Ícone do site Dica de Teatro

SIM São Paulo chega à sua 11ª edição e reforça aposta na diversidade da música como indústria, identidade e ferramenta poderosa de transformação social

De 17 a 21 de fevereiro, o maior encontro de música e economia criativa da América Latina reúne mais de 60 painéis, cerca de 300 showcases espalhados pela cidade e espera receber 40 mil pessoas

Da esquerda para direita: Marcos Passarini, Coy Freitas, Luiz Calainho, Fabiana Batistela, Flávio Pinheiro e Priscilla Mesquita

O maior encontro da música e da economia criativa da América Latina chega à sua 11ª edição em 2025, reunindo os grandes players globais para compartilhar ideias, criar oportunidades de negócios e explorar as últimas tendências do mercado. De 17 a 21 de fevereiro, a SIM São Paulo coloca em evidência novas ideias e conceitos que podem transformar a indústria musical e o mundo. Pela primeira vez, o evento será realizado no Memorial da América Latina, um dos endereços mais icônicos da cultura na capital paulista e que acabou de comemorar 35 anos.

O evento terá maratona de atividades de conhecimento, networking e negócios, showcases diurnos e festas noturnas por São Paulo, entre outras ativações. A organização planeja receber público de 6 mil credenciados e 40 mil pessoas circulando, com a participação de todo o Brasil e vários países. No total, serão mais de 15 milhões de pessoas impactadas. O evento tem o patrocínio do Instituto Cultural VALE, Rede (Itaú-Unibanco), cartão Elo e Heineken 0.0, além de vários parceiros, através da Lei de Incentivo Federal, Ministério da Cultura / Governo Federal.

Reforçando a aposta na diversidade, um dos pilares da conferência, os 30 nomes escolhidos para os showcases vêm de 14 estados brasileiros e de outros seis países. A SIM traz representantes de Cabo Verde (representando a África lusófona), Nigéria e mulheres da América Latina, incluindo Argentina, Colômbia, Uruguai e Chile.

Cada um representa a cara dos tempos em que vivemos. Eles trazem novos movimentos artísticos de criadores emergentes ou consolidados; discursos afiados e potentes, que chacoalham as estruturas sociais e mudam as narrativas eurocentradas; além de mostrar as possibilidades de novos caminhos.

Entre os nomes de peso da conferência, destacam-se Ed O’Brien (guitarrista da banda Radiohead), o percussionista Paulinho da Costa, o ministro da Cultura de Cabo Verde, Augusto Jorge de Albuquerque Veiga, bem como Dino D’ Santiago, Benito Lopes (Atlantic Music Expo), Monja Coen, Eduardo Saron, representantes da FUNARTE, Ministério da Cultura, da Educação, assim como associações da economia criativa e grandes artistas como Marcelo D2, Pabllo Vittar, Filipe Ret e Simone.

“A SIM São Paulo, durante os seus 10 anos de atuação, criou uma história relevante e consistente, ganhando reconhecimento internacional e apoio de todo o Brasil. Conectou criativos, artistas, empreendedores, transformadores sociais e formadores de opinião do mercado cultural e suas conexões”, ressalta Fabiana Batistela, idealizadora do projeto. “Agora, na nova década, é o momento de extrapolar barreiras e explorar novos territórios de conteúdo, trazendo temas urgentes para o futuro – que já chegou. Porque a música se conecta com tudo e todos se conectam com a música”.

Este ano, uma novidade de peso é a chegada do Grupo L21 Corp – da qual a Musickeria faz parte –, que se une à Inker Agência para elevar a SIM São Paulo a um novo patamar. Já a Agência Otorongo assume a Direção e Produção do evento. Com a entrada dos novos parceiros, a SIM anuncia seu novo corpo diretivo: Fabiana Batistela passa a CEO e entrega a Diretoria de Conteúdo a Coy Freitas. As Diretorias Financeiras e de Atendimento ficam sob responsabilidade de Marcos Passarini e Priscilla Mesquita, respectivamente. Já pela Musickeria (L21), Luiz Calainho e Flávio Pinheiro passam a ser Diretores de Novos Negócios.

Programação da SIM Sâo Paulo inclui cerca de 60 painéis e mais de 300 shows entre os dias 17 e 21 de fevereiro

A SIM São Paulo consolida-se como o ponto de encontro para quem quer se conectar com criadores, artistas, profissionais, empresas, marcas, transformadores sociais e especialistas da música, indústrias criativas e outros setores da sociedade. Entre os painéis, palestras, debates, keynotes abrangendo diversas áreas de conhecimento e discussões sobre o mercado cultural, criação, sustentabilidade, diversidade, inclusão, empreendedorismo, meio ambiente, tecnologia, inovação, saúde mental e muito mais.

Workshops e masterclasses vão capacitar profissionais e criadores da indústria, permitindo que aprimorem suas habilidades e aprendam com profissionais renomados do mercado, oferecendo insights valiosos. Atividades de networking serão oferecidas em espaços dedicados para a conexão entre profissionais de todas as áreas da indústria musical e criativa, artistas e marcas, incentivando colaborações e novas parcerias e negócios: speed-meetings, pitches, reuniões abertas e fechadas por setores, coquetéis de networking, entre outras. Espaços ‘Pro-Areas’ exclusivos serão disponibilizados para os credenciados se encontrarem, trocarem ideias e aproveitarem as ativações dos lounges, e as ativações de empresas e marcas parceiras.

O público em geral poderá desfrutar de 30 showcases no Memorial da América Latina e mais de 300 shows espalhados pela cidade de São Paulo, na programação noturna da SIM, que vai ocupar casas e espaços de música e cultura, além da festa de abertura em um espaço especial da cidade e da festa de encerramento no último dia da conferência.

O maior encontro da música e da economia criativa da América Latina deve receber um público estimado em 40 mil pessoas

Além da vasta programação, que pode ser conferida nos canais oficiais SIM São Paulo, a SIM terá um Espaço Gastronômico com expositores que valorizam o consumo consciente, respeito à produção agroecológica e à biodiversidade, acesso a lounges de negócios, tenda de exposição de novas empresas e criadores, ativações de marcas e cobertura ao vivo da Rádio e TV SIM.

Idealizada em 2013 por Fabiana Batistela e realizada pela Inker Agência desde então, a Semana Internacional de Música de São Paulo já fez história e é reconhecida no mundo todo, tendo sido premiada dentro e fora do Brasil. Além disso, foi o primeiro evento no país a ganhar o selo Keychange de equidade de gênero do Reino Unido e mantém regras rígidas de diversidade. Dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, a SIM já atua em 13.

Após 10 anos de experiência, a SIM São Paulo pode comprovar que MÚSICA é uma grande indústria que deve ser valorizada e apoiada, além de ser agente de construção de identidade de uma nação, região, comunidade e ferramenta poderosa de transformação social. Com isso, a 11ª edição do evento traz discussões sobre música em vários novos territórios de conteúdo que precisam, mais do que nunca, ser debatidos e repensados, tais como:

1. Empreendedorismo e Negócios;
2. Inovação e Tecnologia;
3. Marcas e Comunicação;
4. Meio Ambiente e Sustentabilidade;
5. Políticas Públicas e Transformação Social;
6. Educação e Pesquisa;
7. Saúde Mental e Humanização;
8. Cultura e Indústrias Criativas

Diversidade é a grande aposta da SIM São Paulo, valorizando a indústria da música e a força da economia criativa

COMO PARTICIPAR:
Com a credencial, o participante tem acesso a todas as atividades e os conteúdos propostos pela SIM:

– Cerca de 70 painéis, entre palestras, debates, keynotes, abrangendo os conhecimentos e as discussões mais atuais do mercado, sociedade e poder público;
– Workshops e masterclasses, para capacitação de profissionais e criadores aprimorarem suas habilidades e aprenderem com profissionais renomados do mercado, oferecendo insights valiosos;
– Atividades de networking: espaços dedicados para a conexão entre profissionais de todas as áreas da indústria musical e criativa, artistas, marcas, incentivando colaborações e novas parcerias: speed-meetings, pitches de artistas e startups, reuniões abertas e fechadas por setores, coquetéis de networking, entre outras;
– Pro-Areas, exclusivas para credenciados, para encontros, troca de ideias e aproveitar as ativações dos lounges e as ações de ativação de empresas e marcas parceiras;
– 30 showcases no Memorial da América Latina durante o dia;
– Mais de 300 shows espalhados pela cidade de São Paulo, na programação noturna da SIM, que vai ocupar casas e espaços de música e cultura;
– Festa de lançamento em um espaço especial da cidade no dia 17/02;
– Festa de encerramento dia 21/02.

As credenciais para a 11ª edição da SIM São Paulo são limitadas e já estão disponíveis pela plataforma Shotgun. Garanta já a sua aqui!

SIM TRANSFORMA:

A SIM Transforma é uma plataforma de diálogo permanente entre as pontas da cidade e do mercado. Em 2024, já realizou dois programas: um de capacitação de jovens profissionais da música e outro de aceleração de novos artistas da periferia de São Paulo. Foram 2 meses de aulas ministradas por profissionais renomados do mercado em várias áreas, totalizando 8 aulas, 16 horas de aprendizado e troca, além de mentorias individuais durante os cursos.

Todos os jovens que participaram do programa de capacitação serão contratados para trabalhar na próxima edição da SIM São Paulo. Já os artistas se apresentarão na programação oficial do evento em uma sessão de pitch para uma banca de compradores e possíveis parceiros.

Além de tudo isso, 8 palestras serão realizadas nas Fábricas de Cultura de São Paulo durante os meses de fevereiro e março de 2025 e ônibus saindo das Fábricas levarão alunos e outros interessados no mercado da música, moradores da periferia, gratuitamente para participar da SIM no Memorial. Tudo isso, com apoio da Poiesis e Fábricas de Cultura.

A SIM TRANSFORMA tem como objetivo dar perspectiva de carreira e de vida a jovens em situação de vulnerabilidade.

FIQUE ATENTO NO SITE PARA MAIS INFORMAÇÕES! E acompanhe as atualizações também pelo Instagram oficial: @simsaopaulo

Serviço – SIM São Paulo
Datas: Dias 17, 18, 19, 20 e 21 de fevereiro de 2025
Horário: das 9h às 20h
Local: Memorial da América Latina
Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01156-001, Brasil
Informações e vendas no site oficial da SIM
#TeVejoNaSIM

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. É o maior apoiador privado da Cultura no Brasil, patrocinando e fomentando projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país com investimento de mais de R$ 1 bilhão em recursos próprios da Vale e via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

SOBRE A REDE
Mais do que maquininha, a Rede é a laranjinha do Itaú, que oferece toda a expertise em soluções e produtos completos para os negócios brasileiros. Com ela, o cliente tem acesso a um banco completo e seguro para vender mais: venda a distância com o link de pagamento com sistema antifraude gratuito ou fisicamente com débito, crédito, Pix e QR Code. Leva também facilidades à vida do cliente, cuidando do seu negócio com os extratos de vendas e de rendimentos, vendas de hoje, recebimentos futuros, relatórios financeiros e muito mais. Fundada em 1996, a Rede iniciou sua trajetória como Redecard, sendo adquirente das bandeiras MasterCard e Diners. Em 2001, lançou sua primeira plataforma de e-commerce. Em 2012, o Itaú Unibanco fez uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) e fechou o capital da Redecard. No ano seguinte, a marca foi remodelada, e a Redecard passou a se chamar Rede.

SOBRE O CARTÃO ELO
A Elo foi fundada em 2011, com foco em cartões de débito e crédito e, desde então, ampliou sua atuação para outros negócios. Com uma plataforma tecnológica proprietária e local, garante mais agilidade e flexibilidade para atender às necessidades dos clientes. Tem a missão de fomentar a inclusão de pagamentos digitais no Brasil, oferecendo uma variedade de produtos de pagamentos para todos os perfis de pessoas e empresas, incluindo um portfólio completo de cartões de crédito, débito, pré-pagos, especializados e de benefícios. Com um DNA brasileiro e inovador, a Elo também disponibiliza soluções customizadas para empresas, seja por meio das plataformas de tokenização e de prevenção a fraudes, pagamentos por aproximação via QR Code e NFC, ou de consultoria de dados especializada em gerar mais negócios para os seus parceiros.

SOBRE A HEINEKEN 0.0
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®️, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken®️ 0.0, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.


Sair da versão mobile