Ícone do site Dica de Teatro

Programação cultural do Polo Educacional Sesc destaca história de Maria Firmina dos Reis

Espetáculo teatral e mediação cultural têm como tema a vida e obra da escritora

 

Espetáculo “Maria Firmina dos Reis: uma voz além do tempo”. Fotógrafo: Rafael Sérgio.

 

Teatro, circo, dança e literatura fazem parte da programação de outubro do Centro Cultural do Polo Educacional Sesc, no Rio de Janeiro. Nesse mês, o espaço volta a receber as atividades do circuito Palco Giratório, projeto de difusão e intercâmbio de artes cênicas, que apresentará ao público três espetáculos que estão em circulação pelo país. O Arte da Palavra também marca presença na programação, com uma atividade do Circuito Oralidades, voltada a atividades de veiculação oral da literatura.

 

A vida e obra da primeira mulher negra a publicar um romance no Brasil é tema de um dos espetáculos que passa pelo palco do Centro Cultural. “Maria Firmina dos Reis: uma voz além do tempo”, com o Núcleo Atmosfera de Dança-Teatro, do Maranhão faz uma releitura da trajetória da escritora, símbolo de resistência e da luta contra a escravidão. As apresentações serão nos dias 23 e 24 de outubro. O grupo maranhense também realizará a “Oficina de danças populares maranhenses” para quem quiser fazer um mergulho na cultura do estado. Ainda no circuito Palco Giratório serão exibidos os espetáculos “O Equilibrista”, com a Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas, do Distrito Federal; e “Circo de los Pies”, com La Luna Cia De Teatro, de Santa Catarina.

 

Maria Firmina também é tema de outra atração: a mediação cultural “Liberte a história de uma mulher incrível”, com Isabela Vique e Rosangela Marinho. A atividade consiste em libertar da gaiola a biografia de uma mulher que teve grande influência nas conquistas sociais do nosso país e terá como história principal a da escritora. A partir dessa roda de conversa, outras histórias de mulheres incríveis serão disponibilizadas na gaiola, para quem quiser libertar e levar para casa.

 

Na área de literatura, o público terá um encontro com o compositor, ativista cultural e escritor piauiense Ithalo Furtado, que compõe a programação do circuito literário Arte da Palavra. Idealizador do projeto colaborativo Carnavalhame, Ithalo tem quatro livros publicados, sendo Meu nome agora é uma cidade devastada o mais recente, pela editora Urutau (2020). Como compositor, tem parcerias com artistas como Phillip Long, Roberta Campos e Aline Lessa. Em 2018, criou a intervenção de rua Escuto Histórias, Escrevo Poemas.

 

Localizado em Jacarepaguá, na Av. Ayrton Senna, 5.677, no Rio de Janeiro, o Polo Educacional Sesc oferece estacionamento gratuito, sujeito à lotação, para melhor comodidade dos participantes. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis para retirada uma hora antes do início da programação, na bilheteria do teatro.

 

Programação de Outubro

 

03/10 – 18h50 – Caminhos da longevidade e do envelhecimento, com Bruno Floriano, Ciane Rodrigues, Rita Martorelli e Tiago Félix (RJ) (Mediação cultural)

 

03/10 – 20h – Maio, antes que você me esqueça, com Cangaral Produções Artísticas (MG) (Teatro) 

 

09/10 – 15h – Arte da Palavra – Circuito Oralidades, com Ithalo Furtado (PI) (Literatura)

 

10/10 – 20h – Palco Giratório – O Equilibrista, com Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas (DF) (Teatro)

 

10/10 – 9h50 / 17/10 – 18h50 – Diversidade, deficiência e capacitismo: mediação para uma educação acessível, com Fabrício Moser (RJ)

 

16/10 – 15h / 17/10 – 20h – Palco Giratório – Circo de los Pies, com La Luna Cia. de Teatro (SC) (Circo)

 

18/10 – 20h – Pensamento Giratório – Diálogos entre arte e deficiência, com Cia. La Luna de Teatro (SC) (Palestra)

 

22/10 – 14h – Palco Giratório – Oficina de danças populares maranhenses, com Núcleo Atmosfera de Dança-Teatro (MA) (Oficina)

 

22/10 – 13h30 / 24/10 – 18h50 – Liberte a história de uma mulher incrível, com Isabela Vique e Rosangela Marinho (RJ) (Mediação Cultural)

 

23/10 – 15h / 24/10 – 20h – Palco Giratório – Maria Firmina dos Reis: uma voz além do tempo, com Núcleo Atmosfera de Dança-Teatro (MA) (Dança)

 

31/10 – 20h – Descentralização da cena teatral carioca: cruzamento de olhares e construção de caminhos, com Lino Rocca (Rede Baixada em Cena) e André Avram (Ser Cidadão– ZO) (Palestra)

 

A programação completa está disponível em Link


Sair da versão mobile