Apresentações fazem parte do Festival Arena B3, que desde maio leva para o espaço intensa agenda cultural a preços populares
Inaugurada em maio por Roberto Menescal, a Arena B3 completou seis meses de atividade agora em novembro. De lá para cá, uma série de atrações ocupou semanalmente o espaço com espetáculos teatrais, musicais e infantis, dentro do chamado Festival Arena B3, que recebe nos dias 7 e 8 de dezembro o solo ‘O Estrangeiro reloaded’, com performance de Guilherme Leme Garcia e direção de Vera Holtz. A Arena B3 fica localizada na Praça Antônio Prado, em um dos prédios centenários da bolsa, ocupando o espaço que no passado abrigou os famosos pregões viva-voz da Bolsa de Valores.
A seleção das atrações é feita pela Arte&Atitude e pela Aventura, produtora responsável pela EcoVilla Ri Happy, Teatro Riachuelo Rio, Teatro Adolpho Bloch e de grandes espetáculos musicais, como ‘A Noviça Rebelde’, ‘Elis, o Musical’, ‘Mamma Mia!’, ‘O Jovem Frankenstein’, que estiveram recentemente em cartaz, entre muitos outros. A iniciativa conta com o patrocínio da B3.
Sobre ‘O Estrangeiro Reloaded’
Em 2008, Guilherme Leme Garcia e Vera Holtz conheceram juntos a versão da mais conhecida obra de Albert Camus adaptada pelo ator, diretor e amigo dinamarquês Morten Kirkskov. Guilherme já gostava do livro e ficou encantado com a possibilidade de levar O Estrangeiro, de Albert Camus, aos palcos. Vera aceitou estrear na direção. Juntos, criaram a primeira montagem do clássico do escritor no Brasil.
O processo levou dois anos de maturação com leituras dramatizadas realizadas para amigos, críticos literários, diretores e público, no Rio e em São Paulo. Após 15 anos da primeira e bem-sucedida montagem, sucesso de público e crítica, que circulou por quatro anos pelo Brasil e se encerrou no Festival de Edimburgo em 2012, Vera Holtz e Guilherme Leme Garcia se juntaram novamente para darem nova roupagem e emprestar novo olhar, remixado e recarregado de novos sentidos, à obra prima da literatura mundial.
Meursault, o personagem central de O Estrangeiro, leva uma vida banal: recebe a notícia da morte da mãe, comete um crime, é preso e julgado, em meio à controversa relação entre o indivíduo e a lei, sendo assim mais um homem arrastado pela correnteza da vida e da história. Seu drama pode ser lido como o drama de qualquer pessoa que se depara com o absurdo, ponto central da obra de Albert Camus.
Na trama, Meursault não encontra explicação nem consolo para o que acontece em sua trajetória, tudo acontece à sua revelia e nada faz o menor sentido. Ele não acha explicação na fé, religião ou ideologia, não tem onde se amparar. O que pode ser visto como uma vantagem: esse homem é livre, pode se fazer a si mesmo, sua vida está em aberto. Ele se depara e se angustia diante da liberdade e do absurdo e, quando descobre que essas duas condições são intrínsecas, finalmente encontra a paz.
“Quinze anos se passaram desde que desenhei Mersault na primeira montagem. Nesses anos tanta história se passou no mundo e na minha vida que é quase impossível pensar essa peça e esse personagem sem contar com tantos novos desafios que se apresentam frente ao nosso pensamento. Uma nova encenação se faz necessária para que a visualidade cênica venha cheia de vitalidade e atualidade, um Mersault ainda mais simples e ao mesmo tempo mais sofisticado se torna imprescindível para que eu possa pensar uma interpretação mais vertical e contundente”, diz Guilherme Leme Garcia.
O conflito existencial do protagonista Mersault é parte da filosofia do absurdo de Camus tratada em seus ensaios O mito de Sísifo (1942) e O homem revoltado (1951), tornando fundamental o entendimento da tese do absurdo de Camus para esta tentativa de compreender moral e eticamente o personagem Mersault e a obra O Estrangeiro.
O Estrangeiro, publicado em maio de 1942, em meio à Segunda Guerra Mundial, foi logo reconhecido como um divisor de águas na história da literatura, pois representava uma ruptura formal com o romance do século 19 e uma nova forma de apreender o mundo que sairia transformado após o final do conflito. Camus colocava seu leitor diante do absurdo da existência.
Sobre a Arena B3 e o Festival Arena B3
Inaugurada por Roberto Menescal, a Arena B3 fica localizada na Praça Antônio Prado, em um dos prédios centenários da bolsa, ocupando o espaço que no passado abrigou os famosos pregões viva-voz da Bolsa de Valores.
A seleção das atrações é feita pela Arte&Atitude e pela Aventura, produtora responsável pela EcoVilla Ri Happy, Teatro Riachuelo Rio, Teatro Adolpho Bloch e de grandes espetáculos musicais, como ‘A Noviça Rebelde’, ‘Elis, o Musical’, ‘Mamma Mia!’, ‘O Jovem Frankenstein’, que estiveram recentemente em cartaz, entre muitos outros. A iniciativa conta com o patrocínio da B3.
Sobre a B3
A B3, a bolsa do Brasil, tem o compromisso de apoiar a democratização do acesso à cultura, por meio de parcerias e patrocínios que facilitem o acesso da sociedade a esses espaços. Em 2023, a bolsa do Brasil apoiou 25 projetos, e possibilitou que mais de 95 mil pessoas acessassem os 7 museus patrocinados por meio do oferecimento também de dias de gratuidade. Dentre as instituições apoiadas estão o MASP, a Pinacoteca de São Paulo, o MIS, o Museu Judaico e MUB3, na capital paulista, o Instituto Inhotim, localizado em Minas Gerais, e o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Além das gratuidades, a bolsa do Brasil patrocina ainda uma série de iniciativas culturais, como musicais, eventos e exposições.
Sobre a Aventura
Fundada em 2008, e liderada por Aniela Jordan, diretora artística e produção e geral, e por Luiz Calainho, diretor de marketing e negócios, a Aventura é referência na produção de espetáculos de altíssima qualidade, que tornou o mercado de teatro musical um dos principais segmentos da economia criativa no Brasil. A empresa se estabeleceu como uma grande aliada da multiplicidade artística, fundamental para o desenvolvimento social, econômico e cultural. A sua missão é transformar grandes ideias em realidade, criando fortes conexões entre marcas e projetos. São mais de 40 produções, de espetáculos inéditos e de versões da Broadway, como “Elis, a musical”, “A Noviça Rebelde”, “Sete”, “O Mágico de Oz”, “SamBRA”, “Chacrinha, o musical”, “Romeu & Julieta, ao som de Marisa Monte”, “Merlin e Arthur, um sonho de liberdade” e o infantil “Zaquim”. Em 2022, a produtora inovou com o primeiro musical em formato de série do país, o “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”, e com o musical “Seu Neyla”, apresentado em dois palcos com o uso da internet para criar uma experiência diferenciada no espectador, além de estrear uma parceria com a Disney – Pixar com o espetáculo “Pixar in Concert”. Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, criou a Cia Stone de Teatro, projeto de teatro itinerante no interior do Brasil e é a responsável pela produção da Cia de Ballet Dallal Achcar. Ao todo, foram mais de 3,8 mil apresentações e cerca de 4,5 milhões de espectadores, mais de 16 mil empregos diretos e indiretos gerados, números que não param de crescer.
Sobre a Arte & Atitude
A Arte e Atitude é uma empresa especializada na viabilização de projetos via leis de incentivo fiscal, quer na elaboração, captação de recursos, produção e desenvolvimento de programas continuados de marketing relacionado a causas – cultura, esporte, meio ambiente, educação e responsabilidade social.
Fundada em 2006 e liderada por Monique Mendonça, bacharel em português italiano e alemão pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da Universidade de São Paulo, a direção da empresa e a equipe multidisciplinar da Arte & Atitude trabalham para fomentar cultura, excelência artística, formação de plateia, democratização do acesso, inclusão social, empreendedorismo e geração de renda nas cinco regiões brasileiras.
Ficha Técnica
Texto: Albert Camus
Adaptação: Morten Kirkskov
Tradução: Liane Lazoski
Direção: Vera Holtz
Performance: Guilherme Leme Garcia
Desenho de Luz: Aline Santini
Figurino: João Pimenta
Movimento: Renata Melo
Trilha Sonora: Zema Tämatchan
SERVIÇO
Data: 07 e 08 de dezembro às 14h30 e 17h
Vendas: https://bileto.sympla.com.br/event/100553
Lotação presencial: 160 lugares
Classificação: 12 anos
Duração: 60 minutos
Arena B3
Praça Antônio Prado, 48 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP
Vendas presenciais: R$20(meia) – R$40(Inteira)
Lotação presencial: 160 lugares