e destaca a representatividade negra infantil feminina como símbolo de avivamento da autoestima.
Com a missão de mostrar para crianças negras que elas podem ser protagonistas da própria história, o musical infantojuvenil Makeda – A Rainha da Arábia Feliz, com direção e dramaturgia de Allex Miranda, desembarca no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo para uma temporada de 13 de dezembro de 2024 a 26 de janeiro de 2025 (com recesso de 23/12 a 2/1). As apresentações acontecem às sextas, 15h; aos sábados, 11h e 15h; e aos domingos, 11h.
“É com muito orgulho que recebemos Makeda no CCBB, um espetáculo que sensibiliza o público para questões fundamentais como o respeito à diversidade e a importância da inclusão, reafirmando nosso compromisso com uma arte que inspira mudanças e nos provoca a contribuir para uma sociedade mais justa e plural” afirma Cláudio Mattos, Gerente Geral do CCBB SP.
O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura, Banco do Brasil e BB Asset, com patrocínio do Banco do Brasil e BB Asset, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. E, para tornar o trabalho acessível para todos, as sessões contarão com intérprete de Libras e recurso de audiodescrição.
Denísio Liberato, CEO da BB Asset, enfatiza o compromisso da gestora com a cultura, visando uma sociedade mais inclusiva. “Apoiar ‘Makeda – A Rainha da Arábia Feliz’ vai além de um patrocínio; é um ato de celebração e reconhecimento da riqueza cultural que a diversidade traz. Nossa missão é impulsionar iniciativas que refletem e engrandecem nossa comunidade, mostrando que o valor vai além do financeiro. É assim que a BB Asset, maior gestora de recursos do Brasil, contribui para um legado de inclusão, respeito e apreciação pela arte e pela cultura em suas mais variadas formas”.
No elenco, estão Ella Fernandes, Graciana Valladares, Jefferson Melo e Thiago Justino. Já a direção musical é assinada por Maíra Freitas e a direção de produção é de Bruno Mariozz.
Makeda – A Rainha da Arábia Feliz conta a história de uma pequena princesa africana predestinada a se tornar a grande Rainha de Sabá. Ela foi educada por seu trisavô, um sábio ancestral que transmite à pequena importantes lições, sobretudo como usar o poder da imaginação para viajar por universos imaginários, visitar seu passado e, assim, superar os seus medos.
Os contos narrados pelo ancião, transcritos em um antigo pergaminho, chamado A Trilogia das Arábias, têm como personagens centrais grandes Rainhas do passado. Histórias essas que conduzem a princesa criança através de aventuras por terras desconhecidas. E é nessa envolvente apresentação de realezas ancestrais que são transmitidos valores fundamentais para reinar com sabedoria toda a Arábia Feliz.
Com dramaturgia inspirada nas raízes das culturas africanas ancestrais, o espetáculo traz como protagonista uma menina preta em formação de sua personalidade, possibilitando a criação de novos arquétipos positivos no imaginário coletivo.
Mais que levar ao público uma construção cênica bem elaborada, com texto e trilha sonora originais, a peça espelha um reflexo semelhante aos traços étnicos/raciais/ancestrais do povo preto. “De forma poética e sensível, salientamos a representatividade negra infantil feminina como símbolo de avivamento da autoestima. No espetáculo, as crianças têm a oportunidade de se enxergarem como protagonistas de suas próprias representações históricas”, conta Allex Miranda, autor, diretor e idealizador do projeto.
“Isso faz com que que crianças negras desenvolvam uma identificação do seu ‘Eu’ enquanto indivíduo, uma aceitação das suas próprias características, desenvolvendo nelas um sentimento de pertencimento do lugar de ‘belo’ e consequentemente na valorização da sua própria estética. Afinal, somos fruto e reflexo das nossas referências”, justifica Allex, que é pai de uma menina. “A arte é uma ferramenta de auxílio na educação. Proporciona bons exemplos de como contribuir para um mundo melhor, sem preconceitos ou limitações, guiando a subjetividade, com dedicação, honestidade e amor, neste grande palco que chamamos de vida”, completa.
Ao realizar este projeto, o Centro Cultural Banco do Brasil reafirma o compromisso de ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, com a diversidade, inclusão, valorização da ancestralidade negra e da produção teatral nacional.
Ficha técnica
Texto e direção: Allex Miranda | Elenco: Ella Fernandes, Graciana Valladares, Jefferson Melo e Thiago Justino | Direção musical: Ifátókí Maíra Freitas | Direção de produção: Bruno Mariozz | Direção de movimento: Tainara Cerqueira | Assistente de direção: Fernanda Dias | Cenário: Anderson Dias| Figurino: Wanderley Gomes | Iluminação: Daniela Sanchez | Preparação vocal: Pedro Lima | Identidade visual: Levi Cintra | Produção executiva: Emanuele Sanuto | Assistente de produção: Marilene Ribeiro | Produção local: Denise Kafka | Técnico de palco: Sandro Carvalho | Comunicação e marketing: Rafael Prevot e Natasha Arsenio | Assessoria de imprensa: Pombo Correio | Idealização: Allex Miranda | Produção: Palavra Z Produções Culturais | Patrocínio: Banco do Brasil e BB Asset | Realização: Ministério da Cultura
Sinopse
O musical conta a história de uma pequena princesa africana predestinada a se tornar a grande Rainha de Sabá. Ela foi educada por seu trisavô, um sábio ancestral que transmite à pequena importantes lições, sobretudo como usar o poder da imaginação para viajar por universos imaginários, visitar seu passado e, assim, superar os seus medos.
Serviço
Makeda – A Rainha da Arábia Feliz
Temporada: 13 de dezembro de 2024 a 26 de janeiro de 2025 (não haverá sessões entre os dias 23/12/24 e 02/01/25)
Horário: Sextas-feiras, às 15h | Sábados, às 11h e 15h | Domingos, às 11h
Local: Teatro CCBB SP | Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Ingressos: R$30 (inteira) | R$15 (meia-entrada) em bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB (Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia-entrada).
Duração: 60 min
Classificação: Livre
Capacidade: 120 lugares
Acessibilidade: Teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Todas as sessões têm interpretação em Libras e Audiodescrição.
Entrada acessível CCBB SP: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Informações CCBB SP:
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Telefone: (11) 4297-0600
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.
Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
E-mail: ccbbsp@bb.com.br
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Allex Miranda – Autor e diretor
Nascido na cidade de Nazaré – BA, com dupla nacionalidade portuguesa, de ascendência nigeriana e indígena, iniciou a sua formação teatral no ano de 2000, na cidade de Vera Cruz – BA. Mestre em Teatro, com Especialização em Direção/Encenação, pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo – ESMAE (Porto – Portugal) e Licenciado em Interpretação pela mesma instituição. Realizou no Brasil diversas montagens teatrais como ator e diretor de teatro e desde 2008 contribui em Portugal como ator de teatro, cinema, Streaming e televisão, sendo atualmente o primeiro ator negro brasileiro a colaborar, em novelas, filmes e séries, com os três maiores canais televisivos de Portugal (RTP, TVI e SIC). Em 2019 escreve o espetáculo “Makeda – A Rainha da Arábia Feliz”, e em 2021 o espetáculo é adaptado para um conto, sendo contemplado com o apoio “Programa Garantir Cultura” e, tendo a grande Zezé Motta como protagonista, se torna o primeiro Conto Digital Interativo com protagonismo negro infantil feminino da história de Portugal e do Brasil. Cocriador e roteirista da série cômica “Casa da Vó”. Uma série de cinco episódios, original WoloTv, que tem como protagonista a atriz, cantora e atual Ministra da Cultura, Margareth Menezes. Em 2021 a série é selecionada como um dos projetos finalistas do “Prêmio Abraço – Excelência em Roteiro”, pela Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA). Em 2022 a série foi licenciada pelo grupo Rádio e Televisão de Portuguesa – RTP.
Ella Fernandes – Atriz
Cantora, compositora, atriz e poeta, é natural de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. Com cinco anos de carreira, cantou em palcos como Vivo Rio e Circo Voador e participou do “ArtCore”, “Flup” e “Prêmio mulheres de negócios – Sebrae”. Ella viralizou a sua poesia “80 tiros” (versão de “Cálice”, de Chico Buarque) alcançando milhares de pessoas com o questionamento do genocídio da população negra. Em sua carreira, interpretou personagens na TV, teatro e cinema. Em 2022, foi indicada ao prêmio CBTIJ por Rosália no musical “A menina do meio do mundo – Elza Soares para crianças”. Em setembro de 2022, lançou “Deixa Brilhar” em parceria com o produtor musical JossDee de Angola e apresentou o show “A vedete da Favela” no ‘Espaço Favela’ do Rock In Rio.
Graciana Valladares – Atriz
Atriz, arte educadora e produtora. Mestra em Artes Cênicas com Licenciatura em Teatro, ambos pela Unirio. Técnica em Artes Dramáticas, pela Escola de Teatro Martins Penna. Pedagoga pela Estácio de Sá com Pós em Psicopedagogia pela Uerj. Recebeu os Prêmios: Melhor Atriz e Melhor Pesquisa em Dramaturgia Negra Voltada para Infância e Juventude, em 2022, Melhor Atriz Coadjuvante, APTR 2016, Melhor Espetáculo Infantil Borboletas, no Fest e Art 2017, Prêmio Melhor Espetáculo Júri Popular e Trilha Sonora, Festival Universitário 2017, e Melhor Atriz no Festival da Funarte, 2018. Dentre muitas indicações nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e outros. Atriz no filme “Medida Provisória”. dirigido por Lázaro Ramos. Participações nas novelas “Nos Tempos do Imperador”, “Quanto mais vida melhor” e “Todas as Flores”, da TV Globo.
Jefferson Melo – Ator
Cria do CPX da Maré, Jefferson Melo, iniciou sua trajetória em 2017 em um Projeto teatral no Museu da Maré, participando de cinco montagens teatrais com o grupo, onde foi premiado na categoria de “Jovem talento” do 16 prêmio APTR. Em 2018 foi indicado a “ator revelação” no FITA- Festival Internacional de Teatro em Angra, pela atuação no espetáculo “FAVELA-2”. Melo, protagonizou o premiado espetáculo “Nem Todo Filho Vinga”, vencedor do FESTU, SHELL e APTR. E em sua bagagem soma com os espetáculos: “Favela 1 e 2”, “Depois do fim”, “Salvador- Anoiteceu e é Carnaval”, “Caravana Alucinada” e “Último espetáculo”. Atualmente, Jefferson, está em formação na CAL. Artista sonhador e contrariador das estatísticas.
Thiago Justino – Ator
Radicado em Portugal desde 1993, criou método de preparação responsável pela integração de uma nova geração de jovens atores no mercado audiovisual português, onde também foi diretor de atores e preparador de novelas da TVI. Trabalhou em países como Argentina, Grécia, Moçambique, África do Sul, Itália e Marrocos desenvolvendo atividades como ator e formador. Estudou performance com Jawole Zola, em Nova York, na residência Artística Cia. Urban Bush Women, composta por mulheres negras. Estudou dança com Débora Colker, Graciela Figueiroa, Rossela Terranova e Lourdes Bastos. Estudou multiculturalismo, pelo Centro Cultural de Belém, em Lisboa. No audiovisual brasileiro, participou de projetos na TV Globo e em canais de streaming.
Sobre a Palavra Z Produções Culturais
Fundada em 2011, a Palavra Z Produções Culturais atua principalmente nas artes cênicas, como na música e no carnaval carioca. Com mais de 30 espetáculos no currículo, seus últimos tiveram como parceiros Banco do Brasil, Oi Futuro, Eletrobrás, Porto Seguro e Vale. Entre suas produções mais recentes, estão “Leci Brandão – Na Palma da Mão” (2023), idealizado e dirigido por Luiz Antonio Pilar, com três indicações no Prêmio Shell; “Órfãos” (2022), adaptação de sucesso da Broadway dirigido por Fernando Philbert; e “Mãe de Santo”, monólogo por Vilma Melo com indicações nos principais prêmios. Atualmente vencedor dos prêmios APC e do prêmio CBTIJ de Teatro Infantil com “Vamos Comprar um Poeta”. Um dos pioneiros da campanha Teatro Online, lançada na pandemia, com mais de 120 mil visualizações e mais de 50 espetáculos exibidos.
Sobre o CCBB SP
O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, iniciou suas atividades há mais de 20 anos e foi criado com o objetivo de formar novas plateias, democratizar o acesso e contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura. A instalação e manutenção de nosso espaço em um prédio, em pleno centro da capital paulista, reflete também a preocupação com a revitalização da área, que abriga um inestimável patrimônio histórico e arquitetônico, fundamental para a preservação da memória da cidade. Temos como premissa ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, em suas diferentes formas. Essa conexão se estabelece mais genuinamente quando há desejo de conhecer, compreender, pertencer, interagir e compartilhar. Temos consciência de que o apoio à cultura contribui para consolidar sua relevância para a sociedade e seu poder de transformação das pessoas. Acreditamos que a arte dialoga com a sustentabilidade, uma vez que toca o indivíduo e impacta o coletivo, olha para o passado e faz pensar o futuro. Com uma programação regular e acessível a todos os públicos, que contempla as mais diversas manifestações artísticas e um prédio, que por si só, já é uma viagem na história e arquitetura, o CCBB SP é uma referência cultural para os paulistanos e turistas da maior cidade do Brasil.
Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – São Paulo – SP
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – São Paulo – SP
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