Ícone do site Dica de Teatro

Qual a história do violino?

Conhecer a história do violino permite que você possa compreender melhor a respeito de um dos instrumentos mais antigos e populares do mundo. Falaremos a você sobre os violinos e como foram inventados. Veja:

Qual a história do violino?

A história do violino se inicia há mais de 200 anos, quando três famílias iniciaram o processo de confecção do instrumento. Amati, Guarneri e Stradivarius são os responsáveis por darem vida a um dos instrumentos de cordas mais belos do mundo.

 

Durante muitos anos, o violino permaneceu sem modificações. Somente no período de XIX é que passou por uma alteração nas cordas, onde as espessuras foram trocadas.

Como foi inventado?

A inspiração para a criação do violino veio através do Erhu, um instrumento pertencente à China. As cordas ficavam friccionadas através de um arco em que era possível usar um pedaço de “madeira” para tocar o objeto.

 

É muito curioso notarmos que a história do violino ocorreu através da inspiração de outro instrumento, este milenar. De fato, o criador, Gasparo de Salò, fez uma confecção extremamente importante e que mudou por completo o mundo musical.

Quais são as principais características do violino?

Agora que você sabe qual a história do violino, dentre as suas características é notório observar quatro cordas ligeiramente afinadas, agudas e graves que possui um estilo de timbre muito parecido com o soprano.

Como se toca violino?

Tenha em mãos o arco, mantenha o violino apoiado em seu pescoço, o qual ficará preso com ajuda da mandíbula. Defina como será segurado o arco porque a possibilidade de você tocar as cordas ao colocar a parte da crina no meio do cavalete. Lembre-se de tocar sempre com as cordas abertas, ou seja, nada de colocar os dedos sobre elas.

2 dicas de como tocar violino?

É comum não saber como tocar violino nas primeiras vezes, pois exige uma enorme prática e paciência. Com boas dicas, você aprenderá a tocar o instrumento aos poucos e sem esquecer da importância de treinar continuamente.

Arco do violino

Como primeira dica, saiba que o ideal é que o seu arco toque sempre e somente nas cordas ao gerar uma fricção. Faça uma pressão e realize o movimento de puxar arco sempre de forma reta e junto ao cavalete do instrumento. Mantenha a sua mão totalmente distante do braço do seu violino.

Posição certa

Segure primeiro o arco, em que deve ser pego com leveza mas com a mão parcialmente fechada. Em seguida, se posicione de forma ereta, peito totalmente virado para frente, pernas semi-abertas. Coloque o violino em cima de sua clavícula esquerda, e use o ombro como um leve apoio. Deixe-o inclinado para a direita e não esqueça de prendê-lo para não escapar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Meta Descrição: Quer saber qual a história do violino? Contaremos como foi inventado, como se deve tocar, e duas dicas para auxiliar neste primeiro processo!


Sair da versão mobile