Ícone do site Dica de Teatro

SIM São Paulo 2025: diretores de cinema e arte debatem evolução dos álbuns audiovisuais, que mesclam imagem e som

 

Até dia 21 de fevereiro, a SIM São Paulo, maior conferência de música e economia criativa da América Latina, reunirá cerca de 60 painéis e espera receber 50 mil pessoas

 

Lia Vissotto (à esquerda), PIX, Nego Bala, Luiza Machado e Gabriel Dietrich na SIM São Paulo 2025

Fotos da SIM São Paulo 2025 estão disponíveis no link

A crescente conexão entre música e cinema é um tema recorrente no mundo. Entre novas ferramentas de audiovisual, programas de computador, Inteligência Artificial e a maneira tradicional de se produzir música ou um videoclipe, a modernidade trouxe consigo uma maneira ampla de se acelerar e aperfeiçoar o processo. Este foi o debate do painel “Música Visual: Cinema, Videoclipe e Artes Visuais”, apresentado nesta manhã na SIM São Paulo. Estiveram à mesa Luiza Machado (diretora de cinema), Gabriel Dietrich (diretor de arte), Nego Bala (cantor e roteirista), PIX (diretor criativo), com a mediação de Lia Vissotto.

O painel discutiu o aprofundamento das artes visuais e do cinema nas produções fonográficas do mundo atual. Todo e qualquer processo criativo feito atualmente no campo musical obtém um destaque funcional maior quando também traz consigo uma boa produção no campo das artes visuais e do cinema.

Na era das telas e do mundo que tem a visão impactada por informações diariamente, a música também se transforma em elemento de impacto quando chega plenamente aos olhos e não somente aos ouvidos.
Luiza Machado, diretora de cinema e esposa de Marcelo D2, explica que o disco “Assim Tocam os Meus Tambores” teve um processo criativo que aproximou as pessoas da obra. O álbum, que também traz um material audiovisual, foi feito de maneira orgânica e trouxe à tona a vontade do artista de ter a sonoridade do Brasil profundo representada em sua obra.

Para o diretor de arte Gabriel Dietrich, as artes visuais são uma ferramenta fundamental para que a narrativa da obra dos artistas seja contada. “É muito prazeroso dar vida para o olhar em algo que chega primeiro aos ouvidos”, conta.

Para o mercado de música moderno, os artistas que trazem consigo um conceito visual e audiovisual se destacam no meio. “Procuro imergir na vida do artista antes de pensar como dar emoção àquela obra”.
Do lado artístico, Nego Bala, que é funkeiro e rapper, ressalta sobre a importância do diretor de audiovisual entender a profundidade das emoções que estão contidas na obra. “A minha curadoria é com a identificação que consigo ter com aquele diretor em questão. Estou vendendo meu sonho a alguém que precisa entender minhas emoções e minha realidade, que nem sempre eu mesmo consigo entender.”

Ainda para Luiza Machado, o papel do artista é refletir sua realidade. “Como vou contar essa história, como farei com que aquela produção se conecte com as pessoas? Isso tudo para muito além do dinheiro, mas sim daquelas histórias e emoções que estão contidas naquelas filmagens. A arte é algo muito raro para ser banalizada”, diz a diretora de cinema.

A compreensão mútua entre artista e diretor de cinema pode gerar verdadeiras obras primas. Desde os Beatles com “Sgt. Peppers”, que foi pensado de forma cinematográfica, até pequenas produções de hoje em dia — o resultado, quando a magia entre criador e criatura existe, é sempre impressionante.

A SIM São Paulo 2025 encerra sua programação no Memorial da América Latina, no dia 20 de fevereiro, promovendo debates e reflexões sobre os desafios e oportunidades da música e da cultura no Brasil.

 

O evento tem o patrocínio do Instituto Cultural VALE, Rede (Itaú-Unibanco), cartão Elo e Heineken, além de vários parceiros, através da Lei de Incentivo Federal, Ministério da Cultura / Governo federal.

 

COMPROMISSOS:

Além da vasta programação, os credenciados poderão desfrutar de um Espaço Gastronômico com parceiros que valorizam o consumo consciente, respeito à produção agroecológica e à biodiversidade. Além de uma feira de novos criadores, em parceria com o Jardim Secreto, e cobertura da Rádio e TV SIM.

Reforçando o compromisso de diversidade, inclusão e representatividade assumidos pela SIM desde 2015, um dos pilares do evento são os 30 nomes escolhidos para os showcases diurnos oficiais. São nomes que vêm de 14 estados brasileiros e outros 6 países (da África e América Latina) e representam os tempos em que vivemos, trazendo novos movimentos artísticos de criadores emergentes ou consolidados; discursos afiados e potentes, que chacoalham as estruturas sociais e mudam as narrativas eurocentradas; além de mostrarem as possibilidades de caminhos a se percorrer dentro de uma indústria com tanta força cultural e econômica.

 

SIM TRANSFORMA:

A SIM Transforma é uma plataforma de diálogo permanente entre as pontas da cidade e do mercado. Em 2024, já realizou dois programas: um de capacitação de jovens profissionais da música e outro de aceleração de novos artistas da periferia de São Paulo. Foram 2 meses de aulas ministradas por profissionais renomados do mercado em várias áreas, totalizando 8 aulas, 16 horas de aprendizado e troca, além de mentorias individuais durante os cursos.

Todos os jovens que participaram do programa de capacitação serão contratados para trabalhar na próxima edição da SIM São Paulo. Já os artistas se apresentarão na programação oficial do evento em uma sessão de pitche para uma banca de compradores e possíveis parceiros.

Além de tudo isso, oito palestras serão realizadas nas Fábricas de Cultura de São Paulo durante o mês de fevereiro de 2025 e ônibus saindo das Fábricas levarão alunos e outros interessados no mercado da música, moradores da periferia, gratuitamente para participar da SIM no Memorial. Tudo isso, com apoio da Poiesis e Fábricas de Cultura.

 

A SIM TRANSFORMA tem como objetivo dar perspectiva de carreira e de vida a jovens em situação de vulnerabilidade.

#TeVejoNaSIM

Sobre a SIM São Paulo 2025:
A SIM São Paulo 2025 acontece entre os dias 17 e 21 de fevereiro, consolidando-se como o maior encontro da música e economia criativa da América Latina. A conferência no Memorial da América Latina reunirá artistas, produtores, executivos da indústria fonográfica, festivais, selos e profissionais do setor em uma programação intensa de painéis, workshops, showcases e networking. Em 2025, a SIM reforça sua vocação como plataforma global de conexão e inovação no mercado musical, promovendo debates sobre o futuro da música, novas tecnologias, sustentabilidade, diversidade e políticas culturais. Além da programação oficial, o evento contará com uma extensa agenda paralela espalhada pela cidade, reafirmando São Paulo como um polo de efervescência cultural e artística.

Acesse simsaopaulo.com para saber mais e se programar. E acompanhe as atualizações também pelo Instagram oficial: @simsaopaulo

 

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. É o maior apoiador privado da Cultura no Brasil, patrocinando e fomentando projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país com investimento de mais de R$ 1 bilhão em recursos próprios da Vale e via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

 

SOBRE A REDE
Mais do que maquininha, a Rede é a laranjinha do Itaú, que oferece toda a expertise em soluções e produtos completos para os negócios brasileiros. Com ela, o cliente tem acesso a um banco completo e seguro para vender mais: venda a distância com o link de pagamento com sistema antifraude gratuito ou fisicamente com débito, crédito, Pix e QR Code. Leva também facilidades à vida do cliente, cuidando do seu negócio com os extratos de vendas e de rendimentos, vendas de hoje, recebimentos futuros, relatórios financeiros e muito mais. Fundada em 1996, a Rede iniciou sua trajetória como Redecard, sendo adquirente das bandeiras MasterCard e Diners. Em 2001, lançou sua primeira plataforma de e-commerce. Em 2012, o Itaú Unibanco fez uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) e fechou o capital da Redecard. No ano seguinte, a marca foi remodelada, e a Redecard passou a se chamar Rede.

SOBRE O CARTÃO ELO

A Elo foi fundada em 2011, com foco em cartões de débito e crédito e, desde então, ampliou sua atuação para outros negócios. Com uma plataforma tecnológica proprietária e local, garante mais agilidade e flexibilidade para atender às necessidades dos clientes. Tem a missão de fomentar a inclusão de pagamentos digitais no Brasil, oferecendo uma variedade de produtos de pagamentos para todos os perfis de pessoas e empresas, incluindo um portfólio completo de cartões de crédito, débito, pré-pagos, especializados e de benefícios. Com um DNA brasileiro e inovador, a Elo também disponibiliza soluções customizadas para empresas, seja por meio das plataformas de tokenização e de prevenção a fraudes, pagamentos por aproximação via QR Code e NFC, ou de consultoria de dados especializada em gerar mais negócios para os seus parceiros.

 

SOBRE A HEINEKEN

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®️, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken®️ 0.0, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.


Sair da versão mobile