Um tour inspirado nas telas para explorar a maior cidade do Brasil
Vários pontos da cidade de São Paulo já foram usados como cenário para um número considerável de filmes e séries. Além de tours por locais históricos, que tal um passeio diferente para revisitar os cantinhos da metrópole que conquistaram as telas? Não somente prédios históricos do centro da capital do estado são frequentes, mas também bairros descolados e outros pontos que valem a visita.
O Vale do Anhangabaú aparece na sua forma antiga em “São Paulo, Sociedade Anônima”, de Luiz Sergio Person, filme de 1965. Além do centro antigo, pode-se também visitar o edifício Copan e a Praça Roosevelt, cenário de “2 Coelhos”, de Afonso Poyart. O topo do edifício Copan oferece uma vista para toda a cidade. Com visitação gratuita, os turistas, ou mesmo os locais, podem apreciar a paisagem concreta da cidade. No térreo há lojinhas, lanchonetes e restaurantes para curtir a obra de Oscar Niemeyer. Já na Praça Roosevelt dá para observar os skatistas e suas manobras.
(Edifício Copan. Crédito: Panoramio/J. B. Shimoto)
O Minhocão, apelido do Elevado Presidente João Goulart, serviu de locação para “Ensaio Sobre a Cegueira”, dirigido por Fernando Meirelles. Quem vê os carros passando durante a semana não imagina que nos finais de semana e feriados essa via se torna aberta somente para pedestres, ciclistas e patinadores. Partindo do centro, uma caminhada pelo elevado leva a uma viagem arquitetônica com edificações particulares, além dos painéis de graffiti e das paredes verdes. O passeio pode terminar no Parque da Água Branca.
(Cena de “Ensaio Sobre a Cegueira” no Minhocão. Crédito: Divulgação)
“As Melhores Coisas do Mundo”, de Laís Bodansky, também usa São Paulo como cenário – é possível detectar várias ruas da capital. Uma das cenas acontece na Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiros, conhecida pelos frequentadores como Praça Pôr do Sol. É lá que muitos jovens se reúnem para curtir o fim de tarde, fazer um piquenique e apreciar o pôr do sol. Já a série “Sense 8”, produzida pela Netflix, gravou cenas na Parada LGBT, na Avenida Paulista, ponto que pode ser visitado o ano todo, e não somente em eventos especiais.
O Estádio do Pacaembu aparece em “Mundo Cão”, de Marcos Jorge. Além de apreciar a dimensão do estádio, dá ainda para visitar o Museu do Futebol, com exposições permanentes e temporárias, além de jogos divertidos, tanto para crianças, como adultos. Em “Linha de Passe”, de Daniela Thomas e Walter Salles, o Estádio do Morumbi se destaca. É possível fazer uma visita guiada e conhecer um pouco mais sobre o estádio ou frequentar um de seus restaurantes. A São Paulo vista nas telas pode ser vista de perto por quem procura um tour diferente inspirado em filmes e séries. Para quem deseja se locomover pela cidade mais rapidamente, é possível procurar um serviço de aluguel de carros e usar o automóvel para o passeio.
(Estádio do Morumbi. Crédito: Felipe Lima)