A SLAPFestas, que dispõe uma plataforma para auxiliar a gestão das empresas deste ramo, observa um crescimento com seus clientes
Um dos setores que mais foi afetado com a pandemia foi o de eventos. Com todas as restrições de isolamento e distanciamento social, ficou impossível realizar esses serviços para a população. Porém o ritmo está voltando para esse mercado, uma vez que a vacinação no Brasil evolui a cada dia. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 130 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose da vacina, e mais de 60 milhões estão completamente imunizados.
Com essa evolução da vacinação e o mercado de eventos aquecendo, os negócios do ramo já estão planejando a volta dos clientes. É o caso da SLAPFestas , plataforma de gestão do setor de decoração e locação, que oferta seu software para auxiliar as demandas de seus clientes. Com as pessoas voltando a se reunir, e as festas retornando como antes, a empresa já orquestra como atender e auxiliar os empreendimentos de locação com essa demanda.
“A maior parte dos setores já estão retomando a normalidade, e com o aval e seguindo os protocolos impostos pelos órgãos sanitários, o de evento vai retomando aos poucos. Agora mais que nunca será preciso gerir bem os processos de retomada, como a organização de agenda e equipamentos alocados, para evitar conflito e desapontamento dos clientes”, comenta Matheus Leão, CEO da SLAPFestas.
Até então o setor estava se virando como podia, e de acordo com os protocolos de segurança e distanciamento social estabelecidos, mas o momento atual já faz as empresas aguardar dias melhores. De acordo com os números registrados pela SLAPFestas, em comparação do período de janeiro a agosto de 2020, com o de 2021, seus clientes reportaram um aumento de mais de 26% em locações para eventos. Já com o faturamento o crescimento passou de 42%. Restando apenas 4 meses para acabar o ano, e com altas expectativas para as festas de fim de ano, a tendência é crescer ainda mais.
“Estamos vendo já o retorno de shows, torcida nos estádios, festas e entre outros eventos abertos ao público. É de se esperar essa alta demanda no setor, as pessoas ficaram muito tempo em casa, deixaram de comemorar seus aniversários, sair com família e amigos. Agora que estão se sentindo seguras, podem recuperar o tempo perdido”, ressalta Matheus Leão.
O estado de São Paulo já está se movimentando para aquecer novamente esse setor, que representa cerca de 13% do PIB do Brasil. O segundo semestre receberá eventos como o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, a Campus Party, a CCXP, e também alguns shows no Allianz Parque. Caso os eventos tenham uma boa performance, os produtores e empresas do ramo podem esperar dias melhores.