Ícone do site Dica de Teatro

Pinacoteca de São Paulo apresenta filme de Ayrson Heráclito e Lula Buarque de Hollanda na sala de vídeo do museu

A performance ritualística de Bori, do artística Ayrson Heráclito, apresentada no Octógono do edifício Pina Luz em 2022, foi matriz para o filme Irawo Bori: oferenda para cabeça cósmica, dirigido por Lula Buarque de Hollanda

 

Performance Bori. Divulgação Pinacoteca de São Paulo. Imagem: Chris Ruffato.

 

A performance ritualística de Bori, do artística Ayrson Heráclito, apresentada no Octógono do edifício Pina Luz em 2022, foi matriz para o filme Irawo Bori: oferenda para cabeça cósmica, dirigido por Lula Buarque de Hollanda

PERÍODO: 31.08.2024 a 02.02.2025

 

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, exibe o filme Irawo Bori: oferenda para cabeça cósmica (2023), de Ayrson Heráclito e Lula Buarque de Hollanda, na sala de vídeo do museu, a partir de sábado, 31. Inaugurada em 2023, a sala é dedicada a trabalhos audiovisuais, parte importante do acervo da instituição.

 

Com curadoria de Ana Paula Lopes, o filme, que acaba de ser doado por Ayrson Heráclito e Lula Buarque de Hollanda para a Pinacoteca de São Paulo, nasce a partir da performance ritualística que foi parte da primeira mostra individual do artista no museu, Ayrson Heráclito: Yorùbaiano. A exposição ocupou o quarto andar do edifício Pinacoteca Estação e a performance aconteceu no Octógono do museu, edifício Pina Luz. Dirigido pelo artista e o cineasta Lula Buarque de Hollanda, a obra remonta o Bori, um importante ritual das religiões de matrizes africanas, em que se ofertam flores e alimentos a cabeça, com o objetivo de revitalização e equilíbrio. A cabeça, ori, é o primeiro orixá a ser recebido, ligado a inteligência e força vital, que propulsa a jornada na terra.

 

Na performance do Bori, Ayrson Heráclito conduz, de forma ética, uma vivência entre o sagrado e a arte, traduzindo poeticamente o ritual. Ao som dos alabês, o artista e ogã, autoridade do terreiro de Jeje-Mahim, ofertam uma iconografia de alimentos em torno das cabeças de doze performers que representam os filhos dos orixás.

 

Sobre o filme

 

Irawo Bori: oferenda para cabeça cósmica é um filme que adensa e cria outras camadas da complexa performance do Bori, já que a câmera fechada gera uma minuciosa relação entre o público e o rito, como se fizéssemos parte do processo. As mãos do artista oferecem e desenham o inhame de Ogúm; o milho de Oxóssi (seu pai); pipoca de Omolu; o quiabo de Xangô; a quirela com fumo de corda de Ossain; as batatas doces de Oxumarê; o amendoim do Tempo; omolocum de sua mãe Oxum; o acarajé de Iansã; a fava branca e o arroz de Yemonjá; os grãos de canjica e feijão preto de Nanã e a canjica de Oxalá. A música do compositor Tiganá Santana e a trilha sonora geram diferentes momentos litúrgicos e estéticos, que potencializa o iwa (caráter) da oferta cósmica dos alimentos às cabeças, como forma de saudar as entidades e a cura de um passado remanescente.

 

 

SOBRE O ARTISTA

 

Ayrson Heráclito (Macaúbas, Bahia, 1968) é professor universitário, historiador da arte, curador e ogã de Candomblé de matriz Jejê-Mahi. Sua trajetória artística inicia-se nos anos 1980 na Bahia. O artista, em seus cerca de 35 anos de trajetória, consolida uma obra dedicada a investigação de um complexo e violento passado colonial e escravocrata do país.

 

SOBRE A PINACOTECA DE SÃO PAULO

 

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até́ a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais em seus três edifícios, a Pina Luz, a Pina Estação e a Pina Contemporânea. A Pinacoteca também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo.

 

SERVIÇO:

 

Irawo Bori: oferenda para cabeça cósmica

Período: 31.08.2024 a 02.02.2025

Curadoria: Ana Paula Lopes

Pinacoteca Luz (sala de vídeo)

De quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até 17h)

Gratuitos aos sábados – R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada), ingresso único com acesso aos três edifícios – válido somente para o dia marcado no ingresso

Quintas-feiras com horário estendido B3 na Pina Luz, das 10h às 20h (gratuito a partir das 18h)

 


Sair da versão mobile