O projeto teve inicio há quatro anos. João Fênix já havia incluído a cancao “Chama”, hit na voz da cantora Joanna nos anos 1980, no roteiro do show do disco “Minha Boca Não Tem Nome (2018). No começo de 2020, os dois se conheceram e logo veio a ideia de gravar a canção em dueto, desejo adiado em função do isolamento imposto pela pandemia. Um ano depois da gravação de Fênix e Joanna em estúdio, em dezembro de 2021, a Biscoito Fino lançou o single “Chama”, marco inicial da construção do projeto de singles, registrados ao longo dos últimos anos.
As limitações vividas durante a pandemia impuseram uma pausa ao projeto de duetos, mas João Fênix soube transformar aquele momento de fragilidade e incertezas em arte, gravando “Gotas de sangue”, álbum de voz e piano lançado em julho de 2021. “No meio do caminho, tivemos uma pandemia e o álbum ‘Gotas de Sangue’, que é um retrato da solidão e da fragilidade do homem moderno, e da grandiosa da figura das grandes mães, da feminilidade, diante de tudo isto”, pontua o cantor pernambucano.
O processo de gravação seguiu seu curso, em meio aos shows do álbum que acaba de lançar. Depois de Joanna, vieram convidados dos mais variados estilos musicais, todos conectados artística e musicalmente ao anfitrião, de alguma forma. Almério, Moreno Veloso, Ney Matogrosso, Moyseis Marques, Zé Renato, Cida Moreira, Filipe Catto e Juliana Linhares foram os convidados dos nove duetos compilados no álbum “Pequeno mapa do tempo” que, por sua vez, também é o título do espetáculo que João Fênix vem apresentando.
Todos os duetos reunidos nesta compilação foram lançados como singles, pela Biscoito Fino, sempre acompanhados por videoclipes produzidos em estúdio. As faixas têm direção musical e arranjos do maestro Jaime Alem, que também tocou violão ao lado de time fantástico de músicos convidados.
Agora que os singles transformaran-se em um só compilado, João Fênix faz um balanço final do projeto, que ele pretende continuar em 2025, com novos convidados. “Em todos os momentos estava eu ali, projetando o meu canto, da forma que eu aprendi a escutá-lo dentro dos meus ouvidos. Aprendi a burilar esse canto, a educá-lo. Durantes estes últimos anos, coloquei neste projeto a minha emoção, o melhor de mim. Tenho muito orgulho desde meu compilado numero 1 de duetos”, finaliza
Fotos em anexo: Beto Feitosa
Repertório:
CHAMA (ARISTIDES GUIMARÃES / GERALDO AMARAL)
Feat: JOANNA
TUDO QUE SE QUER (ALL I ASK OF YOU) (RICHARD STILGOE / CHARLES HART / ANDREW LLOYD WEBBER / NELSON MOTTA -VERSÃO)
Feat: ALMÉRIO
GOSTOSO DEMAIS (DOMINGUINHOS / NANDO CORDEL)
Feat: MORENO VELOSO
NADA MAIS (LATELY) (STIVIE WONDER / RONALDO BASTOS)
Feat: NEY MATOGROSSO
DESABAFO (CECÉU)
Feat: MOYSEIS MARQUES
TOADA (ZÉ RENATO / CLAUDIO NUCCI / JUCA FILHO)
Feat: ZÉ RENATO
DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO (ROBERTO CARLOS / ERASMO CARLOS)
Feat: CIDA MOREIRA
O VENTO (DJAVAN / RONALDO BASTOS)
Feat: FILIPE CATTO
PEQUENO MAPA DO TEMPO (BELCHIOR)
Feat: JULIANA LINHARES