Ícone do site Dica de Teatro

Museus-casas celebram o dia do orixá das crianças e trazem show da artista Mel Duarte em setembro. Confira

 

Da esquerda para a direita: Ibeji, arte de Mavi (@vivoquadro) via Pinterest; Jardim do museu Casa das Rosas – foto de Jariza Rugiano; Exposição Estúdio de uma vida do museu Casa Mário de Andrade – foto de André Hoff

 

Casa Mário de Andrade e Casa das Rosas celebram a primavera com atividade sobre o orixá das crianças e apresentação da artista Mel Duarte

 

Com programação totalmente gratuita, os Museus-casas trazem atividades para públicos de todas as idades

 

A Casa Mário de Andrade e a Casa das Rosas, museus da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciados pela Organização Social Poiesis, dão boas-vindas à primavera com programação que permeia as mais diversas linguagens artísticas. Entre os destaques estão uma oficina infantil que comemora o Dia dos Ibejis, considerado orixá das crianças e celebrado em 27 de setembro pelas religiões de matriz africana; e uma apresentação da artista Mel Duarte, que mistura debate, música e poesia. Fique por dentro.
Casa Mário de Andrade

 

A fim de celebrar o Dia dos Ibejis, orixá das crianças e comemorado nas religiões de matriz africana em 27 de setembro, os educadores da Casa Mário de Andrade convidam o público infantil e seus familiares para o Circuito “Ibejis: um doce de museu para as crianças”, que acontecerá no dia 28/09, às 14h. Os participantes poderão interagir com as histórias dos Ibejis por meio de brincadeiras, além de acessar as memórias dos doces que eram produzidos neste museu quando era residência da Dona Mariquinha (mãe do Mário de Andrade), Dona Bastiana (funcionária da casa) e Tia Nhanhã (tia e madrinha do modernista).

E a exposição “Estúdio de uma vida” segue em cartaz na Casa Mário de Andrade. A mostra trata da importância da casa da Rua Lopes Chaves, na região da Barra Funda, onde está localizado o museu, na formação da identidade de Mário e tem curadoria da própria equipe da instituição. Além disso, o público pode conferir uma parte dos móveis originais e desenhados pelo próprio modernista que estão no cômodo onde ele trabalhava.

O mobiliário — hoje sob a guarda do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) — conta com a escrivaninha, o divã e o harmônio que Mário costumava tocar até de madrugada. Além desses móveis, os visitantes podem conhecer a réplica da máquina de escrever usada por Mário de Andrade e chamada de Manuela em homenagem ao amigo e poeta Manuel Bandeira.

 

Casa das Rosas

 

Finalizando os destaques de setembro, o público poderá assistir no dia 28, a partir das 15h, a apresentação musical Mormaço – entre outras formas de calor. O evento acontecerá na varanda do museu Casa das Rosas e será comandado pela artista Mel Duarte. No início haverá uma roda de conversa sobre corpos considerados descartáveis e marginalizados pela sociedade, seguida de uma discotecagem com a apresentação de Mel Duarte e banda composta por DJ, flauta, guitarra e percussão. A atividade compõe a programação da 18ª Primavera de Museus, ação anual do Instituto Brasileiro de Museus, que neste ano traz a temática “Museus, acessibilidade e inclusão”.

 

Acompanhe a programação completa nos sites dos museus Casa Mário de Andrade e Casa das Rosas

 

Serviço:

 

Primavera nos museus Casa Mário de Andrade e Casa das Rosas

 

Casa Mário de Andrade

 

Circuito

IBEJIS: um doce de museu para as crianças

Com Núcleo de Ação Educativa

Sábado, 28 de setembro, das 14h às 16h
A atividade integra a 18ª Primavera dos Museus

Não há necessidade de inscrição. Serão disponibilizadas 20 vagas para participação em ordem de chegada
Exposição de curta duração

ESTÚDIO DE UMA VIDA

Curadoria da equipe da Casa Mário de Andrade

Terça a domingo, até maio de 2025, das 10h às 18h

Não é necessário agendamento prévio. Entrada gratuita

 

Funcionamento do museu: terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 10h às 18h

Endereço: Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda

Contato: 11 4096-9900 – ramal 9854; ou pelo e-mail disponível no site.

Acessibilidade: rampas de acesso, placas em Braille nas portas, elevador, piso podotátil e banheiros adaptados para pessoas com deficiências.

Programação gratuita

 

Casa das Rosas
Apresentação Musical

MORMAÇO – ENTRE OUTRAS FORMAS DE CALOR

Com Mel Duarte

Sábado, dia 28 de setembro, das 15h às 18h

A atividade será na varanda do museu. Não há necessidade de inscrição prévia

Endereço: Avenida Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo (SP) Tel.: (11) 3285-6986

Funcionamento do Museu: terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)

Jardim aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h

Programação gratuita

Visitas mediadas: públicos espontâneos podem aproveitar para conhecer o Museu nos dias e horários de funcionamento. Grupos precisam agendar previamente, entrando em contato com o Núcleo de Ação Educativa do Museu – clique aqui.

Visitas guiadas com a duração de 1h30.

Acessibilidade: rampa, pisos podotáteis, banheiros adaptados e recursos de acessibilidade no espaço expositivo.

Os contatos estão disponíveis no site.

 

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O Museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. A instituição também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa Mário de Andrade é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Poiesis.
SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas é um dos principais Museus da Cidade de São Paulo e o seu acervo bibliográfico é composto por obras do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, o Museu foi construído em 1935 pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo e possui características clássicas da arquitetura francesa, atraindo assim milhares de visitantes que buscam conhecer a Cultura Brasileira, bem como o próprio espaço. Sua programação, diversa e plural, é composta por exposições, cursos, palestras, saraus, oficinas, lançamentos de livros, performance, apresentações teatrais, entre outras. O Museu é gerido pela Poiesis, Organização Social de Cultura, em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
SOBRE A POIESIS

A Poiesis é uma Organização Social de Cultura que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.


Sair da versão mobile