Ícone do site Dica de Teatro

Mostra 2024 em Cena traz Para Mariela, do Grupo Sobrevento, para sessões no Teatro Cacilda Becker

Lauro Medeiros

Lauro Medeiros

Inspirado na cultura boliviana, trabalho foi criado a partir da linguagem do Teatro de Objetos documental aliado à escuta dos imigrantes bolivianos, em sua maioria os que moram nos arredores da sede do grupo, no bairro Belém, em São Paulo

 

Para Mariela – Foto: Lauro Medeiros

 

Após uma temporada de casa cheia em setembro e outubro deste ano, o Grupo Sobrevento volta para três novas apresentações do espetáculo Para Mariela: dia 14 de dezembro, sábado (duas sessões, às 18h e às 21h), e dia 15 de dezembro, domingo (às 19h), no Teatro Cacilda Becker (Rua Tito, 295 – Lapa). Essa nova chance é fruto do projeto Mostra 2024 em Cena, que acontece do dia 6 ao dia 15 de dezembro nos teatros municipais da cidade, com realização da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

 

Para Mariela, com direção de Luiz André Cherubini e Sandra Vargas, aborda o mundo da imigração, a realidade e os sonhos que envolvem as pessoas nesta situação.  Para a pesquisa, o Sobrevento visitou escolas, Centros de Imigrantes, ONGs e diversas organizações vizinhas à sua sede, no bairro do Belém, com foco principal na população boliviana, maioria na região. No elenco estão Sandra Vargas, Luiz André Cherubini, Maurício Santana, Agnaldo Souza, Liana Yuri e Daniel Viana.

 

Para representar a realidade da população imigrante, em especial a boliviana, o coletivo explorou músicas e sonoridades de diferentes regiões da multicultural Bolívia: a andina, a aimara e a chaquenha. Esses elementos revelam, aos poucos, o próprio ambiente do espetáculo e a busca do mar perdido, que simboliza tanto os sonhos de um futuro mágico quanto a infância deixada para trás.

 

Sinopse

“Para Mariela,” é  uma reflexão sobre os sonhos de uma vida simples e a complexidade da imigração. Dirigido por Luiz André Cherubini e Sandra Vargas, o espetáculo explora a busca por um mar utópico, símbolo  dos sonhos perdidos. Baseada em histórias de crianças imigrantes bolivianas da comunidade local, a peça utiliza uma linguagem simples e objetos cotidianos para criar uma narrativa poética e envolvente. “Para Mariela” é uma celebração das memórias e afetos que unem  os adultos em um encontro artístico profundo e universal.

 

Sobre o Grupo Sobrevento

O Grupo Sobrevento, um dos mais destacados do país, celebra 15 anos de seu Espaço Sobrevento, único dedicado ao Teatro de Animação na cidade. Fundado em 1986, já realizou mais de 6 mil apresentações, visitou cerca de 200 cidades no Brasil, 40 na Espanha e mais de 20 países em quatro continentes, incluindo destinos como Irã, China, Estônia, Argentina, Chile e Colômbia. “Criamos cerca de 30 espetáculos e mantemos 20 em repertório”, destaca Sandra Vargas.

 

Ficha Técnica

Criação: Grupo Sobrevento Direção:  Luiz André Cherubini e Sandra Vargas Dramaturgia: Sandra Vargas Elenco: Sandra Vargas, Luiz André Cherubini, Maurício Santana, Agnaldo Souza, Liana Yuri e Daniel Viana Músicos: Goyo (charango) e Lolo (violão e flautas) Iluminação: Renato Machado Figurino: João Pimenta Assistente de Figurinos: Jaqueline Lima e Sofia Duarte Cenografia, direção musical, letras e adaptação das canções: Luiz André Cherubini Cenotecnia: Agnaldo Souza Máscaras e adereços: Agnaldo Souza, Liana Yuri e Mandy Bonecos: Agnaldo Souza e Luiz André Cherubini Assistências confecção bonecos e máscaras: Mosaico Cultural e Giulliana Pellegrini Supervisão Música Boliviana: Juan Cusicanki Técnico de Iluminação: Marcelo Amaral Programação visual: Ato gráfico Fotografia: Lauro Medeiros Registro Audiovisual e Teaser: Icarus Filmes Assessoria de Imprensa: Canal Aberto – Márcia Marques, Daniele Valério

 

Serviço

Para Mariela

14.12, sábado, às 18h e 21h

15.12, domingo, às 19h

Duração: 60 min | Recomendação: Livre | grátis | Teatro adulto

Local: Teatro Cacilda Becker – Rua Tito, 295 – Lapa, São Paulo, SP

Acessibilidade: sim


Sair da versão mobile