Ícone do site Dica de Teatro

Quando a criatividade pode ser aliada da sua vida financeira

Meta Description: Já pensou em usar a sua criatividade para fazer um bom planejamento financeiro? Então aprenda a usar essa característica como aliada!

Texto:

Foto: Pixabay

Você se considera uma pessoa criativa? Sabia que essa característica pode auxiliar, também, a sua vida financeira?

Nesse texto, vou te mostrar como usar a criatividade para organizar o seu orçamento, realizar um objetivo, buscar novas fontes de renda e ainda mais.

Ficou interessado? Então continue essa leitura para aprender tudo sobre este assunto e conseguir organizar contas na crise, além de fazer um planejamento financeiro pessoal.

Cuidar das finanças não precisa ser complicado

Primeiramente, saiba que cuidar das finanças não precisa ser complicado. Muitas pessoas têm medo desse assunto por achar que entender do mercado financeiro envolve fazer contas complexas ou estudar sobre assuntos difíceis.

Porém, você pode cuidar das suas economias com hábitos simples que já farão uma grande diferença no seu dia a dia.

Se você tiver uma empresa, por exemplo, não misture as contas pessoais com as empresariais. Outro hábito simples é controlar suas entradas e saídas mensais, assim como os seus gastos com cartão de crédito. Isso fará você observar os seus principais custos e poderá te auxiliar no momento de realizar um corte de despesas.

Quando a criatividade pode ser aliada das finanças?

Nesse contexto, listei alguns momentos em que a criatividade pode ser aliada das finanças para você conseguir extrair o máximo dessa característica tão positiva.

Para organizar seu orçamento

A criatividade ajuda a organizar o seu orçamento e a fazer um planejamento financeiro pessoal.

A maneira mais comum de registrar e acompanhar os seus custos e receitas é através de uma planilha no computador ou até feita a papel.

Porém, você pode utilizar o método que dê mais certo para você, usando a criatividade para tornar essa tarefa mais leve e divertida.

Existem vários aplicativos de celular, por exemplo, que mostram relatórios, permitem anotações e mostram como andam as suas finanças de forma criativa e personalizada.

Mas você pode usar a técnica que achar mais adequada e adaptável para a sua realidade, como usar envelopes e potes de vidro para organizar as suas finanças.

Para realizar um objetivo

Além disso, use a sua criatividade como aliada na realização de um objetivo. Muitas pessoas usam post-its, por exemplo. E espalham pela casa recados que as auxiliarão na realização de um sonho.

Outras usam quadros de registros e há até quem use o despertador do celular para deixar lembretes do que se deve fazer para realizar um objetivo.

Ou seja, se motive da forma que você achar mais efetiva para utilizar a sua verba de maneira a estar mais perto dos seus sonhos.

Para conseguir poupar

Também use a criatividade para conseguir poupar dinheiro. Economizar uma quantia ao final do mês pode ser um desafio. Por isso, muitas pessoas usam cofres até hoje, para guardar o troco do mercado e aquelas moedinhas que sobram ao final do dia.

Porém, muitas pessoas não andam mais com dinheiro e pagam tudo no cartão de crédito. Se esse for o seu caso, você precisa pensar em maneiras criativas de conseguir economizar a quantia necessária ao final do mês.

Uma opção é, assim que receber o seu salário, já transferir uma parte do dinheiro para um fundo de investimento ou uma conta em que você não retirará a quantia, por exemplo.

Para buscar novas fontes de renda

Uma das melhores maneiras de usar a criatividade é buscar novas formas de renda. Porque criatividade e empreendedorismo andam de mãos dadas. Além disso, essa é uma ótima forma de se livrar de pendências financeiras e conseguir negociar dívidas.

Você pode usar aplicativos para transportar passageiros aos finais de semana, por exemplo. Outra opção é trabalhar como freelancer na internet. Assim, você pode pegar projetos esporádicos de acordo com a sua disponibilidade de tempo.

Outra alternativa é trabalhar com vendas. Você pode produzir doces, artesanatos e vendê-los. Ou até aproveitar aquelas roupas antigas que não usa mais para fazer um brechó.

Uma opção cada vez mais usada pelos brasileiros na atualidade é usar redes sociais como o Youtube para monetizar o conteúdo oferecido, e você também pode aproveitar este recurso.

Em resumo, há uma ampla gama de possibilidades e, através da sua criatividade, você pode pensar em que segmento pode atuar para conseguir uma renda extra de acordo com os seus conhecimentos.

Como estimular a criatividade financeira

Mas, quando falamos em organizar contas na crise, como fazer para estimular a criatividade financeira?

Sabemos que, muitas vezes, demoramos para ter boas ideias. Porém, você pode utilizar algumas técnicas para estimular essa criatividade.

Então, fale com outras pessoas e aprenda, também, com elas. Amigos podem ter ideias que você ainda não pensou e, assim, você pode aprender novos métodos.

Além disso, teste diferentes modelos para entender o que funciona melhor para você. Isso também estimulará ainda mais a sua criatividade e fará aparecer outros caminhos.

Também não se esqueça da importância de ter um momento de ócio para a mente relaxar e você poder refletir. Muitas pessoas têm as melhores ideias quando estão em momentos de distração, como ao tomar banho, por exemplo.

Considerações finais

A criatividade pode ser uma ótima aliada na realização de um planejamento financeiro pessoal.

Ela pode te ajudar a organizar contas na crise, realizar um objetivo, juntar dinheiro e até conseguir uma renda extra.

Assim, teste diferentes métodos e encontre as opções ideais para você para utilizar a criatividade a favor da sua vida financeira.


Sair da versão mobile