ESTREIA: dia 06 de novembro (4ªf), às 20h
ONDE: Sede da Cia dos Atores – Rua Manuel Carneiro, 12 – Lapa / RJ
HORÁRIOS: sempre às 4ªf, às 20h / INGRESSOS: R$50 e R$25 (meia) / HORÁRIO BILHETERIA: 1h antes do espetáculo / VENDAS ONLINE: www.sympla.com.br / CAPACIDADE: 68 espectadores / DURAÇÃO: 80 minutos / GÊNERO: realismo fantástico / CLASSIFICAÇÃO indicativa: 12 anos / TEMPORADA: até 04 de dezembro
No dia de 06 de novembro a atriz Yasmin Gomlevsky (peça “Um Tartufo” e novela “Bonsucesso”, entre outros) estreia no teatro em tripla função – como autora, diretora (em parceria com a paulistana Renata Imbriani) e atriz da peça “Deus Pelo Avesso”. Valeria Alencar e Vitor Thiré, assistentes de direção, formam com Yasmin e Renata o grupo É Coletivo, reunião de artistas multilinguagem – atores, professores, escritores, produtores, cantores e bailarinos – que realizam peças teatrais e oficinas de artes por todo o Brasil.
O novo trabalho nasce da inquietação pessoal de Yasmin Gomlevsky, que se fez uma autoprovocação – agora compartilhada com o público: “a vida está passando ao longe, sem sequer ser tocada pelos seus dedos. É isso que você quer? Ir embora assim?”.
As perguntas deram origem à personagem Laika – uma brincadeira com a cachorrinha Laika, primeiro ser vivo a orbitar a Terra, em 1957, e também com a própria existência, que nos coloca “lá e cá” (Laika), em altos e baixos.
Como uma peregrina, Laika abandona sua zona de conforto e ganha o mundo, revisitando suas memórias, perdas, mergulhando na solidão e experimentando desde o sentimento de incapacidade até a descoberta do autoamor e da iluminação espiritual.
O espetáculo é um convite ao espectador para um mergulho na própria história e um reexame das próprias escolhas e visão de mundo.
“O que me motivou a escrever ‘Deus Pelo Avesso’ foi uma vontade muito grande de provocar as pessoas a refletirem sobre si mesmas: a forma com que levam a própria vida, encaram sua existência, suas relações e outras questões íntimas como solidão, vazio, intuição, espiritualidade, plenitude, amor, humor, escolhas. A peça transita entre todas essas searas. Eu espero que, de alguma maneira, o espectador saia do teatro um pouco mais amigo de si mesmo. Mais a fim de olhar a vida com o frescor de quem acabou de chegar e está curioso pra experimentar de tudo.”, explica a autora, atriz e diretora.
Ao dirigir a peça, que traz ainda outros 25 atores em cena, Yasmin se viu diante da necessidade de um olhar externo, e convidou a paulistana Renata Imbriani para a empreitada: “Espero que as pessoas sejam atravessadas pelo espetáculo que, para mim, é um suspiro de arte sensorial, é sobre sentir em tempos sombrios de medo do amor, é um mergulho em busca de respostas não óbvias para perguntas que pululam nessa irrequieta sensação de ser. Um ‘anti-solo’ voraz e doce ao mesmo tempo. ‘Deus pelo avesso’ é, e basta.”
SINOPSE
Ao se ver consumida pelo desejo de fama e reconhecimento, a influenciadora digital Laika resolve largar tudo que tem para se tornar andarilha. Durante a peregrinação, ela descobre sua espiritualidade e levanta questionamentos acerca da existência, compartilhando suas angústias, reflexões e conhecimento com uma massa de seres animados e inanimados que a acompanha.
26 EM CENA
Os 25 atores que acompanham Yasmin Gomlevsky em cena participaram de um processo criativo oferecido pelo grupo, que abriu inscrições e recebeu a todos de forma não seletiva, ou seja, todos os inscritos – atores com diferentes trajetórias e tempo de carreira – fazem hoje parte do espetáculo formando um grande corpo rico em sua diversidade que, em movimento contínuo, é elenco e até mesmo o próprio cenário.
CAOSFERA
A peça “Deus pelo Avesso” possui o selo da Caosfera, um movimento de profissionais de variadas áreas, como arte, ciência, tecnologia e educação – que trabalham de forma integrada, ressignificando o conceito de Caos como expressão da inteligência humana e manifesto de uma nova consciência.
A CEO da Caosfera, Vanessa Oliveira, pioneira e autora dos “fundamentos caóticos”, junta as pontas, formando uma rede de produtos, serviços e experiências no mercado, criados a partir deste grande corpo criativo, visando a uma sociedade conectada em múltiplos tempos e espaços.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Yasmin Gomlevsky
Direção: Renata Imbriani e Yasmin Gomlevsky
Assistência de Direção: Valéria Alencar e Vitor Thiré
Elenco: Yasmin Gomlevsky, Amanda Palma, Ana Chagas, Ana Lúcia Lima, Ana Niquini, Antonio Pedro Eifler, Bárbara Guerra, Bianca Cavalleiro, Bruna Lugatti, Bruno Mello, Dan Melo, Danilo Santana, Gabi Soledade, Isadora Gondim, Ivan Santiago, Laura Rios, Luara Teles, Maria Clara de Pina, Nayara Rezende, Paula Lânziani, Pedro Gomlevsky, Renata Ravani, Sandro Barçal, Sol de Assis, Tami Yve, Walmy Kauling
Cocriação Executiva: Vanessa de Oliveira
Iluminação: Yasmim Lira
Figurino: Gisele Carvalho
Trilha Sonora: Guilherme Borges e Vitor Thiré
Operação de Luz: Yasmim Lira
Operação de Som: Vitor Thiré
Produção de Conteúdo Digital: Sandro Barçal
Realização: É Coletivo e Caosfera
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação
YASMIN GOMLEVSKY – atriz, autora e codiretora
Yasmin Gomlevsky é atriz, cantora, escritora e taróloga. Com 16 anos de carreira, integrou o elenco de 12 espetáculos teatrais, tendo sido indicada como Melhor Atriz ao Prêmio Botequim Cultural pela peça “Um Tartufo” e ao Prêmio Qualidade Brasil pela peça “O Diário de Anne Frank”, em ambas nos papéis-título. Esteve em 4 musicais de sucesso, como “Los Hermanos – Musical Pré Fabricado e Beijo no Asfalto – O Musical”, que lhe rendeu o Prêmio Botequim Cultural de Melhor Atriz Coadjuvante no papel de Dália; ainda foi Bebel Gilberto em “Cazuza – O Musical” e coprotagonizou “Rock In Rio – O Musical”. Foi parte da Cia Teatro de Afeto, integrando o elenco espetáculo “Pineal – Ritual Cênico”, e da Cia Teatro Esplendor, na qual além de “Um Tartufo” atuou e preparou vocalmente o elenco de “Uma Revolução dos Bichos”. Esteve no elenco de mais de seis novelas, como “Bom Sucesso” e “Malhação – Sonhos” na Rede Globo, e de séries como “Conselho Tutelar”, “Liberdade, Liberdade” e “Amor Veríssimo”. Lançou o EP autoral “Jazz Na 3D”, com seis faixas, em que também roteirizou e dirigiu os respectivos clipes. Escreveu as peças “Fogo Frio” (adaptação de seu próprio livro homônimo) e “Deus Pelo Avesso”, que encena agora, além de protagonizar e codirigir.
RENATA IMBRIANI – codiretora
Atriz com mais de 30 anos de carreira, atuou em novelas da TV Globo como “Aquele Beijo”, “Guerra dos Sexos”, “Malhação”, “Alto Astral”, “Babilônia”, “Verão 90”, “Além da Ilusão” e mais recentemente em “Terra e Paixão”, e em programas como “Turma do Didi”, “Toma Lá Dá Cá”, “Pé na Cova”, entre outros. Atuou na série londrina “Detetives da História”, do History Channel, como apresentadora e repórter de campo por 5 anos, sendo a primeira apresentadora sul-americana da franquia. Trabalhou com diretores renomados no teatro e também no cinema como Antunes Filho, Vladmir Capella, Cininha de Paula, Daniel Filho, Jorge Fernando, Luiz Henrique Rios, Tande Bressane. Produtora da Cia de Jean, trabalha atualmente como produtora executiva de seus projetos, além de atriz e jornalista. |