Ícone do site Dica de Teatro

Programação do Museu do Ipiranga para Primavera dos Museus

Museu do Ipiranga participa da Primavera dos Museus com oficinas e visitas com recursos multisensoriais e Libras
“Museus, acessibilidade e inclusão” é o tema da 18ª edição do evento organizado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Atividades do Museu do Ipiranga ocorrem de 25 a 29/9 e atendem visitantes surdos e cegos

 

 

Representação tátil presente no Museu do Ipiranga Crédito: Heloisa Bortz

 

Link para imagens: Fotos acessibilidade Museu do Ipiranga 

 

O Museu do Ipiranga participará da 18ª Primavera dos Museus, que ocorre de 23 a 29/9, oferecendo uma programação com visitas em Libras e oficinas com recursos multisenssoriais. Nesta edição, o evento nacional abordará o tema “Museus, acessibilidade e inclusão”, assunto que já permeia toda a atuação, espaços e exposições do Museu Ipiranga, desde sua reabertura em 2022.

 

A Primavera dos Museus é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) anualmente em todo o Brasil para fortalecer a relação entre as instituições culturais e a sociedade, valorizando o patrimônio cultural brasileiro.

 

As atividades oferecidas pelo Museu do Ipiranga foram desenvolvidas para receber visitantes surdos e cegos. A participação é gratuita, com inscrições até o dia anterior a cada atividade.

 

Confira a programação completa do Museu do Ipiranga: 

 

Visita “Para tocar: exploração dos recursos multissensoriais nas exposições do

Museu do Ipiranga”

Datas: 25 e 29/9 às 10h30

Vagas: 10

Ponto de encontro: em frente à Bilheteria (Piso Jardim)

Classificação etária: acima de 15 anos

A visita irá explorar as exposições “Para Entender o Museu” e “Uma História do Brasil” de forma interativa, a partir de recursos multissensoriais, como reproduções de obras de arte e fotografias, maquetes e objetos disponíveis para o toque. Inscrição on-line

 

Visita em Libras “Gênero, objeto e representação”

Datas: 26/9 às 15h | 29/9 às 10h30

Vagas: 10

Ponto de encontro: em frente à Bilheteria (Piso Jardim)

Classificação etária: livre

Os participantes serão convidados a investigar as obras de arte e objetos do dia a dia para entender os papéis sociais dos homens e mulheres no final do século 19 e início do 20. Refletirão também se essas expectativas ainda fazem sentido hoje. A visita vai acontecer nas exposições “Casas e Coisas”, “Uma História do Brasil” e “Sentar, Guardar, Dormir: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em Diálogo”. Inscrição on-line

 

Visita em Libras “Corpo e trabalho”

Datas: 25/9 às 15h | 29/9 às 15h

Vagas: 10

Ponto de encontro: em frente à Bilheteria (Piso Jardim)

Classificação etária: livre

A visita irá explorar como os movimentos do corpo se relacionam com os instrumentos específicos de cada profissão. Também refletirá sobre os processos de produção e trabalho, comparando com a realidade atual. A visita vai acontecer nas exposições “Sentar, guardar, dormir: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em Diálogo”, “Mundos do Trabalho” e “Uma História do Brasil”.

Inscrição on-line

 

Oficina Sons da vitalidade

Data: 28/09 às 14h

Vagas: 15

Ponto de encontro: em frente à Bilheteria (Piso Jardim)

Classificação etária: a partir de 7 anos

Os participantes serão convidados a criar instrumentos musicais usando objetos do dia a dia para construir uma narrativa sonora sobre a natureza e seus elementos. Inscrição on-line

 

Seminário “Mobiliário brasileiro em questão: acervos, pesquisas e curadoria”

Data: 28/9, 14h às 18h

Com tradução em Libras

No mesmo período, em 28/9, às 14h, será lançado o catálogo da exposição “Sentar, guardar, dormir: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em diálogo”. Na ocasião, os curadores Paulo Garcez Marins e Maria Aparecida de Menezes Borrego, diretor e vice-diretora do Museu Paulista, e Giancarlo Latorraca, arquiteto e diretor do Museu da Casa Brasileira de 2008 a 2023, farão uma apresentação sobre o tema. Em seguida, Maria Cecilia Loschiavo falará sobre o seu livro “Tradição e modernidade no móvel brasileiro”, que também será lançado no evento. Ao final, haverá uma sessão de autógrafos.

Inscrição on-line

 

Museu do Ipiranga – USP

O Museu do Ipiranga é uma das sedes do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, que também agrega o Museu Republicano de Itu. É um dos mais completos e modernos museus da América Latina, com 49 salas expositivas no edifíciomonumento, abrigando 11 exposições de longa duração que apresentam um panorama da História e da cultura material brasileira. São elas: “Passados imaginados”, “Uma História do Brasil”, “Para entender o Museu”, “Casas e coisas”, “Mundos do trabalho”, “Territórios em disputa”, “Ciclo curatorial – coletar”, “Ciclo curatorial – catalogar”, “Ciclo curatorial – conservar”, “Ciclo curatorial – comunicar” e “A cidade vista de cima”. O Museu também conta com uma sala expositiva no Piso Jardim, pronta para receber exposições temporárias que articulam os conteúdos presentes no edifício-monumento a temas da atualidade.

 

A acessibilidade é tema estratégico do Museu, que busca ser inclusivo para todas as esferas da sociedade. Os recursos acessíveis figuram em todos os pavimentos do edifício, integrados às exposições.

 

A gestão do Museu do Ipiranga é feita pela direção do Museu Paulista, com suporte da Fundação de Apoio ao Museu Paulista (FAAMP).

 

O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.

Site
Instagram
Facebook

Linkedin

 

Sobre a Shell Brasil:

Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

 

SERVIÇO

 

Primavera dos Museus no Museu do Ipiranga

Data: 23 a 29/9

Local: Museu do Ipiranga

Endereço: Rua dos Patriotas, 100

Participação nas atividades é gratuita

Inscrições: Link

Prazo para inscrição: dia anterior a cada atividade

 

 

Como chegar:

 

Transporte público: De metrô, há duas estações próximas ao Museu, ambas da linha 2, verde: Alto do Ipiranga (30 minutos de caminhada) e Santos-Imigrantes (25 minutos a pé). A linha 710 da CPTM tem uma parada no Ipiranga (20 minutos de caminhada).

 

Principais linhas de ônibus: 4113-10 (Gentil de Moura – Pça da República), 4706-10 (Jd. Maria Estela – Metrô Vila Mariana), 478P-10 (Sacomã – Pompeia), 476G-10 (Ibirapuera – Jd.Elba), 5705-10 (Terminal Sacomã – metrô Vergueiro), 314J-10 (Pça Almeida Junior – Pq. Sta Madalena), 218 (São Bernardo do Campo – São Paulo).

 

Pessoas com deficiência em transporte individual: na entrada da rua Xavier de Almeida, nº 1, há vagas rotativas (zona azul) em 90°. Para quem usa bicicleta, foram instalados paraciclos na área do jardim.

 

Para quem usa bicicleta, há paraciclos próximos aos portões da R. Xavier de Almeida e R. dos Patriotas.

 

Patrocinadores e parceiros:

Mantenedor: EDP, Shell, Vale

Patrocínio Master: Bradesco e Itaú

Patrocínio Ouro: Comgas, EMS, Sabesp, Santander

Patrocínio Prata: Caterpillar

Empresas parceiras: Atlas Schindler, Dimensional, Nortel, PWC, Singer, Too segurosParceria de mídia: Estadão, Instituto Bandeirantes, JC Decaux, Revista Piauí, Uol

 

 

 

 


Sair da versão mobile