Ícone do site Dica de Teatro

Museu da bolsa do Brasil lança nova exposição virtual “Do Campo à Passarela” no Google Arts & Culture

A mostra destaca a trajetória do concurso “Rainha do Algodão”

Imagem: Centro de Referência do MUB3

O MUB3 – Museu da bolsa do Brasil apresenta sua mais nova exposição virtual, “Do Campo à Passarela”, disponível no Google Arts & Culture. A exposição revisita a trajetória do concurso “Rainha do Algodão”, uma iniciativa emblemática apoiada pela Bolsa de Mercadorias de São Paulo (BMSP), com destaque para a década de 1950. O concurso teve um papel fundamental tanto na promoção do algodão brasileiro quanto no fortalecimento da moda nacional, ajudando a consolidar o Brasil como um importante produtor no cenário internacional.

 

Na época, o algodão era uma das principais commodities agrícolas do país, com grande importância para a economia. Além de ser vital para o mercado de exportação, ele desempenhava um papel central na indústria têxtil nacional, que encontrava no algodão sua principal matéria-prima. O concurso Rainha do Algodão tinha o propósito de elevar a visibilidade do produto, destacando sua relevância para o setor de moda e ampliando as conexões com os demais mercados.

 

Anualmente, assim como no tradicional concurso de miss, uma Rainha do Algodão era eleita com a missão de divulgar o algodão brasileiro, reforçando a imagem do país como líder no setor e promovendo a moda produzida aqui. A BMSP, ao apoiar e organizar esses concursos, não apenas fortaleceu o mercado de algodão, mas também promoveu eventos que impulsionaram a moda e a economia brasileira.

 

A exposição “Do Campo à Passarela” oferece ao público uma imersão histórica, revelando detalhes sobre o concurso e sua importância econômica, além de destacar a conexão entre o campo e a moda que ajudou a moldar o mercado de algodão no Brasil.

 

Sobre MUB3

O Museu da bolsa do Brasil – MUB3 nasceu do desejo de se preservar e compartilhar a história do mercado de capitais brasileiro, a partir de uma potente plataforma de conhecimento, aberta a todas as pessoas que se interessam pelo tema e o pesquisam. O acervo originário das principais bolsas de valores do Brasil permitiu a criação do Museu, que passa agora a integrar uma rede de equipamentos culturais no centro de São Paulo ligados à história econômica brasileira, com reflexos para todo o Brasil.

 

Acompanhe o MUB3 nas redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube | LinkedIn


Sair da versão mobile