Ícone do site Dica de Teatro

Vozes Trans e Travestis Unidas: Apoie a Inclusão na Cultura Pernambucana

a comunidade trans e travesti de Pernambuco está unida para exigir mais inclusão e respeito nas políticas culturais do estado. Assine a petição para garantir que a SECULT-PE ouça essas vozes e promova uma cultura mais diversa e representativa. Seu apoio é essencial!

 

CARTA ABERTA DE PESSOAS TRANS E TRAVESTIS PARA A SECULT/PE
211 pessoas assinaram a petição de Fefa Lins. Ajude a chegar em 500!
Assine agora com um único clique

As políticas afirmativas, no campo da cultura, têm sido inestimáveis para subsidiar artistas trans e travestis. Porém, a Secretaria de Cultura de Pernambuco já foi questionada, no interior do Conselho Estadual LGBTQIAPN+, sobre a distribuição percentual das cotas de gênero em seus editais. Como se justifica a diferença abismal nas reservas de vagas destinadas entre mulheres (20%) e homens trans (5%)?

Lamentamos a insistência em desconsiderar os dados apresentados pelo Tela Trans, o arquivo do cinema trans nacional, e pela APTA (Associação de Profissionais Trans do Audiovisual). Exigimos, além do início imediato de diálogo com artistas travestis e trans, a revisão desses percentuais, a fim de correspondê-los às pesquisas conhecidas e aos anseios da comunidade.

Os homens trans, pessoas transmasculinas e não-bináries qualificam a produção cultural brasileira e não devem ser penalizados por viverem o seu gênero publicamente. Perder de 5% a 15% de pontuação afirmativa ao transacionar reitera a invisibilidade desses corpos, bem como o total desconhecimento sobre a realidade da nossa comunidade. No mais, a falta de transparência na distribuição de políticas afirmativas constitui obstruções alarmantes no caminho da reparação que almejamos.

Por isso, convocamos organizações da sociedade civil, travestis, pessoas trans e apoiadores cis que trabalham com cultura em Pernambuco a compartilhar e subscrever esta carta aberta. Estar no centro de processos de decisão dos quais somos sistematicamente excluídes, embora particularmente impactades, é já um lema inflexível, inegociável e vivo: nada sobre nós sem nós.

 

Assine agora com um único clique
Visite a página do abaixo-assinado

Sair da versão mobile