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SÃO PAULO RECEBE A XIV EDIÇÃO DO CIRCUITO DE TEATRO EM PORTUGUÊS

DIA 14/11 (QUINTA-FEIRA), ÀS 18H – CERIMÔNIA DE ABERTURA COM A PARTICIPAÇÃO DO GRUPO DE DANÇA SOLIDÁRIO GUINÉ-BISSAU COM O ESPETÁCULO “ESTRELA”

 

O Circuito de Teatro em Português foi criado em 2003 com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre os países de língua oficial portuguesa, destacando a diversidade e a riqueza das expressões artísticas e linguísticas de cada país, nomeadamente: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Principe e Timor-Leste. Ao celebrar o seu 21º aniversário, o festival reafirma o seu compromisso com a promoção e preservação das raízes culturais e linguísticas dos povos originários da África e do Brasil.

 

A XIV edição do Circuito de Teatro em Português acontecerá de 14 a 21 de novembro de 2024, em vários teatros no estado de São Paulo (Centro Cultural Olido, Teatro Flávio Império, Teatro Arthur Azevedo, Centro Cultural Santo Amaro, Centro Cultural Penha, Centro Cultural Vila Formosa, Centro de Culturas Negras do Jabaquara e Teatro de Araras, com espetáculos teatrais, dança, música, masterclass e seminários.

 

Este ano, o circuito promoverá um seminário de redes de intercâmbio, aberto à classe artística e ao público interessado, reunindo os grupos participantes do Circuito de Teatro em Português para debater a realidade da produção cultural e dos intercâmbios nos países estrangeiros representados no circuito. O Seminário de Redes de Intercâmbios Culturais também promoverá as relações com a rede Canadá – CPLP, que promove o reconhecimento e a inclusão de organizações artísticas e acadêmicas, criadores e artistas, com foco especial em artistas pretos e pretas, indígenas, LGBTQIA+ e comunidades dos PALOP, tanto no Canadá como no Sul Global. O objetivo é ampliar as oportunidades de negócios e aumentar a visibilidade dos criadores da CPLP com intercâmbio artístico e negócios do setor cultural no cenário global.

 

Nesta edição, apresentaremos o Seminário das Línguas Maternas – Vozes Ancestrais, propondo uma reflexão sobre o apagamento cultural e linguístico por meio das línguas dos povos originários da África e do Brasil.

 

 

Cerimônia de Abertura

XIV Circuito de Teatro em Português

 

14/11 18h (quinta-feira) – 18h – Cerimônia de Abertura com a participação do Grupo de Dança Solidário Guiné-Bissau com o espetáculo “Estrela”

– 19h –  ESTRELA Guiné-Bissau/África

 

 

Programação de 15 a 21 de novembro

Espetáculos + Seminários + Palestra

 

ESTRELA – Guiné-Bissau/África

 

 

Estrela é um espetáculo de música e dança que, partindo da premissa da estrela, constrói uma narrativa teatral que questiona e provoca o subconsciente, retratando uma realidade em constante tumulto. Através da expressividade do corpo, “Estrela” oferece uma polifonia de ideias que exploram a essência e a resistência do povo africano, ao mesmo tempo que destaca a valorização da consciência negra. A peça convida o público a refletir sobre as lutas e conquistas do povo da Guiné-Bissau, numa viagem de forte impacto emocional e simbólica.

 

15/11 – 19h (sexta-feira) –  Guiné-Bissau/África

 

17/11 – 16h (domingo) – Guiné-Bissau/África

 

20/11 – 19h (quarta-feira) – Guiné-Bissau/África

PÉS NA ESTRADA – Dragão 7 – São Paulo/Brasil

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O espetáculo “Pés na Estrada” são três palhaços que estão com os pés na estrada: Casimira, Bob e Bu, por onde passam levam alegria e diversão. No meio da viagem param para descansar. A partir daí, acontecem confusões e peripécias, pois cada um tem o seu próprio jeito de fazer as coisas, mas no fim descobrem que fazer as coisas juntos é muito mais gostoso e proveitoso! Utilizando objetos inusitados e brincadeiras para promover um jogo interessante e instigar a imaginação do espectador, viaja pelo mundo da imaginação e universo do circense. Em suas características peculiares, cada palhaço tem uma personalidade diferente, eles fazem juntos uma trama divertida e emocionante, embalando o público em suas histórias emocionantes nessa aventura.

 

Ficha Técnica

Atores: Ailton Rosa, Daniel Dhemes e Humberto Fittipaldi.

Percussão: Daniel Dhemes

Figurinos: Marli Bortoletto

Trilha original: Ricardo Herz

Treinamento de teatro de objetos: Ailton Rosa

Preparação Corporal: Leticia Bortoletto

Direção: Creusa Borges.

Pés na Estrada /Linguagem: Mímica e Palhaçaria.

Faixa Etária: a partir dos 06 anos / Livre

Tempo de Duração: 60 minutos

 

15/11 – 16h – (sexta) – São Paulo/Brasil

 

16/11 – 16h – (sábado) – São Paulo/Brasil

 

17/11 – 16h – (domingo) – São Paulo/Brasil

 

21/11 – 10h – (quinta) – São Paulo/Brasil

 

 

À MESA – Nelson Monforte Theatre – Lisboa/Portugal

 

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O espetáculo “À Mesa” (Last Supper) foi criado a partir dos cadernos “O Codex Forster I, II, III de Leonardo da Vinci. Um dos mais importantes e versáteis artistas da Renascença italiana, que dominou vários campos do saber; sobre a resiliência e impacto do povo hebreu na história da humanidade. O homem ocupa, situa, prepara, serve, põe, senta-se, sobe, deita-se, vira a mesa.

É um convite à reflexão sobre a história da Humanidade e da Liberdade. Sobre a questão intelectual, sobre o populismo, a manipulação e a escravatura das massas. O que é o Poder? Por que lutamos pela Liberdade pelos Direitos e Igualdades? Ignorância, incerteza, perplexidade, inveja, raiva – Leonardo é um excelente observador e analista que sabe penetrar psicologicamente e capturar no indivíduo gestos e expressões. A sociedade inteira está em turbulência, em tumulto: “Um de vós vai-me trair” Quem é o traidor? Onde está o inimigo? Qual é a razão de todos os males? Martin Luther King, numa frase de valor inestimável: “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”.

O espetáculo transporta o caráter crítico, construtivo, e inventivo de Leonardo da Vinci para os nossos dias: “Que assuntos importantes queremos colocar em cima da Mesa?”

 

Ficha Técnica

Elenco: Nelson Monforte, Gonçalo André e Anderson Oliveira

David Oliveira e Robert (Produtores)

Indicação: 14 anos

Duração: 60 minutos

 

 

15/11 – 19h – (sexta) – Lisboa/Portugal

 

16/11 – 19h – (sábado) – Lisboa/Portugal

 

16/11 – 18h às 19h – (sábado) – Master Class – Meeting- Actor – Lisboa/Portugal

16/11 – 20h – (sábado) – Espetáculo À MESA – Lisboa/Portugal

 

 

 

LENA E BOESMAN – KOFUKOLO5 – Angola/África

 

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O espetáculo “Lena e Boesman” é uma criação a partir do texto teatral Boesman e Lena do dramaturgo sul-africano Athol Fugar. A trama é ambientada nas planícies lamacentas de Swartkops, nos arredores de Port Elizabeth, no Cabo Oriental. A peça apresenta duas personagens principais, um homem e uma mulher “Negros”, que caminham de uma favela para outra.

A história explora o impacto do apartheid na vida desses indivíduos, mostrando como as políticas racistas e opressivas da época afetavam profundamente suas existências.

O espetáculo oferece uma visão intensa e íntima das lutas pessoais e psicológicas enfrentadas por aqueles que viviam sob o regime do apartheid na África do Sul.

 

Ficha Técnica

Atores: Meirinho Mendes, Isabel André e Virgílio Kapomba

Encenação: Meirinho Mendes/ Raul do Rosario

Técnico som luz e cenografia: Ariovaldo Fragata

Texto: Athol Fugar

Dramaturgia: Mena Abrantes

Guarda Roupa: Meirinho Mendes

Indicação: 14 anos

Duração: 60 minutos

 

 

15/11 – 19h  (sexta) – Angola/África

 

16/11 – 19h  (sábado) – Angola/África

 

 

A MARAVILHOSA HISTÓRIA DO SAPO TARÔ BEQUÊ –  Associação dos Artistas Cênicos do Amazonas Arte e Fato-  Amazônia/Brasil

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A trama do espetáculo “A Maravilhosa História do Sapo Tarô Bequê” gira em torno de um desejo do sapo Tarô Bequê em virar ser humano. Assim, o Pai do Mato, Cainhamé, põe fim nas suas aflições, transformando-o em gente. Em seguida, cria sua companheira, a Moça Juruti da folha do tajá, mas, ela só aceita casar-se quando tiver. o fogo para cozinhar, levando Tarô Bequê ao temível encontro com o feiticeiro Urubu-Rei, guardião do fogo, e sua fiel escudeira, a cozinheira Mucura.

Encenada pela primeira vez há quase 50 anos, a conhecida obra do dramaturgo Márcio Souza, que há 25 anos promove cultura e arte do Amazonas para o Brasil e o mundo.

 

Ficha Técnica

Atores: Israel Castro – Sapo Tarô Bêque, Karol Medeiros – Juruti Michel Guerrero – Mucura e Missionária Paulo Altallegre 1 Idelson Mouta | Mário Jorgi Urubu Rei Acácia Mié – Cobra SurUcucu Leonel Worton – Cainhamé Coro

Coreográfico: Mário Jorgi Sam Keiwen Miro Messa

Eduardo Oliveira

Músicos: Alan Jones

Percussão: Jeferson Silva –

Efeitos e flautas Regina Santos

Produção Executiva: Associação dos Artistas Cênicos do Amazonas –

ArteFato. (AACA)

Indicação: livre/ Infanto-juvenil

 

 

16/11 – 16h – (sábado) – Amazônia/Brasil

 

17/11 – 15h  (domingo) – Amazônia/Brasil

 

20/11- 15h  (quarta) – Amazônia/Brasil

 

 

 

MONÓLOGO DA PROSTITUTA NO MANICÔMIO – M’bêu ou a Associação de Cultura, Arte e Teatro (MACART) –  Moçambique/África

 

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O Monólogo da prostituta no manicômio (ou Monólogo da puta no manicômio) é uma peça teatral que conta a história de uma prostituta que está a ser interrogada por uma médica. A personagem

conta sua trajetória de vida, revelando que tem plena consciência de seu estado e que, mesmo

reconhecendo-se como morta/viva, encontra forças para reagir diante de seus opressores. A partir do

seu depoimento, revela-se a trajetória de uma vítima de violência de género ao longo de toda uma

vida.

A produção da peça surge no âmbito de violações e assassinatos de mulheres um pouco por todo o

país mas com maior destaque para a cidade da Beira, na província de Sofala.

 

Ficha Técnica:

Interpretação – Yolanda Fumo

Direcção – Isabel Jorge

Cenografia – Evaro de Abreu

Trilha sonora – Lenna Baule

Classificação: 14 anos

Duração: 45 minutos

 

 

17/11 – 19h  (domingo) – Moçambique/África

 

19/11 – 19h  (terça) – Moçambique/África

 

SANKOFA! – André D’Lucca –  São Paulo/Brasil

Release

O espetáculo Sankofa! é inspirado nos legados do Teatro Experimental do Negro (TEN) e na filosofia de “Sankofa”, com texto e interpretação do ator André D’ Lucca, que conduz por uma experiência teatral única, repleta de cores, ritmos e emoções. Serão apresentados desde os tambores sagrados aos contos ancestrais. Cada cena é importante, pois transporta para um universo rico em simbolismo e significado.

“Entre danças hipnotizantes, cantos ancestrais e narrativas poderosas, somos lembrados da importância de honrar e preservar nossas raízes, como um ato de amor e respeito por aqueles que vieram antes de nós”, destaca André D’Lucca, que está fazendo sucesso em sua página do Instagram, por tratar seriamente o letramento racial, que nada mais é do que um processo de reeducação racial com conteúdo rico em histórias e práticas, no intuito de desconstruir formas de pensar e agir naturalizadas e normalizadas socialmente, em relação a pessoas negras e pessoas brancas.

 

Ficha Técnica

Texto e produção: André D’Lucca

Direção: Mawusi Tulani
Elenco: Ana Cacimba, André D’Lucca, Débora Fernanda e Kandele Figurino e cenário: Jean Guaré

Iluminação: Dener Brito

Fotográfica: Fábio Motta

Duração: 55 min.

Indicação: 14 anos

Duração: 60 minutos

 

 

18/11 – 19h  (segunda) – São Paulo/Brasil

 

19/11 – 19h  (terça) – São Paulo/Brasil – Palestra “Letramento Racial”

19/11 – 20h  (terça) – São Paulo/Brasil  – Espetáculo Sankofa!

 

20/11 – 19h  (quarta) – São Paulo/Brasil

 

O PORTAL ENCANTADO – TEATRO PARA BEBÊS – Dragão 7 – São Paulo/Brasil

 

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O Portal Encantado apresenta a criação do Universo a partir do Átomo e suas combinações, dando origem à matéria. A viagem passa pelo surgimento das estrelas, das galáxias, dos planetas, da Terra, das florestas e do homem.

Explorando os efeitos de luzes e cores, a apresentação chega à Floresta Amazônica, trazendo para os pequeninos a exuberância de sua fauna e flora; apresentando-lhes os indígenas, além de mitos, lendas e seres da Amazônia como o Boto, o Curupira, o canto do Uirapuru, a Arara Azul e a Boiuna, a cobra grande.

 

Ficha Técnica:

Ideia Original e Direção Creuza F Borges

Assistente de Direção e Direção de Bonecos Ailton Rosa

Elenco: Marisa Mainarte e Creuza F Borges

Direção de Movimento Júnior Lima

Desenho de Luz César Pivetti

Técnico de Som: Ailton Rosa

Técnico de Luz Sérgio Portella

Criação Cenográfica Lucas Luciano e Sérgio Portella

Produção de Bonecos e Adereços Lucas Luciano Equipa Tetê Ribeiro, Vivian Oliveira, Silas Caria, Sidnei Caria e Ailton Rosa.

Classificação: 06 meses aos 6 anos

Duração: 40 minutos

 

17/11 – 11h  (domingo) – São Paulo/Brasil

19/11 – 11h  (terça) – São Paulo/Brasil

 

 

 

SEMINÁRIO DA REDE DE INTERCÂMBIO CULTURAL

 

18/11 – 14h – 18h  (segunda) – Seminário da Rede de Intercâmbio Cultural

 

Com participação dos Palestrantes:

– Joaquim Matavel – Moçambique/África

– Adérito Bento da Silva – Angola/África
– Simão Carlos Con-No – Guiné-Bissau/África

– Raul Resende – Angola/África

– Creuza Borges – São Paulo/Brasil

– Nelson Monforte – Lisboa/Portugal

Mediação – Cassia Andrade – Portugal/Brasil

 

 

SEMINÁRIO DE LÍNGUA MATERNA – VOZES ANCESTRAIS

 

20/11- 15h – 17h  (quarta) 

São Paulo/Amazônia/Angola/Moçambique/Guiné-Bissau

Curadoria – Cassia Andrade e Cristina Takuá

 

 

Com participação:

– Cristina Takuá – Amazônia/Brasil

– Creuza Borges – São Paulo/Brasil

– Simão Carlos Con-No – Guiné-Bissau/África

– Adérito Bento da Silva – Angola/África

– M’Beu – Moçambique/África

– Papi Tupi – Filólogo – São Paulo/Brasil

– Verônica Pinheiro – São Paulo/Brasil (África)

Mediação – Cassia Andrade – Portugal/Brasil

 

 

IDEALIZAÇÃO

SOBRE CREUSA BORGES

Creuza Borges é uma renomada diretora artística, atriz e produtora cultural, com vasta experiência na promoção de intercâmbios culturais e curadoria de festivais. Natural de Lins, SP, ela se destaca no cenário artístico brasileiro e internacional.

Creuza iniciou sua trajetória artística em 1979 no MCTA de São Caetano do Sul com Carlinhos Lira. Trabalhou com diretores renomados como Jamil Dias, Carlos Alberto Soffredini, Zé Celso e Pascoal da Conceição. Ingressou no Núcleo Estep em 1988 e, em 1989, juntou-se ao Grupo Dragão 7, assumindo a direção artística em 1994. Contribuições Artísticas Desde 1989, Creusa é Diretora Artística do Grupo Dragão 7 em São Paulo.

Entre os espetáculos notáveis sob sua direção estão: Aquário! Espetáculo Afrofuturista (2020) O Portal Encantado – Teatro Para Bebês (2019), Deus Lhe Dê Em Dobro (2019), baseado na obra de Sérgio Mabombo Pés Na Estrada (2017), espetáculo de rua e circo-teatro Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente (2010) O Mundo Mágico de Ooohs!!! (2011), musical com o rapper Dexter Festival Circuito de Teatro em Português Creuza criou o Festival Circuito de Teatro em Português em 2003, que reúne artistas de nove países de língua portuguesa.

Atualmente, está na sua 14ª edição. Participações Internacionais Ela colaborou com diversos festivais internacionais, incluindo: Mostra Luso-Brasileira em Arcos de Valdevez, Portugal Festival Internacional de Teatro, Fazer a Festa no Porto, Portugal Festival Internacional de Teatro de Inverno (FITI) em Maputo, Moçambique I Festival Ibero-Americano de Teatro no Memorial da América Latina, São Paulo Prêmio Creusa Borges recebeu o prêmio da 2ª Edição do Prêmio Brasil Criativo na categoria Teatro pelo Circuito de Teatro em Português.

Em 2024, Creuza ingressará na rede Canada – PALOP, representando o Brasil e promovendo a cultura da língua portuguesa globalmente.


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