Ícone do site Dica de Teatro

Museu Catavento celebra Dia das Crianças com espetáculo do “Ciência Divertida”

Nos dias 12 e 13 de outubro, o Museu Catavento apresenta o espetáculo “Em Busca da Gotinha Preciosa”, parte do projeto “Oceano Diverteatro e Cine Viajante”, promovido pelo Ministério da Cultura e Bayer

Créditos: Jose Luis Soria

 

Nos dias 12 e 13 de outubro, o Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, será palco das últimas apresentações do espetáculo infantojuvenil ‘Em Busca da Gotinha Preciosa’, parte do projeto ‘Oceano Diverteatro e Cine Viajante’. Após passar por nove cidades em quatro estados brasileiros, o projeto chega a São Paulo com o objetivo de integrar arte, ciência e educação ambiental de forma lúdica.
Na capital paulista, antes da apresentação no Museu Catavento, o projeto realiza, no dia 09 de outubro, sessões do espetáculo e exibição do filme ‘Um Mergulho no Desconhecido’, na EMEF Airton Arantes Ribeiro. Nesse dia, as sessões serão exclusivas para os alunos da escola em questão.
Em consonância com a Década do Oceano, campanha da ONU voltada à proteção dos ecossistemas marinhos, o espetáculo ‘Em Busca da Gotinha Preciosa’ convida o público para uma jornada épica pelos oceanos do mundo. Dois cientistas utilizam seus conhecimentos sobre a água, elemento vital, para conduzir as crianças por aventuras emocionantes, superando obstáculos por meio da ciência. Além disso, as apresentações teatrais abordam temas como preservação do meio ambiente, uso consciente da água e reciclagem, ampliando o entendimento das crianças sobre questões ambientais.
“Essa iniciativa combina a arte e a ciência para promover educação ambiental, ao mesmo tempo que sensibiliza as novas gerações, de forma lúdica, sobre a importância da preservação dos nossos oceanos e do uso consciente da água. Acreditamos que projetos como este têm um papel fundamental na formação de uma sociedade mais consciente e engajada na proteção do meio ambiente”, afirma Ana Isabel dos Santos, Líder de Engajamento com Comunidades e Comunicação Interna Latam da Bayer, patrocinadora do projeto por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
O Oceano Diverteatro e Cine Viajante é realizado pelo Ministério da Cultura para circulação nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. A iniciativa é fruto de uma parceria inédita entre o Instituto Laje Viva, Mantas do Brasil e CiênciaDivertida Brasil, que trabalham juntos para promover a conscientização ambiental das crianças brasileiras.
Bayer

A Bayer é uma empresa global com competências centrais nas áreas de ciências da vida, especificamente em saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são projetados para beneficiar as pessoas, apoiando os esforços para superar os grandes desafios apresentados por uma população mundial em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável.
Ciência Divertida Brasil

Presente em 40 países, e no Brasil, desde 2010, a Ciência Divertida é uma empresa que tem como missão despertar a curiosidade e imaginação das crianças do mundo todo. A Ciência Divertida proporciona diversão e aprendizado para crianças entre 04 e 17 anos, com programas e eventos focados no Meio Ambiente, Nutrição, Astronomia, Saúde e múltiplos aspectos da ciência. Mais de doze milhões de crianças já participaram de atividades e programas promovidos pela empresa.
Instituto Laje Viva

O Instituto Laje Viva é uma organização não governamental (ONG) privada sem fins lucrativos que objetiva a preservação das espécies marinhas do litoral paulista e brasileiro. A equipe atua há mais de uma década em prol da conservação do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (PEMLS) e da vida marinha por meio de ações de pesquisa e da conscientização ambiental.
Mantas do Brasil

O projeto tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação das maiores espécies de raia do mundo, conhecidas como raias mantas, em especial a espécie comprovadamente incidente no Brasil, que pode atingir 8 metros de uma asa à outra e pesar mais de 2 toneladas, ambas consideradas ameaçadas de extinção e constantes da lista vermelha da IUCV – União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais. A atuação do projeto consiste em ações de educação ambiental e de pesquisa marinha. O Projeto tem o patrocínio da Autoridade Portuária de Santos, o Porto de Santos.
Museu Catavento

O Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrado pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional, é o museu de ciências mais visitado da capital paulista. Desde sua inauguração em 2009, destaca-se por combinar conhecimento e diversão, oferecendo mais de 200 instalações interativas que exploram temas científicos de maneira envolvente. Localizado no histórico Palácio das Indústrias, o museu é dividido em quatro grandes áreas: Universo, Vida, Engenho e Sociedade, proporcionando uma experiência educativa acessível para todas as idades. Com atendimento de mais de 7 milhões de visitantes nos últimos 15 anos, o Museu Catavento se consolidou como referência em cultura, ciência e tecnologia, cumprindo sua missão de estimular a curiosidade e o aprendizado.

 

Redes sociais do museu:

Facebook: @cataventocultural | Instagram: @museucatavento | Twitter: @MCatavento | Youtube: Museu Catavento | Spotify: museucatavento | TikTok: museucatavento

 

Serviço:

Espetáculo “Em Busca da Gotinha Preciosa”, no Museu Catavento

12 e 13/10 – sessões às 10h e 14h30

Local: Museu Catavento – Auditório

Entrada: R$ 18 (inteira) R$ 9 (meia)

Faixa etária: 08 a 12 anos

Duração: 60minutos


Sair da versão mobile