Ícone do site Dica de Teatro

Orquestra Jovem do Estado interpreta obras de Rimsky-Korsakov e Guerra-Peixe na Sala São Paulo

Concerto do dia 17 de novembro será rico em contrastes e intensidade, com composições que exploram o dinamismo da música espanhola, transportam o público para o mundo das Mil e uma Noites e celebram a cultura brasileira, sob regência de Fabrícia Medeiros

 

Concerto da Orquestra Jovem do Estado na Sala São Paulo. Crédito: Heloísa Bortz

 

A Orquestra Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Santa Marcelina Cultura, se apresenta na Sala São Paulo no dia 17 de novembro, domingo, às 15h30. O concerto terá regência de Fabrícia Medeiros e iniciará com Capricho Espanhol, Op. 34, do compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908).

 

“É uma obra vibrante e cheia de cor que explora a riqueza e o dinamismo da música espanhola, trazendo ritmos contagiantes e uma orquestração brilhante que irá envolver o público desde os primeiros acordes”, explica Fabrícia Medeiros.

 

Na sequência, o programa contempla Tributo a Portinari, de César Guerra-Peixe (1914-1993), compositor, arranjador e violinista nascido em Petrópolis, no Rio de Janeiro. “A peça celebra a cultura brasileira com inspiração nas obras de Candido Portinari, onde as raízes e a identidade nacional ganham vida por meio de melodias e harmonias únicas. É uma obra que emociona pela conexão com a nossa terra e pela maneira como captura o espírito brasileiro”, diz a regente.

 

Para finalizar o concerto, a Orquestra Jovem do Estado executa a composição Sheherazade, Op. 35, outra obra-prima de Rimsky-Korsakov, que transporta a plateia para o mundo das Mil e uma Noites com passagens de intenso lirismo e dramaticidade, segundo Fabrícia Medeiros.

 

“A peça conduz o ouvinte em uma jornada através de contos místicos e exóticos, explorando os talentos de cada músico com os diversos solos, como por exemplo o violino (spalla), que representa a Sheherazade e encanta pela narrativa musical envolvente”, argumenta.

 

Para ela, o público pode esperar uma apresentação rica em contrastes e intensidade, onde cada obra tem sua própria atmosfera e personalidade, mas todas se unem para proporcionar um concerto inesquecível. “Será um privilégio conduzir essas obras com a Orquestra Jovem, e tenho certeza de que o público vai se emocionar e se encantar com esse repertório.”

 

Transmissão ao vivo

 

Para democratizar o acesso ao público, o concerto realizado na Sala São Paulo será também transmitido ao vivo gratuitamente pelo canal de YouTube da EMESP Tom Jobim, em: www.youtube.com/tjemesp

 

A temporada da Orquestra Jovem do Estado conta com patrocínio do Bank of America, Desenvolve SP, Machado Meyer Advogados, Deutsche Bank, Crédit Agricole e Cultura Inglesa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Santa Marcelina Cultura, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

SERVIÇO

Rimsky-Korsakov/Guerra-Peixe

 

Orquestra Jovem do Estado

Fabrícia Medeiros, regência

 

NIKOLAI RIMSKY-KORSAKOV (1844-1908)

Capricho Espanhol, Op. 34 – 16′

I. Alborada

II. Variazioni

III. Alborada

IV. Scena e canto gitano

V. Fandango asturiano

 

CÉSAR GUERRA-PEIXE (1914-1993)

Tributo a Portinari – 18′

 

NIKOLAI RIMSKY-KORSAKOV (1844-1908)

Sheherazade, Op. 35 – 46′

I. Largo e maestoso. Allegro non tropo

II. Lento. Andantino. Allegro molto. Con moto

III. Andantino quasi allegretto. Pochissimo più mosso. Come prima. Pochissimo più animato

IV. Allegro molto. Vivo. Allegro non troppo maestoso

 

Concerto: 17 de novembro, domingo, 15h30

Local: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, São Paulo/SP)
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia), em: Link

 

ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO

Referência tanto por seu bem-sucedido plano pedagógico, quanto por sua cuidadosa curadoria artística, a Orquestra Jovem do Estado é sinônimo de excelência musical no Brasil. Há mais de 40 anos contribui para o aprimoramento técnico e artístico dos bolsistas que a integram, ajudando-os a se prepararem para a vida profissional. Sob a direção musical do maestro Cláudio Cruz, o grupo já tocou nos principais palcos e festivais do Brasil e do mundo, com a participação de renomados solistas, gravou CDs e recebeu prêmios. Em parceria com o Machado Mayer Advogados, realiza o Prêmio Ernani de Almeida Machado desde 2012. A Orquestra Jovem do Estado é um grupo artístico ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura.

 

ESCOLA DE MÚSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO – EMESP TOM JOBIM

Referência no ensino brasileiro de música, a EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo do Estado de São Paulo gerida pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social parceira da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Atende gratuitamente cerca de 2.000 alunas e alunos em seus cursos e habilitações em música popular e erudita, da teoria à prática musical. Em 2024, a EMESP Tom Jobim comemora 35 anos de atuação. A Escola tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP Tom Jobim vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP Tom Jobim oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A EMESP Tom Jobim mantém um eixo de difusão artística complementar às atividades de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e criar uma ponte entre o aprendizado e a profissionalização, além de fomentar a formação de público e a difusão da música em todas as modalidades. A Escola mantém os grupos artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim que oferecem bolsas para as alunas e os alunos da Escola.

 

SANTA MARCELINA CULTURA

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do GURI, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e do Theatro São Pedro. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.


Sair da versão mobile