Ícone do site Dica de Teatro

Otelo, de Shakespeare, mostra “anatomia do ciúme violento”– leitura cênica da peça ganha apresentação gratuita no Sesc Bom Retiro

Projeto 7 Leituras, este ano no teatro do Sesc Bom Retiro, traz textos do autor inglês em apresentações com concepção geral da diretora Eugênia Thereza de Andrade

Foto: divulgação

 

Para além da tragédia da inveja e do ciúme, Otelo, de Shakespeare, recebeu diversas reinterpretações e leituras dos mais variados autores, de Verdi a Orson Welles e Machado de Assis. Agora, Otelo é o texto escolhido para a próxima apresentação do projeto 7 Leituras, no dia 29 de outubro, às 19h, no teatro do Sesc Bom Retiro. Com direção de Mika Lins, tradução de Maria Silvia Betti, o elenco conta com Rogério Brito, Diego Machado, Julia Konrad, Oswaldo Mendes, Virgínia Buckowski, Felipe Faim, Alexandre Bamba e Lucia Bronstein.

 

Em comentário crítico à peça, o poeta, ensaísta e professor Frederico Barbosa destaca a atualidade do texto: “A peça Otelo, o Mouro de Veneza, de William Shakespeare, é uma das mais importantes obras de arte criada. Encenada pela primeira vez por volta de 1603, a obra permanece atual, pois nela a alta poesia e o poder imaginativo sem par do seu autor se unem para condensar, de forma impactante e arrebatadora, alguns dos traços mais marcantes da natureza humana: a competição feroz e por vezes antiética no trabalho; o conflito entre pais e filhos; a maledicência; a intriga; o preconceito e o racismo; a insegurança masculina e a covardia atroz do feminicídio.

 

Mas é por apresentar a mais cruel anatomia do ciúme violento e injusto que Otelo, além de ser montada continuamente e ser adaptada para o cinema em todo o mundo, serviu de modelo para outras artes, como a ópera homônima de Verdi ou os romances brasileiros Dom Casmurro, de Machado de Assis e São Bernardo, de Graciliano Ramos, nos quais tanto Bento Santiago quanto Paulo Honório, seus narradores, são ao mesmo tempo Otelo e seus próprios Iagos [antagonista de Otelo]. Eis a sina de todo ciumento: envenenar-se a si próprio.”

 

7 Leituras

Nesta edição, o 7 Leituras completa 18 anos de existência e celebra esta efeméride com Shakespeare e seus 460 anos de nascimento, apresentando suas peças mais populares. A concepção geral do projeto é da diretora Eugenia Thereza de Andrade.

 

Ao longo desses anos, o projeto traz em seu histórico mais de 115 peças, dirigidas por 48 diretores, contando com a participação de 434 atores e atrizes e que agora continua no teatro do Sesc Bom Retiro.

 

SERVIÇO
Projeto “7 Leituras – Shakespeare 460 – 18º ano”

Data: 29/10. Terça-feira, às 19h.
Local: teatro (291 lugares). 14 anos.
Grátis, retirada de ingresso 30 min. antes.

 

Ficha técnica
7 LEITURAS – 18º Ano
Shakespeare 460

Concepção e Direção Geral: Eugênia Thereza de Andrade.
Pesquisa e Seleção de Textos: Eugênia de Andrade, Marco Antônio Pâmio.

Otelo, de Shakespeare
Tradução: Maria Sílvia Betti
Direção: Mika Lins
Textos adicionais: Frederico Barbosa

Elenco: Rogério Brito, Alexandre Bamba, Diego Machado, Felipe Faim, Julia Konrad, Lucia Bronstein, Oswaldo Mendes, Virgínia Buckowski.

 

Ambientação Cenográfica: Jogo Estúdio

Iluminação: Sarah Salgado

Sonoplasta: Deivison Nunes

Fotos: Edson Kumasaka

Assistente de palco: Taciane Glasberg

Produção: Messias Lima / Jogo Estúdio

TRANSPORTE GRATUITO
O Sesc Bom Retiro oferece transporte gratuito circular partindo da Estação da Luz. O embarque e desembarque ocorre na saída CPTM/José Paulino/Praça da Luz.

 

Consulte os horários disponíveis de acordo com a programação no link https://tinyurl.com/3drft9v8

 

Fique atento se for utilizar aplicativos de transporte particular para vir ao Sesc Bom Retiro! É preciso escrever o endereço completo no destino, Alameda Nothmann, 185, caso contrário o aplicativo informará outra rota/destino.

 

Sesc Bom Retiro
Alameda Nothmann, 185. CEP 01216-000.
Campos Elíseos, São Paulo – SP. Telefone: (11) 3332-3600

 

Siga o @sescbomretiro nas redes sociais:
Facebook, Instagram, Youtube /sescbomretiro


Sair da versão mobile