s
|
Montagem Bitita – Para não Esquecer propõe novos diálogos sobre a visão de mundo singular de uma menina preta da periferia; fevereiro data o aniversário de morte da autora; não é necessário retirar ingresso
A peça Bitita – Para não Esquecer, que têm apresentações na unidade Sesc Guarulhos no sábado (07) e domingo (08), é baseada no livro Diário de Bitita, autobiografia de Carolina Maria de Jesus. O espetáculo narra a história da audaciosa menina Bitita, consciente de que os sonhos podem ser duros e que, paralelamente, a realidade é pesada e concreta. A peça propõe novos diálogos sobre a visão de mundo singular de uma menina preta da periferia.
A atrevida menina Bitita é, para além de uma pergunta (ou perguntadeira), um sonho possível de se viver sem ter que esperar pelas decisivas respostas – um sonho possível de Carolina Maria de Jesus. Ela é Bitita, antes mesmo de se perguntar se um dia, de fato, poderia ser Bitita. Mas, em paralelo ao sonho, há a realidade, pesada e concreta.
Fundada em março de 2007 por Fagner Rodrigues em São José do Rio Preto/SP, a Cênica é uma companhia teatral de repertório. Valendo-se da perspectiva de uma atuação que extrapole os limites do palco, suas pesquisas e ações foram pautadas no teatro popular, na dramaturgia autoral, na música ao vivo enquanto elemento dramatúrgico, na ocupação de ruas e espaços não convencionais e, para além dos limites da cena, no compartilhamento de saberes e formação de público.
Sobre
Carolina Maria de Jesus é um dos maiores nomes da literatura brasileira, o próximo dia 13 de fevereiro marca os 49 anos de sua morte. Entre os títulos lançados, destaque para Quarto de Despejo, Diário de Bitita, Casa de Alvenaria e Fome, a autora já foi publicada em mais de 40 países. Mas, o nome alcança outros significados além dos números. Caminhos abertos, sonhos, e, na memória social brasileira, representa ruptura, dissenso e insurreição. Carolina traçou linhas que simbolizam um marco na literatura nacional.
A apresentação é gratuita, sem retirada de ingresso, e será realizada na Praça de Convivência do Sesc Guarulhos.
SERVIÇO
Dias 07 e 08/02. Sábado e domingo, às 16h.
Sesc Guarulhos – R. Guilherme Lino dos Santos, 1200 – Jardim Flor do Campo
Local: Praça de Convivência. Livre.
Grátis. Não é necessário retirar ingresso.
Duração: 50 minutos.
Acesso para pessoas com deficiência
Estacionamento – R$ 15,50 (não credenciados) R$ 8,50 (credenciados)
Paraciclo: Gratuito (obs.: É necessário trazer travas de seguranças). 248 vagas
Para informações sobre outras programações, acesse o portal Sesc Guarulhos
