Agenda da colônia de férias inclui atividades esportivas inéditas e visita especial ao Pavilhão Japonês, oferecendo experiências educativas e divertidas para as crianças
|
(Imagem: crianças no Parque Ibirapuera | Divulgação Urbia Parques)
Depois do sucesso do primeiro Quintal de Férias do Parque Ibirapuera, realizado pela Urbia em julho de 2024, a concessionária retorna em janeiro com a 2ª edição do evento, destinado às famílias que estão em busca de opções de lazer e entretenimento para crianças, principalmente, que passarão as férias na cidade. Este ano, a agenda acontecerá entre os dias 13 e 17 de janeiro e está ainda mais imperdível para os pequenos. A grande novidade da vez é que agora a criançada também poderá se aventurar em atividades esportivas, terão a oportunidade de visitar o Pavilhão Japonês e participarão de oficina de desenhos de mangá, além de desfrutar de toda a programação com as temáticas educação ambiental, astronomia no Planetário e musicalização na Escola de Música do Parque Ibirapuera.
O cronograma será oferecido em dois turnos: no período da manhã, das 9h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h. Assim, o programa contempla cinco manhãs ou cinco tardes, não sendo possível adquirir o dia avulso. Durante a programação, que foi idealizada para estimular a curiosidade, o aprendizado e o diversão, os participantes poderão se aventurar em circuitos ambientais, oficinas de foguetes, práticas esportivas, musicalização e aproveitar os momentos de piquenique. Vale ressaltar que o Quintal não se limita apenas à recreação: trata-se de uma colônia de férias com temáticas educacionais muito especiais oportunizadas pelo parque mais amado de São Paulo. As atividades estimulam o raciocínio lógico, trabalho em equipe, a criatividade, oportunizam a ampliação dos conhecimentos ambientais, fortalecimento da conexão com a natureza e o fortalecimento de sentimentos de pertença.
Veja a programação completa da colônia de férias do Parque Ibirapuera a seguir:
Dia 1 – Educação ambiental
A primeira atividade será dedicada à conexão das crianças com a natureza, por meio do acervo botânico que compõe as alamedas e bosques do Parque Ibirapuera e parte de sua fauna. Com brincadeiras sensoriais, os participantes serão convidados a investigarem o ambiente, estimulando seus sentidos e promovendo um vínculo mais profundo com os elementos da natureza. Durante a ação, os pequenos também realizarão uma coleta de elementos naturais, como sementes, folhas e flores, que serão utilizados em uma oficina mão na massa “Retrato da Natureza”, em que irão organizar e classificar o material coletado e aprender mais sobre a biodiversidade.
Dia 2 – Astronomia
No segundo dia, as crianças terão a oportunidade de investigar o universo da astronomia. Após uma linda sessão na sala de projeção de estrelas no planetário, as crianças participarão da construção e do lançamento de foguetes de garrafa PET, um exercício que une diversão e aprendizado. Entre os temas que serão abordados estão conceitos básicos de física, como pressão e propulsão, e até conhecerem sobre a Terceira Lei de Newton. Ao trabalharem em equipe para montar e lançar seus foguetes, os participantes serão incentivados a desenvolver habilidades de cooperação e criatividade, enquanto se divertem com essa atividade prática e científica.
Dia 3 – Musicalização
Na quarta-feira, o foco será a musicalização. Os pequenos irão investigar a escala musical por meio de exercícios de movimentação, acompanhados de uma investigação sonora no Auditório Ibirapuera. Utilizando materiais naturais coletados no próprio parque como pedras, paus e folhas, elas criarão seus próprios instrumentos musicais. Após a coleta, o grupo participará de uma socialização conduzidos pelos professores de música, em que cada participantes apresentará seu instrumento. O dia será encerrado com uma apresentação, uma performance musical para lá de especial
Dia 4 – Esportes
O quarto dia será dedicado à prática de esportes, com atividades de introdução ao tênis e ao basquete. As crianças aprenderão os fundamentos dessas modalidades esportivas, como os movimentos básicos e as regras do jogo. Além de desenvolverem suas habilidades físicas, os participantes terão a oportunidade de trabalhar em equipe e praticar a cooperação, elementos essenciais para o bom desempenho em modalidades coletivas.
Dia 5 – Cultura japonesa
Para encerrar a programação, o último dia será voltado para a imersão na cultura japonesa. Por meio de uma visita guiada ao Pavilhão Japonês, as crianças conhecerão a arquitetura do local, o lago de carpas, o palácio e o meliponário, área dedicada à criação e preservação de abelhas sem ferrão. Para completar a experiência, participarão de uma oficina de desenhos de Mangá.
As crianças devem trazer seu próprio lanchinho e a Urbia oferecerá água de coco durante os momentos de piquenique. Vale ressaltar que, para garantir total comodidade dos responsáveis e controle dos participantes, além de educadores estarem presentes durante toda a programação, o time de segurança do Ibirapuera fará o monitoramento das atividades e nos deslocamentos. Os pequenos também serão identificados por crachás e coletes. O ponto de encontro para a chegada e saída das crianças será na Escola de Música, localizada dentro do Auditório Ibirapuera, próximo ao Portão 2.
As vagas são limitadas, destinadas a crianças com idades de 6 a 9 anos, e as inscrições devem ser realizada pelo Urbiapass, no valor de R$ 400, com possibilidade de parcelamento em até 4 vezes sem juros. Pais ou responsáveis, que adquirirem o pacote para irmãos, recebem 10% de desconto. As inscrições se encerram em breve. Em caso de dúvidas, basta acionar o Fale Conosco da Urbia pelo número de telefone (11) 3889-6100.
Sobre a Urbia
Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação – as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceria com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.
Para mais informações, acesse: Site | Instagram | Facebook | Linkedin