Ícone do site Dica de Teatro

Parque Ibirapuera celebra Dia do Rio com oficinas que reforçam a importância de sua preservação e a diversidade hidrológica de São Paulo

Atividades estão agendadas para os dias 8, 15 e 22 de novembro, das 14h às 16h30, na área de piquenique localizada próxima à Ponte de Ferro

 

(Imagem: Parque Ibirapuera | Divulgação Urbia Parques)

 

Os rios desempenham um papel crucial no Brasil e são considerados fontes essenciais de recursos hídricos, biodiversidade, lazer, transporte, comércio e regulação climática. Em busca de reforçar a importância de sua preservação, o Sextou no Ibira, programação socioambiental oferecida às sextas-feiras no Parque Ibirapuera, administrado pela Urbia, trará uma atividade especial gratuita em homenagem ao Dia do Rio, celebrado anualmente em novembro. As oficinas serão conduzidas pela equipe de educação ambiental e estão agendadas para os dias 8, 15 e 22 de novembro, das 14h às 16h30, na área de piquenique localizada próxima à Ponte de Ferro do Ibira.

 

Nomeada como ‘Protegendo os Rios’, essa edição do Sextou no Ibira oferecerá aos participantes a possibilidade de colocarem a mão na massa a partir de experimentos disponibilizado no espaço, podendo produzir trabalhos manuais sobre o tema e compreenderem um pouco mais sobre a dinâmica dos lagos do Ibirapuera e suas águas. A atividade oportuniza reflexões sobre a relevância da conservação dos recursos naturais e das matas ciliares para proteção dos rios e para manutenção da biodiversidade. A referida cobertura vegetal também tem como função ser o habitat para diversas espécies, contribuindo para o equilíbrio dos ecossistemas. Como a cidade de São Paulo é composta por uma diversidade de rios, sendo 287 catalogados, é muito importante a sensibilização e o engajamento da comunidade sobre o tema para que contribua para os processos ligados à conservação das águas.

 

Sextou no Ibira: Protegendo os Rios

Data: 8, 15 e 22 de novembro

Horário: das 14h às 16h30

Local: área de piquenique, ao lado da Ponte de Ferro do Parque Ibirapuera

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04094-050

Gratuito e sem necessidade de inscrição

 

Sobre a Urbia

Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação – as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceria com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.

 

Para mais informações, acesse: Site | Instagram | Facebook | Linkedin


Sair da versão mobile