Ícone do site Dica de Teatro

Teatro, música e dança a serviço da contação de história no espetáculo “Anele – A menina dos olhos de mundo” para toda a garotada no Mês das Crianças

Adaptação de Roberta Chaves do livro homônimo e premiado, de Renata Di Carmo

 

Duas atrizes e diretoras num palco e uma história emocionante! Através da representação e dramatização de uma temática negra, “Anele – A menina dos olhos de mundo” leva o público a viajar num faz de conta na peça que proporciona uma grande aventura.  Em 4 apresentações com trilha sonora inspirada nos ritmos afros, as personagens de Renata Di Carmo e Roberta Chaves atuam como narradoras conduzindo a ação com as participações dos atores Reinaldo Pestana (percussionista) e Victor Nalin.

O espetáculo tem temporada no mês de outubro por três bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro: 11/10 – Santa Cruz, às 14h (com tradução em Libras) e 16h no Ecomuseu (Areninha Cultural Sandra Sá); 12/10 – Guaratiba (Dia das Crianças), às 14h – Arena Carioca Abelardo Barbosa; 14/10 – Praça Seca, às 14h – Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá, em Jacarepaguá.

A peça busca a interatividade entre as crianças com a atriz Renata Di Carmo e o ator e percussionista Reinaldo Pestana se apresentando como se fossem verdadeiros griots, transmitindo sabedoria através das palavras e do som ancestral marcado pelo instrumento. Já Roberta Chaves com experiência no teatro infantil e o ator convidado Victor Nalin, que também canta, enriquecem ainda mais a narrativa com talento no trabalho que tem preparação corporal de Valéria Monã, atriz e coreógrafa, figura carimbada dos diversos projetos de dança e teatro afrodescendentes.

_Nosso espetáculo é um misto de diferentes linguagens como o teatro, a dança e a música. A encenação se propõe a se aproximar da contação de histórias tão própria à cultura negra – adianta a escritora e dramaturga Renata Di Carmo.

Além da peça a partir do seu livro, Renata Di Carmo, que já foi redatora final de temporada do humorístico “Vai que Cola” (Multishow), segue em 2024 com projetos importantes como autora-roteirista. A série “Cidade de Deus: A Luta Não Para” (HBO Max) tem sua assinatura e está no ar com personagem em homenagem a Marielle Franco. Ela fez a redação final para a comédia “Toda Familia Tem” (Amazon) e “Os Quatro da Candelária” tem estreia prevista para outubro na Netflix, com roteiro e também redação final da profissional da escrita. Como atriz, pode ser vista no “Vale a Pena Ver de Novo” na reprise da novela “Cabocla” (TV Globo).

Anele, a peça

Tudo começa com uma interrogação a partir do livro homônimo, vencedor do concurso literário promovido pela Editora Uirapuru que lhe garantiu a publicação: “Se você descobrisse que em outro mundo há uma princesa preta presa no fundo de um navio encalhado em algum lugar da Costa Gelada e Bravia, o que você faria?”. A resposta, o público da peça terá que descobrir junto com a personagem Anele numa longa viagem a partir do olhar da menina preta do subúrbio.

_ Depois do livro, agora queremos contar a história desta heroína contemporânea no teatro. Trabalhar a diversidade étnica de nosso povo: negros, indígenas e brancos através de personagens distintos, texto e vocabulário, valorizando a ancestralidade – explica Roberta Chaves, que teve como foco na adaptação a fidelidade ao livro.

Sinopse

Anele vive com seus pais e o irmão Tomás em uma casa no subúrbio, e no alto de sua curiosidade, menina inquieta que é, vai descobrir que no sótão de casa, um local abarrotado de livros e poeira, há uma passagem secreta que a leva a um lugar chamado Limiar. Nesse novo mundo há indígenas, ancestrais e uma profecia que diz que o destino de uma linda princesa dependia da chegada de uma menina que tinha os olhos grandes feito o mundo. Nessa aventura, Anele terá de encontrar guardiões, enfrentar forças do mal, atravessar uma floresta profunda, para só então entender quem de fato é e qual é a sua missão.

 

Renata Di Carmo, primeira roteirista negra da televisão brasileira

Atriz, autora, diretora, produtora, nascida e criada no bairro Campo Grande, RJ. A autora-roteirista na TV Globo foi contratada ainda na década de 90, com apenas 18 anos, depois de alguns anos seguiu outros caminhos. Desde então, tem atuado também para empresas como HBO, Netflix, Disney, Globoplay e Amazon como roteirista-chefe; supervisão de roteiro; redação final de roteiros e em consultoria. Com inúmeros espetáculos teatrais, sendo o último “Mulheres Nascidas de um nome”, teve atuações em cinema, como em “Transeunte”, por exemplo, e muitas participações em televisão. Integrando o elenco fixo, pela TV Globo esteve nas novelas “Desejos de Mulher”, “Cabocla” e no humorístico “Zorra Total” em temporadas distintas e ainda fez os primeiros capítulos de “O Sétimo Guardião”. Foi convidada para a primeira temporada do programa “A(U)tores” (Canal Futura e Globoplay), que aborda o trabalho de atores que também escrevem. @renata_di_carmo

Roberta Chaves: foco nos projetos infantil e temático

Atriz, diretora e produtora. Através do edital “Funarte – Arte em Toda Parte” integrou a jornada “Infâncias Plurais”, um ciclo de encontros e criação de novos projetos sobre infância e adolescência pelo Itaú Cultural.  Esteve em cartaz com a peça internacional “Mulheres nascidas de um nome”. Participou de novelas, festivais internacionais de cinema e webséries. No 1º Festival de Teatro Online do RJ, atuou na peça “Exagerei no Rímel”; além de fazer parte do “Clube de Leitura” e “Lugar de mulher na Web”, pelo Cultura Presente nas Redes I. Na segunda edição do edital atuou e dirigiu o DocDrama “Se Cuida Menina”, “projetos reflexivos sobre o papel da mulher na sociedade”. @chavesroberta

 

FICHA TÉCNICA

Idealização e Texto: Renata Di Carmo/ Adaptação para o Teatro: Roberta Chaves/ Supervisão da adaptação: Renata Di Carmo/ Diretoras: Renata Di Carmo e Roberta Chaves/ Elenco: Renata Di Carmo e Roberta Chaves/ Ator e Músico: Reinaldo Pestana/ Ator Convidado: Victor Nalin/ Preparação Corporal: Valéria Monã/ Direção de Produção: Churinga Produções/ Produção Executiva: Roberta Chaves Interpretação Multimídia/ Assistente de Produção: Victor Nalin/ Fotos: Antonio Pereira/ Tradução em Libras: Thamires Alves/  Assessoria de Imprensa: Clóvis Corrêa/CICLO Comunicação/ Social Media: Roberta Chaves Interpretação Multimídia/ Empresas associadas: Churinga Produções & Roberta Chaves Interpretação Multimídia/ Realização: Churinga Produções

 

Ø  O projeto é contemplado pelo edital Viva o Talento, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura.

 

SERVIÇO

O espetáculo “Anele – A menina dos olhos de mundo” mistura teatro, dança, música e contação de histórias. Adaptação de Roberta Chaves para o livro homônimo de Renata Di Carmo.

Atuação de Renata Di Carmo e Roberta Chaves, que também assinam a direção. Ator convidado: Victor Nalin. Músico: Ator e Músico: Reinaldo Pestana (percussão).

Temporada:

Ø  11/10, sexta-feira, às 14h (com tradução em libras) e 16h

Local: – Ecomuseu (Areninha Cultural Sandra Sá)

Endereço: Rua Doze, 1 – Santa Cruz, Rio de Janeiro – RJ,

Ø  12/10 de outubro, sábado, às 14h (Dia das Crianças)

Local: Arena Carioca Abelardo Barbosa

Endereço: Rua Sd. Elizeu Hipólito, s/n – Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro – RJ

Ø  14/10, segunda-feira, às 14h

Local: Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá

Endereço: Rua Barão, 1180 – Praça Seca, Rio de Janeiro

Ingressos: Entrada gratuita

Classificação indicativa: livre

Duração: 60 minutos


Sair da versão mobile