Ícone do site Dica de Teatro

Teatro para Pássaros, peça do dramaturgo argentino Daniel Veronese dirigida por Breno Ketzer, integra o Porto Verão Alegre dias 7 e 8 de fevereiro

Teatro Para Pássaros - foto © Fernanda Chemale

Teatro Para Pássaros

O elogiado espetáculo, cuja estreia foi em 2022, conta agora com o ator Regius Brandão no elenco, ao lado de Áurea Baptista, Carla Cassapo, Dionísio Farias, Evandro Soldatelli, Raquel Zepka

 

Escrita pelo argentino Daniel Veronese, Teatro para Pássaros narra um estranho encontro entre três casais em um pequeno apartamento no 12º andar de um prédio de uma grande metrópole. Teresa e Marcos tentam vender seu projeto artístico a Toni, produtor de espetáculos de sucesso que só pensa em se exibir para Yasmin, sua mais nova namorada. Rick e Glória misturam poemas de Emily Dickinson em sua relação tóxica. A única forma de suportar a vida é atuando. Mais do que ironizar as dificuldades que enfrentam os artistas de teatro em sua luta pela sobrevivência em um mundo balizado pelas relações comerciais, a peça amplia o foco para abordar as relações que se estabelecem entre indivíduos quando o poder e o dinheiro ditam uma dinâmica de abuso e submissão onde pequenas violências parecem brotar, inesperadamente, do subsolo da civilidade.

 

Com narrativa enigmática que mistura realidade e ficção, a obra apresenta uma dramaturgia ágil onde os personagens criados por Daniel Veronese parecem arrastados por acontecimentos que os tornam reféns da ficção que eles mesmos produzem. Teatro para Pássaros estará no auditório do Instituto Goethe nos dias 7 e 8 de fevereiro, às 19h30min. Os ingressos já estão disponíveis no site e nos pontos de venda do Porto Verão Alegre (confira abaixo no serviço da peça).

 

Daniel Veronese é autor e diretor teatral e um dos primeiros dramaturgos argentinos a chamar a atenção a partir do começo dos anos 90, com uma dramaturgia que dá eco à renovação do teatro propondo um teatro cenocêntrico e anti-literário. É autor de obras como ‘La muerte de Marguerite Duras’, ‘Mujeres soñaron caballos’ e ‘Espia uma mujer que se mata’, (versão de Tio Vânia de Tchecov). Tem inúmeras participações em festivais internacionais, incluindo o Porto Alegre em Cena, onde brilhou com elencos de ponta do teatro argentino por aqui. É um dos dramaturgos e diretores de maior reconhecimento do teatro contemporâneo argentino.

 

Breno Ketzer Saul é diretor e ator de teatro com larga carreira. Participou de diversos projetos de criação e montagem de espetáculos, entre eles ‘Kaldewei, a farsa do convidado Obsceno’, com direção de Maria Helena Lopes; ‘Macário’, dirigido por Patrícia Fagundes; ‘’New York, New York’, dirigido por Míriam Amaral. Dirigiu as leituras dramáticas ‘B… em Cadeira de Rodas’, de Ronald Radde; ‘Santo Elvis’, de Serge Valetti; e ‘Formas de falar das mães dos mineiros enquanto esperam que seus filhos saiam à superfície’ texto de Daniel Veronese, além de ‘Teatro é sempre Arena’, espetáculo em homenagem aos 50 anos do Teatro de Arena, 2017.

 

Sobre o elenco:

 

Áurea Baptista é atriz e diretora. Atuou em diversas montagens teatrais como ‘O Pagador de Promessas’, ‘Antígona’, ‘Marxismo, Ideologia e Rock’n Roll’, ‘GPS Gaza’, todas elas produções assinadas por importantes diretores gaúchos. Dirigiu, entre outros espetáculos, “Salomé”, “O Amor e Sua Sombra’ e os musicais “Música de Cena”, e “Cirandô”. Canta em vários discos, entre eles “Calvo com Sobrepeso”, de Edson Natale e “Flicts”, de Roberto Oliveira e Arthur de Faria.

 

Carla Cassapo é atriz, diretora cênica, preparadora de elenco e produtora cultural, licenciada em Teatro pela UFRGS. Foi integrante do grupo teatral gaúcho Falos & Stercus de 1998 a 2017, com quem atuou e produziu performances e espetáculos em mostras e festivais, ocupando espaços não convencionais no Brasil e no exterior. Em 2015, ganhou o Prêmio Açorianos de Teatro de Melhor Atriz Coadjuvante pelo espetáculo ‘O Mal Entendido’, dirigido por Daniel Colin.

 

Dionísio Farias é ator formado pela Casa de Teatro de Porto Alegre sob a batuta de Zé Adão Barbosa. Teve aulas com profissionais como Graça Nunes, Carlota Albuquerque e Larissa Sanguiné. Atuou em espetáculos como ‘O Apanhador’, ‘A Gaivota’, ‘Terror e Miséria no Terceiro Reich’, ‘O Mambembe” e “Carmen’, ‘Formas de Falar das Mães dos Mineiros Enquanto Esperam que Seus Filhos Saiam à Superfície’ e ‘Teatro é Sempre Arena’.

 

Evandro Soldatelli é ator e diretor formado no Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Atuou NOS espetáculos ‘Alpes em Chamas’ com direção de Miriam Amaral e ‘Hamlet’ com direção de Luciano Alabarse, entre muitos outros. Participou das minisséries ‘Mad Maria’, em 2004; ‘Força Tarefa’ em 2011, ‘Doce de Mãe’ em 2015 e ‘Desalma’ em 2019/2021. Desde 2017 dirige o show ‘Serenata de Encomenda, do grupo Crê Tinas.

 

Raquel Zepka é atriz, diretora e dramaturga. Autora do livro ‘Disformias desatadas’ (2022) é mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente pesquisa dramaturgias que radicalizam barreiras entre o real e o ficcional

 

Regius Brandão é ator, diretor, autor e produtor. Iniciou sua carreira no teatro em 1980 em ‘O Rei da Vela’, de Oswald de Andrade. Desde então, participou de inúmeras montagens teatrais, entre elas ‘Marat-Sade’, de Peter Weiss; ‘Zum ou Zois’, de Carlos Meceni e J.M. Padovani; ‘Nietszche no Paraguay’, de J. Zanotta; ‘Dom Quixote & Dulcinéia’, de sua autoria e direção; ‘Supérfluo Abandono’, um solo assinado por ele; ‘Um inimigo do povo’, de Henrik Ibsen; ‘Casamento aberto, quase escancarado’, de Dario Fo e Franca Rame; ‘Quartett’, de Heiner Muller – que teve seis indicações ao Prêmio Açorianos em 1995 – e ‘O Pintor’, de sua autoria, com sete indicações ao Troféu Tibicuera em Porto Alegre e prêmios de melhor ator e melhor trilha sonora original.

 

 

Ficha técnica:

Texto: Daniel Veronese

Tradução: Rafaela Milara Kersting e o grupo

Elenco: Áurea Baptista, Carla Cassapo, Dionísio Farias, Evandro Soldatelli, Raquel Zepka e

Regius Brandão

Direção: Breno Ketzer Saul

Iluminação: Breno Ketzer Saul

Cenografia: Daniel Veronese e Breno Ketzer Saul

Execução do cenário: Artenova

Pintura do cenário: Adalberto Almeida

Fotografias: Fernanda Chemale

Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten

Produção e realização: Independente Teatro

Classificação: maiores de 12 anos

Duração: 70 minutos

 

 

TEATRO PARA PÁSSAROS

07 e 08 de fevereiro, às 19h30min

Auditório do Instituto Goethe – Rua Vinte e Quatro de Outubro, 112 – Auxiliadora

 

Ingressos:

https://ingressos.portoveraoalegre.com.br/event/13/teatro-para-passaros

 

 

Valores:

De R$ 21,00 a R$ 60,00

Preços populares, em conformidade com a Lei Rouanet, além de outros descontos com parceiros, detalhados no site do festival

 

Pontos de venda:

Online, pelo site: www.portoveraoalegre.com.br

 

Pontos de venda físicos:

Barra Shopping (Av. Diário de Notícias, 300), no 2º andar, ao lado da Loja da Havaianas. De segunda a sábado das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h.

Casa de Cultura Mario Quintana/ térreo, de terça a domingo das 13h às 20h.

Nos dias das apresentações, a partir de 1h antes do início das sessões, nas bilheterias dos respectivos teatros.

 

 

 

Redes do espetáculo:

https://www.instagram.com/teatroparapassaros/

 

 


Sair da versão mobile