Ícone do site Dica de Teatro

“Nos braços dela”: História em Quadrinhos aborda a invisibilidade do trabalho do cuidado e a sobrecarga de mulheres

“Nos braços dela”: História em Quadrinhos aborda a invisibilidade do trabalho do cuidado e a sobrecarga de mulheres

Obra de Bárbara Ipê e Tatiana Achcar, publicada pelo NADA∴Studio Criativo traz, sob ótica a feminista, uma escrita assertiva e emotiva carregada de informações a respeito do papel da mulher na sociedade patriarcal

 

 

“O livro que você tem em mãos captura de maneira sensível a complexidade do cuidar e os problemas que sua invisibilidade traz para as mulheres e para toda a sociedade: do desamparo à sobrecarga, da solidão à culpa, do mundo interno, que se mobiliza completamente para dar conta da carga física, mental e emocional que o cuidar implica, e do mundo externo, que é inóspito, insuficiente, que agride e abandona tanto quem cuida quanto quem precisa de cuidado.”

Maíra Liguori, diretora das organizações Think Olga e Think Eva, no prefácio do livro

 

 

Baseada em relatos reais de mulheres que estão à frente de trabalhos de cuidado produtivos e reprodutivos, a HQ “Nos braços dela” (NADA∴Studio Criativo, 114 págs., @nos.bracos.dela.hq) aborda como o trabalho do cuidado, essencial à vida e mascarados de amor ou habilidade nata das mulheres, é invisível e precarizado.

 

Contemplada pelo ProAC/SP 2023, a obra é de autoria da escritora e ilustradora Bárbara Ipê e da jornalista e escritora Tatiana Achcar. Com ilustrações também de Bárbara, a obra tem prefácio de Maíra Liguori, diretora das organizações Think Olga e Think Eva. O texto de orelha é assinado pela ilustradora, designer e escritora Ale Kalko (@alekalko).

 

O livro traz à tona reflexões sobre a desigualdade de gênero na distribuição dos trabalhos de cuidado, sua invisibilização, desvalorização e falta de apoio institucional e de políticas públicas, o que acarreta sobrecarga de muitas mulheres, isolamento social, empobrecimento, distanciamento do mercado de trabalho e da vida política, além de vulnerabilidade de sua saúde física e mental. Quando as mulheres cuidadoras estão vulneráveis, as pessoas que precisam de cuidado também ficam desamparadas, ou seja, é um enorme problema social.

 

As autoras da HQ utilizaram como principal fonte o relatório Esgotadas, elaborado pela organização Think Olga. Elas também buscaram referências na literatura, no jornalismo, nos quadrinhos e na psicanálise, e escutaram os relatos de muitas mulheres de diferentes contextos socioeconômico, profissional, etário e regional. Os sete capítulos do livro nasceram destas escutas, estudo e leituras.

 

Arte, escrita e maternidade solo

 

Bárbara Ipê e Tatiana Achcar são mães solo e compartilham das dificuldades de conciliar o trabalho produtivo com a entrega de qualidade e o cuidado de seus filhos e tudo o que implica cuidar de alguém. Além deste ponto em comum a tantas outras mulheres, as autoras também compartilharam estudos e reflexões sobre os trabalhos de cuidado e feminismos, temas que as motivam na militância feminista e ambiental, duas pautas com tanto em comum.

 

A partir da pesquisa da linguagem nos quadrinhos, elas se motivaram a criar juntas a HQ “Nos braços dela”. O projeto levou cerca de um ano para ser produzido.

 

Bárbara nasceu e cresceu em Botucatu (SP), morou durante oito anos em Florianópolis (SC), retornou à Botucatu há 10 anos. É formada em Oceanografia pela UFSC em 2014 e em Pedagogia pela UNINTER em 2022. Já publicou as obras infanto-juvenis “Dona Cida” (Editora Patuá), em 2021; e a HQ “Meliponi & SuperApi” (NADA∴Studio Criativo), em 2023.

 

Tatiana nasceu e cresceu em São Paulo, capital, e as viagens sempre fizeram parte de sua formação. Morou fora do Brasil, vivendo sobre uma bicicleta. Morou em Florianópolis e agora reside em Botucatu.

Já Tatiana é jornalista, escritora e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência — sua filha tem Síndrome de Down — e pelos direitos das mulheres. Em sua trajetória profissional, percorreu as maiores redações do país como repórter cobrindo pautas de educação e sociobiodiversidade. Produziu e escreveu um livro-reportagem sobre o modo de vida tradicional da população caiçara e os desafios da disputa pela terra.

 

Segundo as autoras, o processo criativo da HQ gerou um impacto emocional em ambas ao ter que refletir diretamente sobre suas vidas pessoais, relações e as formas de verem o mundo e se posicionarem.  “Fomos descobrindo um monte de artimanhas do patriarcado e um pacto social que determina que resta às mulheres a tarefa de cuidar dos outros e não de priorizar e maximizar seus próprios interesses e ganhos”, aponta Tatiana. “Aos homens é permitido defender seu interesse próprio enquanto as mulheres sustentam o frágil amor que deve ser conservado. Sendo excluídas.”

 

“Experimentamos juntas o desabrochar de muitas reflexões que produziram lágrimas, risadas, encontros e desencontros. Uma experiência verdadeira de união e criação entre mulheres, driblando o script de rivalidade, competição e separação determinadas pelo patriarcado”, reflete Bárbara Ipê. “A HQ recomenda: mulheres unam-se, criem juntas, abracem as diferenças. Temos muita potência”.

 

FICHA TÉCNICA

 

Livro “Nos braços dela”

Rede Social: @nos.bracos.dela.hq

Autoras: Bárbara Ipê e Tatiana Achcar

Número de páginas: 114

ISBN: 978-65-85336-15-4

Data de lançamento: 2024

Gênero: História em Quadrinho

Editora: NADA∴Studio Criativo

 

Garanta “Nos braços dela” no site do NADA∴Studio Criativo:

https://nada.art.br/produto/nos-bracos-dela/

 


Sair da versão mobile