Ícone do site Dica de Teatro

NaLata Festival: Marcelo D2 e Pagode na Lata encerram a programação da Casa NALATAXSTRAAT no dia 16 de novembro

A versão pop-up do museu holandês, em parceria com o NALATA, abriga obras gigantes de mais de 40 artistas;

Inaugurada em 5 de outubro, mostra vai deixar a capital paulista em grande estilo no dia 16 de novembro

 

 

São Paulo, novembro de 2024 – Hospedada em uma das principais vias da cidade há mais de um mês, a Casa NALATAXSTRAAT — versão pop-up do renomado museu STRAAT, de Amsterdã, e fruto da parceria inédita para a quinta edição do NALATA Festival Internacional de Arte — tem transformado o entorno de Pinheiros em uma celebração à arte urbana. Para o encerramento marcado para o dia 16 de novembro, o festival promoverá uma festa com show do rapper Marcelo D2 e do Pagode na Lata, projeto musical idealizado para propiciar cultura e lazer, redução de danos, geração de renda e saúde mental para os frequentadores do território conhecido como Cracolândia. A entrada será gratuita e os ingressos poderão ser retirados pelo Sympla.

 

Por cinco anos consecutivos, o NALATA tem levado mais cor e vida às ruas de São Paulo. Esta edição marca um novo capítulo na história do festival: além das tradicionais intervenções em empenas, o evento fortaleceu as diversas formas de expressões da arte com a Casa NALATAxSTRAAT, democratizando seu acesso e incentivando o surgimento de novos talentos.

Casa NALATAxSTRAAT Créditos: Rhauan Santana

 

Fruto dessa parceria, a cidade de São Paulo ganha como legado mais quatro empenas realizadas durante esta edição do festival. Uma delas é a do criador artístico, pintor e muralista holandês Telmo Pieper no edifício de número 495 da Rua Fernão Dias. Pieper representou o duo Telmo Miel do qual faz parte, ao lado de Miel Krutzmann. Outras empenas são as de dois artistas de Portugal, Nuno Viegas, no número 1.474 da Rua dos Pinheiros, e a da também muralista, ilustradora e tatuadora Tamara Alves, no número 50 da Rua Mourato Coelho.O brasileiro Tinho SP assinou a obra da empena no edifício da Rua dos Pinheiros, 954.

 

O espaço da Casa NALATAxSTRAAT também se consolidou como ponto de referência, oferecendo os workshops: Graffiti​ com Gugie Cavalcanti, stencil com Simone Siss, estilo cursivo no pincel com Serifa, e o Menos Design, Por Favor, ministrado pela designer Giulia Fagundes.

 

A programação também incluiu os talks Arte em Movimento: O graffiti como conexão global, Trajetórias criativas: o caminho e a construção, e Espaços públicos e identidades coletivas, além do lançamento do livro Rainbow Warriors de Enivo, acompanhado de um bate-papo com o artista, o curador Simon Watson e a produtora cultural Fernanda Hernandez, e da première mundial do documentário Truco SHN 25 Anos, seguido de conversa com o Coletivo SHN.

 

Entre as atividades interativas destacaram-se a batalha de tags com a apresentação da rapper e compositora Clara Lima, e a obra INTER ART IVA, do Studio Curva, que funde arte visual e tecnologia interativa. Com todas as obras da Casa digitalizadas, a instalação utiliza a plataforma Touch Designer e um sensor que capta silhuetas, e reage ao movimento do visitante, fazendo com que partículas na tela “dancem” e interajam com seu corpo. Cada interação é única, transformando a obra de acordo com a presença e o comportamento de cada visitante.

 

“Esta quinta edição do NaLata tem sido muito significativa para o festival. Nossa proposta é cada vez mais fortalecer o cenário da arte urbana, aproximando diferentes artistas do público e criando conexões reais e a parceria com o STRAAT cumpriu bem esse objetivo”, afirma Luan Cardoso, curador e idealizador do NaLata Festival. “Com a Casa NALATAxSTRAAT, encerramos uma edição que expandiu o acesso à arte urbana em São Paulo. Foram semanas de atividades em um espaço aberto de troca cultural e valorização da arte”, acrescenta Juliano Libman, sócio-diretor da Agência InHaus, responsável pela realização do evento.

 

A Casa NALATAxSTRAAT apresentou uma seleção diversa de artistas, alguns participando da mostra pela primeira vez: Alexia Ferreira, Ale Jordão, Bruno BR Bogossian, Bugre, Ciro Schunemann, Clara Leff, Criola, Deco Farkas, Dolores, Eneri, Felipe Risada, GG Learte, Gugie, Guida, Gamex Crew, Iaco, Lel1n, Lobot, Luna Buschinelli, Magrela, Marcello Eco, Mateu Velasco, Mudo, Mundano, Narcelio Grud, Nihao, Os Tupys, Pardal, Rio Sora, Simone Siss, Talita Persi, Thiago Toes, Tinho SP, Tito Ferrara, Vitche, Jana Joana, Yes Yas, Zezão e ZIZA Regina Elias. Nomes já conhecidos do festival, como Bicicleta Sem Freio, Enivo e Pri Barbosa, também marcaram presença nesta edição.

 

O NALATA Festival 2024 teve patrocínio das marcas Heineken, Vans e TNT, com apoio da Jacarandá Capital, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução .

 

Mais informações pelo site ou no perfil do Instagram nalata.festival.

 

Informações de Serviço
Local: Rua Cardeal Arcoverde, n.º 2910

Visitação da Casa NALATAXSTRAAT: Até 16/11, de quinta a domingo

Funcionamento: Quinta e Sexta feira das 11h às 21h

Sábado das 12h às 22h

Domingo das 10h às 20h

Entrada: Gratuita

Site para retirada de ingressos: aqui

 

Festa de encerramento: dia 16/11 das 16h às 22h

Entrada: Gratuita
Site para retirada de ingressos: aqui

 

Sobre NALATA Festival

Idealizado e curado por Luan Cardoso, com realização via Jump, InHaus, NaLata Art Co., em sua quinta edição, o NALATA consolida seu nome no calendário de eventos da cidade de São Paulo, proporcionando à população paulistana o acesso à arte por meio de exposição de obras como empenas, murais, contêineres e instalações artísticas, de diversos artistas da cena urbana da arte nacional e internacional, além de seletiva de talentos brasileiros e workshops gratuitos em sua programação.


Sair da versão mobile