Ícone do site Dica de Teatro

Projeto No Brasil é Mais Legal faz releitura de Romeu e Julieta, à mineira

 

 

No Brasil é Mais Legal promove releitura de clássicos

através de peças teatrais com sotaques do Brasil

 

Em 8 meses, 12 apresentações gratuitas embaladas por trilha musical orquestrada ao vivo entregam cultura popular como entretenimento

Imagine se contos de fada, histórias que ouvimos desde crianças, trouxessem identificação com o sotaque, a cultura e o modo de vida de cada pessoa que ouvisse. Imaginou?

Agora vem assistir, porque foi exatamente esta a inspiração do projeto “No Brasil é Mais Legal”, o Projeto prevê a realização de 3 espetáculos teatrais infantis – Cinderela de Cordel, Goiabada com Queijo e João e Maria, Uma Aventura Diferente. Serão 4 apresentações de cada peça em 3 municípios de São Paulo: Osasco, Diadema e Itapecerica da Serra, em teatros públicos e espaços culturais, com entrada gratuita.

Em setembro, o projeto vai trazer Goiabada com Queijo, uma releitura à mineira de Romeu e Julieta, de Shakespeare. A peça será apresentada no Teatro Clara Nunes em Diadema, e no Teatro do Conservatório Villa Lobos, do FITO, em Osasco.

Os textos dos clássicos adaptados para a cultura brasileira são de autoria de Roberto Gotts, ator, diretor de teatro e dramaturgo com textos publicados e adaptações para o cinema registrados na SBAT, Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Com 40 anos de carreira, Gotts cederá os direitos autorais das obras para a realização do projeto e cabe a ele a direção do elenco.

A trilha dos espetáculos contará com a presença ao vivo do Maestro Ederlei Lirussi. Músico trompetista, arranjador, entusiasta do cancioneiro brasileiro e pesquisador musical, ele trabalhou com Sidney Magal, Grag Queen, Maria Alcina, Gloria Groove, Altemar Dutra Junior, entre outros, e vai reger uma pequena orquestra que vai dar o tom dos espetáculos, interagindo com os atores.

Além de oferecer releituras de clássicos do teatro mundial abrasileirados para crianças, o projeto ergue a bandeira da acessibilidade, identificando as diferentes necessidades de acessibilidade dos teatros, a fim de acolher pessoas com deficiência física, visual, auditiva, cognitiva ou outras necessidades específicas. Para isso os espaços oferecem rampas de acesso, banheiros acessíveis e haverá sessões com sinalização em Braille.

 

 

Acompanhe abaixo a programação a partir de setembro:

GOIABADA COM QUEIJO

07 e 08 de setembro – 15hs

Teatro Clara Nunes – Diadema

Rua Graciosa, 300

Capacidade: 377 assentos

Entrada Gratuita

 

14 e 15 de setembro – 15hs

Teatro do Conservatório Villa Lobos (FITO) – Osasco, SP

Rua Camélia, 26 –

Capacidade: 321 assentos

Entrada Gratuita

 

 

Sinopse

Inspirado no clássico Romeu e Julieta de Shakespeare, Goiabada com Queijo conta a divertida história de Pedro Queijo e Maria Goiabada que não podem ficar juntos por intolerância das famílias. Mesclando a mineirice de Guimarães Rosa com o Circo, o espetáculo mostra como surgiu a sobremesa mais famosa da culinária mineira com o doce da goiabada e o salgadinho do queijo mineiro.

As famílias do Goiabas e dos Queijos não se dão bem. Vivem brigando por qualquer motivo. Até que um dia, Pedro Queijo e Maria Goiabada se apaixonam loucamente. Dona Goiaba, que não aceita a união entre os dois, resolve casar a filha com João Pimenta. Ao ver seu amor ameaçado, Pedro Queijo e Maria Goiabada bolam um plano, mas para isso terão de enfrentar as famílias.

Apoio: Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria de Cultura, Economia e Industria Criativa, O Governo Federal, Ministério da Cultura, Lei Paulo Gustavo.

Elenco: Gustavo Fló, Mariana Fakiani, Luiz Fernando Colombelli, Samya Peruchi, Diego Gonçalvez , Vinícius Silvestre, Tiago Carreira.

Texto e direção: Roberto Gotts.

 

 

JOÃO E MARIA, UMA AVENTURA DIFERENTE

Local e horários a confirmar (a partir de novembro)

Sinopse

Inspirado na clássica história dos irmãos Grimm, o espetáculo traz João e Maria para uma realidade atual, a preservação da natureza e seus benefícios. Ambientado no cenário regional brasileiro, o espetáculo pretende conscientizar a criança sobre a importância do verde para o equilíbrio climático, assim preparando uma nova geração mais responsável que possa cuidar melhor do nosso planeta.

Os Irmãos João e Maria resolvem desobedecer a seu pai e se embrenham na Mata Escura. Segundo o que se conta, todo mundo que entra nessa mata não volta mais. Na Mata, os dois irmãos descobrem que um bruxo terrível está desmatando as áreas verdes. Conhecem Turíbio, um pássaro em extinção que descreve a tristeza de viver num lugar sem verde. João e Maria decidem enfrentar o tal Bruxo e salvar a mata.

Apoio: Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria de Cultura, Economia e Industria Criativa, O Governo Federal, Ministério da Cultura, Lei Paulo Gustavo.

Elenco: Diego Gonçalves, Helena Gonçalves, Gabriela Cavenaghi e Vinícius Silvestre.

Ator Convidado –Tony Germano (ator de “Alguma Coisa Podre”, dentre outras peças)

Texto e direção: Roberto Gotts.

 

No Brasil é Mais Legal

 


Sair da versão mobile