Com 10 horas de carga horária, as três aulas oferecerão conhecimentos teóricos e atividades práticas, que oportunizarão a aplicação dos conteúdos nas áreas educacional, ambiental e de lazer
|
(Imagem: pica-pau-de-cabeça-amarela no Parque Ibirapuera | Divulgação: Urbia Parques)
Uma curiosidade que nem todos sabem é que o Brasil conta com mais de 1.800 espécies de aves, posicionando-se entre os três países com a maior variedade avifaunística do mundo. E quem mora em São Paulo, ou está apenas passando uns dias pela cidade, tem o privilégio de contemplar a extensa biodiversidade que habita o Parque Ibirapuera, lar de cerca de 200 espécies diferentes de pássaros, incluindo sabiás, joões-de-barro, pica-paus, canários-da-terra, pintassilgos, papagaios, maracanãs e periquitos. Agora, para quem busca conhecer e valorizar parte dessa riqueza natural, que habita e migra pelo coração verde da capital paulista e outros biomas brasileiros, a Urbia, gestora do Parque, acaba de anunciar o lançamento de seu primeiro Curso de Introdução à Observação de Aves.
O curso contempla carga horária de 10 horas, as aulas oferecerão conhecimentos teóricos e práticos sobre a observação de aves, origem e evolução das aves, identificação de espécies, características comportamentais, quando e onde passarinhar, ecologia e conservação. O curso será ministrado pelo parceiro e professor Pedro Cristales, biólogo formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Ciências pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo que possui profundo conhecimento sobre a avifauna do Parque Ibirapuera, São Paulo e do Brasil Os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas essenciais para a observação efetiva de aves e como aplicar esse conhecimento em contextos profissionais sejam eles educacionais e ambientais ou lazer.
Haverá duas aulas teóricas e uma prática. O primeiro módulo apresentará aos participantes os conceitos sobre a origem e evolução das aves, suas características, principais grupos e a importância quanto às atividades de observação dos pássaros. O segundo ensina sobre comportamento, vocalização, onde e quando passarinhar, dicas de boas práticas e equipamentos para a observação. Para finalizar, as alunas e os alunos vão à campo e aplicam os conhecimentos adquiridos em situações reais de observação.
As aulas acontecerão aos sábados nos dias 23 e 30 de novembro, das 9h às 12h15, no Centro de Visitantes, e no dia 7 de dezembro, das 7h30 às 11h45, também no Parque. Com vagas limitadas, as inscrições estão abertas pelo Urbiapass e são destinadas a maiores de 18 anos, incluindo biólogos, ambientalistas, técnicos, graduandos da área de Ciências e professores do Ensino Fundamental e Médio. O investimento é de R$ 150,00 e os participantes que completarem os o curso receberão um Certificado de Participação e Conclusão, atestando suas novas habilidades.
Curso de Introdução à Observação de Aves no Parque Ibirapuera
Datas e horários: 23 e 30 de novembro, das 9h às 12h15, e 7 de dezembro, das 7h30 às 11h45
Ponto de encontro: Centro de Visitantes
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04094-050 – Portão 10
Faixa etária: maiores de 18 anos
Valor: R$ 150
Link de inscrições: Urbiapass
Sobre a Urbia
Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação – as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceria com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.
Para mais informações, acesse: Site | Instagram | Facebook | Linkedin