bolsa de valores da Noruega.