Ícone do site Dica de Teatro

Podcast comemorativo dos 70 anos da Osesp está disponível na íntegra

12/nov

PODCAST QUE CELEBRA OS 70 ANOS DA OSESP PODE SER OUVIDO NA ÍNTEGRA NAS PLATAFORMAS DE ÁUDIO

Dividido em sete episódios, ‘Aqui a música toca | Osesp 70 anos’ estreou no dia 10 de setembro e comemora as sete décadas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, contando histórias desde sua criação até a construção da Sala São Paulo e o momento atual.

Parte das celebrações das sete décadas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, completados em 13 de setembro de 2024, o podcast Aqui a música toca | Osesp 70 anos já está inteiramente disponível nas principais plataformas de áudio – inclusive no canal oficial da Orquestra no YouTube.

Com narração da jornalista e apresentadora Sandra Annenberg, a série em áudio explora a história, a trajetória, os desafios e as conquistas desta que hoje é considerada a maior orquestra do Brasil. Tudo isso contado — e tocado — por músicos da Osesp e convidados especiais no palco da Sala São Paulo. São ao todo sete episódios, lançados semanalmente entre 10/set e 22/out nas principais plataformas de áudio e no YouTube.

Foram mais de 10 profissionais atuando para a concretização do podcast, entre a equipe da Ser Sonoro, a produtora responsável, e profissionais da Fundação Osesp (ficha técnica abaixo).

Para escolher onde prefere escutar os episódios, basta clicar neste link.

Saiba mais sobre cada episódio:

Intitulado Nasce uma orquestra brasileira, o primeiro episódio de Aqui a música toca foi lançado no dia 10/set e revisita as duas primeiras décadas da Osesp, época marcada por bastante instabilidade. O concerto de inauguração da Orquestra, regido pelo maestro Souza Lima no Teatro Cultura Artística, em São Paulo, ocorreu em 1953. Mas a oficialização da Osesp só foi assinada um ano depois, pelo então governador do Estado, Lucas Nogueira Garcêz. Um ato formal que funcionou mais no papel do que na vida real: o segundo concerto só aconteceria uma década mais tarde. La Valse, do francês Maurice Ravel, nos ajuda a relembrar e traduzir em música os primeiros anos da Orquestra.

No segundo episódio, Os anos de persistência (17/set), conhecemos mais sobre a chegada do maestro Eleazar de Carvalho à Osesp, e seu sonho de transformá-la em uma referência para a música clássica no Brasil. Escutamos o relato do spalla Emmanuele Baldini sobre os desafios da vida de artista, os aprendizados constantes e a busca por perfeição. Para ilustrar essa história, o violinista toca trechos de Sheherazade, de Rimsky-Korsakov.

As afinações de uma orquestra (24/set) é o título do episódio três. Para que a música soe bem, não basta que os instrumentos estejam afinados. É preciso que exista também afinação entre as pessoas, entre as formas de trabalho, entre a orquestra e o poder público e outras tantas variáveis. Este capítulo aborda os anos do maestro John Neschling, quando a Osesp passou por uma série de “afinações” essenciais para transformá-la na potência que é hoje.

No quarto episódio, Uma nova casa para a música (01/out), conhecemos mais sobre a sede da Osesp, a Sala São Paulo, uma joia improvável que une arquitetura estonteante e tecnologia acústica de ponta. É possível ouvir sobre as coincidências e desafios superados para transformar o jardim de inverno abandonado de uma antiga estação de trem na melhor sala de concertos da América Latina.

A Fundação Osesp nasce para ser o sustentáculo administrativo da Orquestra e logo se desdobra em diferentes braços de atuação, sempre com foco na música. Na quinta parte do podcast, A Osesp além da Osesp (08/out), é possível conhecer algumas dessas iniciativas, como os quatro coros, a Editora, a Academia e a Sala São Paulo Digital. Juntas, elas mostram que a Osesp é mais do que uma Orquestra: ela é um tema com essenciais variações.

Maestros e maestras são o elo entre compositores e orquestras. São os responsáveis por traduzir os desejos e sentimentos expressos nas partituras. O capítulo seis, Todos os olhos na batuta (15/out), apresenta os nomes que lideraram a Osesp no passado e conversa com o atual Diretor Musical e Regente Titular do grupo, Thierry Fischer, para saber como ele trabalha e entender de que forma diferentes maestros interpretam a sinfonia possivelmente mais conhecida de toda a música clássica.

Finalmente, em Antes do terceiro sinal (22/out), é noite de concerto na Sala São Paulo. O último episódio da primeira temporada do podcast visita a casa da Osesp para escutar quem geralmente fica em silêncio durante os concertos, mas é parte essencial de tudo o que acontece uma vez que o palco está pronto: os frequentadores, assinantes e fãs da Orquestra. São histórias emocionantes de quem tem a música clássica como trilha sonora de suas vidas.

FICHA TÉCNICA – AQUI A MÚSICA TOCA | OSESP 70 ANOS

Apresentação: Sandra Annenberg
Criação e direção: Fernando Cespedes
Roteiro e reportagem: Laura Ming
Desenho de som e mixagem: Thomaz Magalhães
Som direto: Rafael Veríssimo
Coordenação de produção: Giovana Amano
Edição de diálogos: Davi Donato
Vozes adicionais: Samira Carvalho, Cesar Tunas e Fernando Cespedes
Supervisora de audiovisual (Fundação Osesp): Carolina Baliviera
Produtor de áudio (Fundação Osesp): Guilherme Triginelli
Gerente de comunicação (Fundação Osesp): Mariana Garcia


Aqui a música toca | Osesp 70 anos
é uma produção Ser Sonoro, com realização da Fundação Osesp e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas.

A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.
 


Sair da versão mobile