O prazo para a submissão de propostas para pessoas físicas e jurídicas e coletivos é entre os dias 6/3 até 28/4
|
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, publicou na última quinta-feira (20) o edital para o Museu de Arte de Rua (MAR) de 2025, com inscrições de propostas artísticas de graffiti, stencil e lambe-lambe/cartazes. As inscrições começam a partir das 8h do dia 6 de março até às 18h do dia 28 de abril, pela plataforma Porta de Entrada. O destaque desta edição é a destinação de 80% do recurso do edital para propostas de artistas ou coletivos que não tenham sido contemplados pelos Editais passados do MAR, incentivando novos olhares e artistas. O valor total do edital é de R$3,5 milhões.
Serão duas categorias de intervenção dentro do edital: “Trabalho em Solo”, para atividades realizadas em paredes de até 3,5 metros de altura, e o “Trabalho em Altura”, para projetos artísticos em paredes maiores que 3,5 metros de altura.
Artistas individuais podem se inscrever como pessoa física ou como pessoa jurídica, utilizando empresa própria ou de representantes, conforme as condições previstas em edital. Coletivos artísticos devem se inscrever exclusivamente como pessoa jurídica, garantindo que todos os integrantes atendam às condições de participação.
Para mais informações, confira o edital completo no Diário Oficial. A Equipe MAR estará disponível para atendimento e consultas pelo e-mail smcmar@prefeitura.sp.gov.br.
Sobre o Museu de Arte de Rua (MAR)
A iniciativa, criada em 2017, tem como principal propósito fortalecer e reconhecer as Artes Urbanas, atuando em duas frentes principais: os “Projetos Especiais”, que estabelecem parcerias com órgãos e setores da Administração Pública para a criação de intervenções artísticas, e os “Editais”, nos quais o MAR promove concursos públicos para selecionar projetos de arte urbana nas categorias Solo (muros) e Altura (prédios). As inscrições são abertas a artistas de todo o Brasil, com a condição de que as intervenções sejam realizadas no município de São Paulo.
Além de fomentar e ampliar as expressões artísticas presentes nos espaços públicos da cidade de São Paulo, o MAR tem como objetivo reconhecer e enaltecer a diversidade da Arte Urbana e promover sua disseminação em todas as macro e microrregiões da cidade, democratizando o acesso à cultura e de suas manifestações artísticas e reinterpretando e otimizando o espaço urbano para além da visão convencional da cidade.
Sobre o Pacote de editais “São Paulo + Cultura”
Na última segunda-feira (10), o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes assinou a autorização do lançamento do pacote de editais “São Paulo +Cultura”, com o anúncio de 70 editais de fomento às diversas linguagens e manifestações artísticas em 2025, que juntas somam um montante aproximado de R$319 milhões destinadas ao setor cultural da cidade.
As inscrições em todos os editais serão realizadas pela plataforma Porta de Entrada. A ferramenta tem o objetivo de otimizar o trabalho dos gestores e garantir igualdade de oportunidades aos artistas, centralizando demandas e promovendo maior impessoalidade e eficácia processual. Ao reunir, em um único espaço, projetos, programas, cursos e editais, a plataforma facilita a busca por oportunidades, a consulta individualizada de projetos e o acesso a diversos espaços de intervenção.
Além de economizar tempo, o Porta de Entrada assegura que menos oportunidades sejam perdidas por falta de informação, permitindo que artistas de diferentes áreas e níveis de experiência tenham a mesma chance de se candidatar a projetos e eventos, contribuindo para um cenário cultural cada vez mais diversificado e inclusivo.
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo – composto de 13 unidades – e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora – Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.