Ícone do site Dica de Teatro

Nova edição de ‘O turista aprendiz’ no IV Festival Mário de Andrade

Maior clássico brasileiro da literatura de viagem, o registro da expedição de Mário de Andrade pela Amazônia estará à venda nos dias 16 e 17 de novembro na bancada da Tinta-da-China Brasil, na feira de livros do evento

 

 

Em O turista aprendiz, Mário de Andrade relata seu trajeto pela Amazônia em 1927, integrando a comitiva da amiga e mecenas Olívia Guedes Penteado. A prosa leve, ora reflexiva, ora irônica, sugere um escritor entregue à experiência e à realização do sonho de conhecer o Brasil. A nova edição desse clássico, recém-lançada pela Tinta-da-China Brasil, poderá ser encontrada na feira de livros do Festival Mário de Andrade, nos dias 16 e 17 de novembro.

Publicado pela primeira vez em 1970, o livro é relançado em edição feita a partir do manuscrito original de 1943, revisto pelo autor, com 14 fotos tiradas com sua “codaque” e um mapa detalhado do trajeto percorrido. Organizada e apresentada por Flora Thomson-DeVeaux, diretora de pesquisa da Rádio Novelo e tradutora do título para o inglês, a obra conta com capa dura e design assinado pela artista portuguesa Vera Tavares.

Outros títulos recém lançados pela editora também já estarão disponíveis no evento. O escândalo da distância: uma leitura d’A montanha mágica para o Século XXI, de João Pedro Cachopo e O mar, o rio e a tempestade: sobre Homero, Rosa e Shakespeare, de Pedro Süssekind, ambos da Coleção Ensaio Aberto; Esquerda e direita: guia histórico para o século XXI, de Rui Tavares, além do sucesso de vendas da editora, Histórias da matemática, de Marcelo Viana, e as edições mais recentes da Revista 451.

 

Sobre a Tinta-da-China
É uma editora de livros independente, sediada em São Paulo, gerida desde 2022 pela Associação Quatro Cinco Um, organização sem fins lucrativos. Sua missão é a difusão da cultura do livro.

Sobre o Festival Mário de Andrade

Organizado pela Biblioteca Mário de Andrade, o festival é inteiramente gratuito, e sua 4ª edição será dedicada aos cem anos do primeiro “Manifesto Surrealista”, de André Breton.

 

IV Festival da Biblioteca Mário de Andrade

15, 16 e 17 de novembro

Das 10h às 21h

Praça Dom Gaspar, Centro

São Paulo


Sair da versão mobile