|
Estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Aquilombando Saberes e Entrelaçando Vidas: Ancestralidades Afrodiaspóricas”, que acontece como parte da programação da FLUP 2024, a Festa Literária das Periferias, de 11 a 17 de novembro, no Circo Voador, Rio de Janeiro. Para participar do curso, é preciso comparecer ao primeiro dia do evento, que é segunda-feira (11), e realizar a inscrição gratuita no local.
Durante o curso, que terá formato híbrido – presencial e remoto –, os participantes vão contribuir para a criação de verbetes biográficos sobre mulheres pretas. Os trechos estarão no volume especial do Dicionário Biográfico Histórias Entrelaçadas de Mulheres Afrodiaspóricas no Rio de Janeiro. A etapa presencial será de 11 a 14 de novembro (segunda a quinta-feira).
O objetivo da ação é promover a visibilidade das trajetórias de mulheres negras no Brasil, desde a colonização até os dias atuais.
“Este é o tipo de projeto que concretiza aquilo que buscamos na extensão universitária: aproximar e colocar em diálogo os saberes populares, os interesses sociais e a academia, para produzir conhecimento e memória sobre a população. Sobretudo, contribuir para manter vivo o legado e a memória de mulheres pretas, ainda pouco lembradas, mas fundamentais na história do Brasil”, afirma Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ, setor responsável pela realização do curso, em parceria com o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) da UFRJ, a Superintendência Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (SGAADA), o Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (NUTES), a Rádio UFRJ, além da PUC-Goiás.
“Esse curso nos permite não só narrar histórias muitas vezes esquecidas, mas também criar um espaço de troca, onde se constrói coletivamente uma narrativa de resistência, protagonismo e ressignificação da memória e da cultura negra. A FLUP, como evento de celebração da literatura e das artes, é o espaço ideal para potencializar essas vozes, unindo autores, ativistas, e o público em um diálogo vivo sobre identidade, ancestralidade e resistência”, afirma Thaís Alves, uma das coordenadoras do curso e do Programa de Pós-Graduação em História da PUC-Goiás.
Além da formação, esta edição da FLUP, que homenageia a historiadora e ativista Beatriz Nascimento, também contará com o lançamento da primeira edição do dicionário biográfico, com verbetes e a história de mulheres do estado de Goiás.
“Aquilombar saberes significa reunir, compartilhar e valorizar o conhecimento e as experiências de nossas ancestrais afrodiaspóricas. É um movimento de conexão com as raízes e tradições trazidas pelas mulheres negras ao longo de gerações, reconhecendo e honrando a história e o legado de luta, solidariedade e resistência que construíram. Nesse processo, criamos um espaço seguro e transformador para refletir e celebrar a riqueza de nossas ancestralidades”, completa Alves.
Como participar?
Qualquer pessoa pode se inscrever no curso até o dia 11 de novembro, quando começam as aulas. A primeira etapa, de atividades presenciais, de 11 a 14 de novembro, acontecerá de 13h às 17h, no Circo Voador. A segunda etapa, de atividades remotas, será em modelo assíncrono, via plataforma virtual a ser informada aos participantes após a fase presencial. Aqueles que desejarem obter o certificado ao final da formação devem ter disponibilidade para acompanhar as duas fases do curso.
Sobre o curso
Com duração variável de 40h, 60h ou 80h, a carga horária prática inclui a elaboração de verbetes, em coautoria, com destaque para a importância de ao menos uma mulher negra entre as autoras, com foco nas contribuições políticas, culturais, religiosas e sociais das biografadas.
Serviço:
Curso “Aquilombando Saberes e Entrelaçando Vidas: Ancestralidades Afrodiaspóricas”
Etapa presencial
Quando? 11 a 14 de novembro
Onde? Circo Voador – Lapa, Rio de Janeiro
Como participar? Basta comparecer ao evento no dia 11 de novembro, dia da primeira aula do curso, e realizar a inscrição gratuitamente no local.
Etapa remota
Quando? De novembro de 2024 a março de 2025
Onde? Plataforma online, a ser informada em breve aos concluintes da etapa presencial
Para mais informações e programação completa, acesse o site oficial da FLUP 2024.