Ícone do site Dica de Teatro

Pavilhão Cinematográfico Explym vai até 26 de outubro no CCSP

EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM A EXPEDYCTO LYMA GANHA EXTENSÃO
ATÉ 26 DE OUTUBRO NO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

A instalação recebe objetos de cena, figurinos e objetos que fizeram parte da vida artísitca e pessoal de Expedycto Lyma

 

Dentro do Pavilhão Cinematográfico Explym, uma grande homenagem a Expedycto Lyma, que vai de 19 a 27 de setembro no CCSP – Centro Cultural São Paulo, a exposição que apresenta ao público objetos de cena, figurinos e memorabília de seus filmes e de sua vida ganha extensão de um mês e fica aberta ao público até o próximo dia 27 de outubro.

A programação inclui bate-papos, intervenções cênicas e sessões especiais de obras que dialogam com o imaginário do artista e todas as atividades têm entrada gratuita. Com vocês, o Pavilhão Cinematográfico de Expedycto Lyma pela primeira vez na capital!

Ator, produtor, cineasta e criador do Circo-Theatro do Alemão, Expedycto Lyma percorreu o interior do estado de São Paulo na virada dos anos 1960 derramando ‘causos’ de amor e traição, de mocinho e bandido, escritos por ele. “Polaco” ou “Alemão”, como era popularmente conhecido, produziu dez longas-metragens entre 1979 e 1984, o que o torna o mais profícuo realizador em longas-metragens em Super-8. Em VHS, fez mais de uma dezena de filmes (1996 a 2002), todos recuperados por meio do projeto que leva seu nome. Levando o projetor no porta-malas, o artista exibia nos rincões da zona rural seus bangue-bangues, comédias, dramas, histórias de aventuras, policiais, que não deixam de referenciar fatos do cotidiano brasileiro, presentes em toda a sua filmografia.

Com curadoria de Felipe Abramovictz, o “Pavilhão Cinematográfico Explym” faz uma homenagem ao artista, propondo uma ocupação artística em torno de sua obra, que além da exposição dos objetos de acervo do artista e exibições, inclui intervenções cênicas e musicais. As ações são fruto de pesquisa iniciada em 2019, que envolveu a catalogação completa de sua obra e a recuperação e digitalização do seu arquivo fílmico (em película e em vídeo), e de seus manuscritos, que incluem poesias, letras de música e especialmente, suas peças teatrais. Trata-se de um importante resgate da dramaturgia do circo-teatro, sobre a qual as publicações são escassas, e do dito Cinema de Bordas. Desta maneira acreditamos recuperar, em grande medida, essa decisiva expressão da Cultura Popular brasileira que durante décadas foi presença constante de nosso imaginário artístico.

O Pavilhão Cinematográfico Explym é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura do Governo Federal, através da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).

SERVIÇO

Pavilhão Cinematográfico Explym

Filmes – De 19 a 27 de setembro

Exposição – De 19 de setembro a 27 de outubro

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

Rua Vergueiro 1000 – CEP 01504-000 – Paraíso São Paulo – SP.

Acesso pela Estação Vergueiro do Metrô – Linha Azul

 

De quinta a domingo; terça a sexta, em diversos horários (programação completa no link acima)

Sala Circuito Spcine – Lima Barreto

Classificação indicativa: 16 anos

GrátisRetirada de ingressos na bilheteria física do CCSP 1h antes de cada sessão

Ficha Técnica:

Luna Alkalay (Produção)
Rama de Oliveira (Produção executiva – MaDaM Produções)
Felipe Abramovictz (Curadoria)
Victória Lobo (Design gráfico)
Jaime Pinheiro (Cenografia)

Sobre Expedycto Lyma

Nascido em 1939 em Tietê, e radicado em Tatuí, desde o fim dos anos sessenta convoca o respeitável público que comparece maravilhado às praças do interior de São Paulo ao seu circo-teatro. Nas matinês e nas noites, derrama causos de amor e traição, de mocinho e bandido. Na mais fiel tradição do circo-teatro contracena com a mulher, com filhos e com parentes. E então conhece a câmera de filme que lhe toma o coração sonhador. Com um projetor no porta malas, exibiu seus bang-bangs “sertanejos, mas meio djanguescos”, comédias, dramas, histórias de aventuras, policiais nos moldes do cinema americano, porém estabelece um cinema muito brasileiro, pobre nos recursos e riquíssimo na fantasia e na coragem da ousadia. Em super-8, foram dez longas (entre 1979 e 1984), exibidos em seu ‘pavilhão cinematográfico’, um cinema ambulante que circulava pelas zonas rurais da região e, em VHS, mais de uma dezena (entre 1996 e 2002). Expedycto Lyma é um exemplo forte do circo e do cinema brasileiro que precisa ser conhecido.


Sair da versão mobile