Procura de brasileiros por cursos sobre o ritmo sul-coreano cresce a cada ano
Estabelecido há 10 anos no país, na cidade de São Paulo, o Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB) é um dos lugares mais fáceis de se notar o crescimento do interesse do público brasileiro pelo K-Pop, ritmo musical sul-coreano que vem conquistando cada vez mais fãs pelo mundo. De acordo com a instituição, o número de pessoas à procura dos cursos de dança de K-Pop aumenta significativamente a cada ano. Em 2023, foram mais de 100 alunos inscritos.
“Além da oportunidade de aprender as coreografias, os alunos também têm a possibilidade de se apresentar em eventos promovidos pelo CCCB, como o Festival da Cultura Coreana, Festival de K-Pop e do próprio Festival de Alunos”, diz o diretor Kim Cheul Hong. Ele acrescenta que o curso também é considerado um hobby saudável, que permite aos participantes melhor desenvolvimento da autoconfiança e da autoestima.
Com a grande demanda, o CCCB estuda aumentar o número de vagas para os próximos cursos. Para 2024, o diretor adianta que o prazo de inscrição para novas turmas deve ser realizado já em janeiro, com início das aulas para fevereiro. “Queremos que mais e mais pessoas possam sentir a experiência do K-Pop Academy”, diz o diretor.
O CCCB fica na Avenida Paulista, em frente à estação de metrô Brigadeiro e os cursos oferecidos pela instituição são totalmente gratuitos. Para mais informações, acesse o site do CCCB: Centro Cultural Coreano no Brasil (korean-culture܂org)
Números do K-Pop:
– De acordo com a Federação Internacional da Indústria Fonográfica, dos 10 álbuns mais vendidos no mundo em 2022, oito são de K-Pop;
– No Brasil, a procura por playlists de K-Pop no serviço de streaming do Spotify cresceu 36% em 2022;
– Na mesma plataforma, desde 2018 o crescimento global é de 230%, com quase 8 bilhões de streams por mês em todo mundo;
– O BTS, grupo de maior sucesso do K-Pop, gerou cerca de US$ 3,6 bilhões à economia da Coreia do Sul com suas apresentações, produtos e lançamentos até 2022.