Ícone do site Dica de Teatro

Turnê de contação de histórias com Ricardo Jaheem chega à Zona Norte para celebrar memórias e conexões familiares

Apresentações em escolas destacam a importância da literatura para valorizar a identidade e a cultura das crianças negras

Crédito: Joedison Codeço

O escritor e educador Ricardo Jaheem inicia mais uma etapa da turnê de contação de histórias em escolas públicas de todo o Brasil. No dia 5 de novembro, às 8h, ele visita a Escola Municipal Oswaldo Aranha, em Rocha Miranda, Zona Norte do Rio de Janeiro, para uma sessão especial com histórias de seus livros Adebumi, Luena Gaba, e Tio e Tia. Essa apresentação marca a 50ª apresentação do autor em 2024, reforçando seu compromisso com a promoção da leitura e da valorização das identidades culturais da população negra nas escolas públicas.

A visita à Escola Oswaldo Aranha representa uma forte conexão pessoal para o escritor, pois envolve laços familiares e afetivos: sua mãe, tias e irmão foram alunos da instituição, e a professora que o alfabetizou ainda leciona ali, mantendo vivo o vínculo com o local onde cresceu. A escola também fica próxima ao Morro do Faz Quem Quer, onde ele nasceu e cresceu.

As histórias contadas por Jaheem são inspiradas nessas memórias, trazendo elementos da cultura e da vida na comunidade. “Sempre que a contação acontece neste lugar, minha mãe vai escutar a apresentação, se emociona e percebe que o sonho dela se tornou realidade: ter criado um rei preto que leva histórias de cura por todos os lugares”, conta o autor.

“Voltar à escola onde minha trajetória começou é como retomar um ciclo, resgatando as raízes que moldaram meu olhar e minha escrita. É uma honra poder retribuir o que recebi aqui, explica.”

A contação de histórias permitirá que os estudantes mergulhem em universos que dialogam com a ancestralidade e com as vivências locais, buscando valorizar características de cada criança, como o cabelo, o nome, o sorriso e o papel de seus cuidadores na formação de cada uma. Também aborda a importância das danças, músicas e outras manifestações culturais vividas no ambiente das favelas

Sobre Ricardo Jaheem

Ricardo Jaheem é mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), já atuou como pedagogo e coordenador de programas sociais do terceiro setor. Professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, já foi gerente de relações étnico-raciais da Secretaria Municipal de Educação (SME/RJ), foi premiado pelo Conselho Municipal de Educação e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Comdedine). Também recebeu a Medalha Carioca de Educação.

Serviço:

Contação de histórias com Ricardo Jaheem

Data: 5 de novembro, às 8h

Local: Escola Municipal Oswaldo Aranha – Praça Carlos Tolêdo, 29 – Rocha Miranda, Rio de Janeiro


Sair da versão mobile