Ícone do site Dica de Teatro

MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas traz apresentações e performances de dança

Além dos espetáculos, haverá atividades formativas com coreógrafos/as e pesquisadores/as em movimento, que provocam questões como reflexões sobre poder, identidades, violências e relações com a natureza.

O MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, realizado pelo Sesc São Paulo, acontece entre 5 e 15 de setembro de 2024, em Santos, cidade do litoral paulista e tem o Peru como país homenageado. Serão apresentadas 33 peças vindas de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai, e mais treze trabalhos nacionais dos estados Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo, além das Atividades Formativas, Ponto de Encontro, agenda noturna de fruição artística do festival, e o Mirada Pro – reunião de programadores internacionais e nacionais de festivais de artes cênicas do mundo todo também fazem parte do evento.

 

Nesta edição, os trabalhos ressaltam temáticas das realidades de seus países e de seus artistas. A partir desse panorama, os espetáculos e as Atividades Formativas de dança presentes trazem para cena reflexões sobre poder, identidades, violências e relações com a natureza.

 

A programação de dança é formada pelos espetáculos El Presidente Más Feliz, de Cristina Velarde, do Peru; Cruzades, de Jon Maya e Adriana Bilbao, do País Basco/Espanha; As Cores da América Latina, da Panorando Cia e Produtora, Brasil (Amazonas), e VAPOR, ocupação infiltrável, da Original Bomber Crew, Brasil (Piauí).

 

Nas Atividades Formativas, dois Encontros Moventes com o paulistano Cristian Duarte e a peruana Cristina Velarde oferecem aulas com suas técnicas. E Dança que eu Danço reúne um grupo de artistas de diferentes modalidades.

 

Mais sobre as apresentações de dança

Do Peru, país homenageado este ano, a coreógrafa, pesquisadora cênica e professora do Departamento de Artes Cênicas da Pontifícia Universidade Católica do Peru, Cristina Velarde apresenta o espetáculo El Presidente Más Feliz. Os seis intérpretes misturam dança, música e criações audiovisuais, em uma sátira sobre o abuso de poder e a corrupção. Com ironia, questionam como o poder desmedido pode gerar crises e incertezas, polarizar discursos e fragilizar nossa capacidade de colaboração com o outro.

 

A artista peruana também oferece uma aula aberta de prática de dança dentro dos Encontros Moventes, parte das Atividades Formativas. Como no espetáculo, sua investigação transita nas expectativas e desejos do indivíduo como ser social. Com sua técnica, os participantes são convidados a se aproximar e experienciar de forma prática a vivência coletiva.

 

A obra Cruzades, do País Basco/Espanha, de Jon Maya e Adriana Bilbao, reúne dois artistas de tradições coreográficas distintas; de um lado a dança basca; de outro, o flamenco. Em cena, as manifestações culturais diversas, com identidades específicas, procuram encontrar um entendimento através de suas danças.

 

Do Brasil, As Cores da América Latina, espetáculo da Panorando Cia e Produtora, do Amazonas, também propõe um diálogo entre três manifestações culturais diferentes: a celebração chilena Fiesta de la Tirana, o ritual de dança peruano Huaconada e o Cavalo Marinho, tradicional folguedo cênico brasileiro. A partir dessa pesquisa, usa essas manifestações como metáfora do esquecimento que as tradições latino-americanas atravessam.

 

Do Piauí, a Original Bomber Crew apresenta VAPOR, ocupação infiltrável, como parte de sua pesquisa que une capoeira e breaking. Com corpos diversos, o título do espetáculo remete à gíria que, nas quebradas de cidades brasileiras, se refere ao jovem que morre, evapora, sem que a sociedade se importe.

 

O coreógrafo paulistano Cristian Duarte, no Encontro Movente, dá uma aula aberta para o público com sua técnica de dança. Com a ideia de mover o corpo e a imaginação, usa como ponto de partida verbos para propor movimentos como andar, agachar, puxar, empurrar, rebolar e copiar.

 

Dança que eu Danço é uma ação em que um grupo de artistas de diferentes modalidades da dança ocupa o mesmo espaço, apresentando aos espectadores estilos diversos, como ballroom, danças urbanas e flamenco. Com Patfudyda, Panorando Cia., Adriana Bilbao, Mad Feeling Crew, Beach Black Samba-Rock e Cia Etra de Dança

 

Conheça abaixo os destaques de dança na programação de espetáculos e Atividades Formativas:

 

ESPETÁCULOS INTERNACIONAIS

 

El Presidente Más Feliz (O Presidente Mais Feliz) | Cristina VelardePeru

TEATRO BRÁS CUBAS | DIAS 14 e 15.09 | 18H
SINOPSE: Costurando dança, música e criações audiovisuais, esta sátira discute como a corrupção e o abuso de poder se inserem no tecido social e afetam o bem-estar da população. Os sintomas aparecem em especial nos corpos dos intérpretes, em coreografias que sugerem polos de tensão e de afeto. Também estão em quadros e diálogos que retratam com ironia situações de desigualdade e arbitrariedade política. O espetáculo questiona de que forma o poder desmedido se torna gerador de crises e incertezas, polariza discursos, fragmenta o espaço comum e inibe nossa capacidade de ajuda mútua e cooperação.

 

FICHA TÉCNICA: Uma obra original de Cristina Velarde; Direção: Cristina Velarde; Intérpretes: Miguel Campana, Mariel Tamayo, Luis Vizcarra, Paul Lazo, Fernando Escudero e Cristina Velarde; Música original e cenografia: Ulises Quiroz; Artes visuais: Javier Becerra – bAK; Figurino: Lucía Meléndez; Desenho de luz: Lucho Tuesta; Assistência de pesquisa: Gabriela Rojas; Produção: Paola Alcántara; Fotos: Paul Mayca; Design dossier: Oscar Díaz M.; Direção de produção no Brasil: Dora Leão – PLATÔproduções; Coordenação técnica no Brasil: Grazi Vieira; Assistência de produção no Brasil: Giovanna Monteiro; Técnica de luz no Brasil: Raka Balekian; Técnica de som no Brasil: Emilie Becker; Técnica de vídeo no Brasil: Vic von Poser; Técnica de palco no Brasil: Calu Batista. Cristina Velarde Chainskaia é professora do Departamento Acadêmico de Artes Cênicas da Pontifícia Universidade Católica do Peru e diretora da obra El presidente más feliz. Esta obra é vencedora do Concurso Anual de Proyectos de Creación PUCP 2022. Projeto vencedor do edital Estímulos Económicos para la Cultura 2024, do Ministério da Cultura do Peru.

 

Cruzades | Jon Maya e Adriana BilbaoPaís Basco/Espanha

TEATRO GUARANY | DIAS 10 e 11.09 | 20H
SINOPSE: Colocando em cena dois artistas de tradições coreográficas distintas, o espetáculo cria um diálogo por meio do movimento. No palco, estão Jon Maya, com sua dança basca, e Adriana Bilbao, bailarina de flamenco, e cada qual se expressa em sua própria linguagem, acompanhados da música de Julen Achiary. Porém, nessas manifestações de diferentes culturas, de identidades específicas, os intérpretes não buscam se opor, e sim encontrar um entendimento através de suas danças. Nesse jogo, é como se combinassem suas raízes para que, juntas, se estendam em uma grande folhagem.

 

FICHA TÉCNICA: Intérpretes: Jon Maya e Adriana Bilbao; Músico ao vivo: Julen Achiary; Coreografia: Jon Maya, Adriana BIlbao e Sharon Fridman (colaboração especial); Desenho de iluminação: David Bernués; Produção criativa: Doltza Oar-Arteta; Técnico de som: Mige Alonso; Técnico de luz: Eneko Martínez de Lizarrondo; Distribuição internacional: AnSó. Raybaut-Pérès; Administração: Elena García; Produção: Kukai Dantza; Coordenação técnica no Brasil: Cauê Gouveia; Assistente de produção no Brasil: Mariana Dias; Produção no Brasil: Tetembua Dandara.

 

ESPETÁCULOS NACIONAIS

 

As Cores da América Latina | Panorando Cia e ProdutoraAmazonas

CEU DAS ARTES | DIA 13.09 | 17H
FONTE DO SAPO | DIA 14 | 16H
EMISSÁRIO SUBMARINO | 15.09 | 16H

 

SINOPSE: A celebração chilena Fiesta de la Tirana, o ritual de dança peruano Huaconada e o Cavalo Marinho, tradicional folguedo cênico brasileiro inspiram corporal e visualmente o espetáculo. Propondo um diálogo entre essas três manifestações culturais e elementos da dança e do teatro, a obra apresenta, de forma não linear, a história do último Fofão, um dos personagens mais populares do Carnaval maranhense, como metáfora do esquecimento que as tradições latino-americanas atravessam.

 

FICHA TÉCNICA: Direção: Fábio Moura; Assistente de direção: Talita Menezes; Coreografia: Criação coletiva; Intérpretes-criadores: Ana Carolina Nunes, Fernando C. Branco, Marcos Telles, Reysson Brandão e Talita Menezes; Visualidades: Fábio Moura; Pesquisa musical: Talita Menezes; Confecção de figurino: Lú de Menezes; Produção e iluminação: Fábio Moura

 

VAPOR, ocupação infiltrável | Original Bomber CrewPiauí

ARCOS DO VALONGO | DIAS 11 E 12.09* | 19H
*Sessão com Audiodescrição
SINOPSE: Dando sequência à sua pesquisa Dança-Quebrada, que parte da capoeira e do breaking como técnicas de improviso, o grupo apresenta uma dança não simétrica que surge de movimentos cotidianos e corpos diversos. O título VAPOR remete à gíria que, nas quebradas de cidades brasileiras, se refere ao jovem que morre, evapora, sem que a sociedade se importe. Fala de quem ocupa e ressignifica fronteiras como estratégias de existência. O trabalho teve origem em 2021, numa série de cinco vídeos gravados em ocupações de terras de Teresina, e agora estreia em formato presencial.

 

FICHA TÉCNICA: Concepção e direção: Allexandre Bomber; Performers-criadores: Allexandre Bomber, César Costa, Javé Montuchô, Malcom Jefferson, Maurício Pokemon, Phillip Marinho e Vini Nex; Criação musical: Allexandre Bomber, Cesar Costa e Javé Montuchô; Criação de luz: Allexandre Bomber e Javé Montucho; Grafismos: Malcom Jefferson; Assistência coreográfica: César Costa; Técnica: Javé Montuchô e Phillip Marinho; Coordenação de montagem: Phillip Marinho; Fotografia, vídeo e projeções: Maurício Pokemon; Design gráfico: Malcom Jefferson; Assistência administrativa: Humilde Alves; Direção de produção: Regina Veloso; Difusão: Corpo Rastreado. Obra criada entre Imersões nas Ocupações Lindalma Soares, Pedro Balzi, Jacinta Andrade e Vila Esperança (TeresinaBR-2021) e Residências no Quintal da Revoada (TeresinaBR-2021), CAMPO Arte Contemporânea (TeresinaBR-2024), FAROFA/Casa Oswald de Andrade/Casa Líquida (São PauloBR-2024) e Festival DDD/Teatro Campo Alegre (PortoPT-2024).

 

ATIVIDADES FORMATIVAS

 

ENCONTROS MOVENTES – Cristian Duarte

PRAÇA CAIO RIBEIRO DE MORAES E SILVA (em frente ao Sesc) | DIA 10.09 | DAS 15H30 ÀS 17H

 

SINOPSE: O coreógrafo Cristian Duarte propõe uma ação dançante e convida os participantes a experienciarem de forma prática a vivência coletiva em um espaço aberto. Pensado para mover o corpo e a imaginação, o encontro parte de verbos como andar, agachar, puxar, empurrar, rebolar e copiar, no intuito de criar uma pulsão com o grupo de participantes. O artista paulistano, que atua profissionalmente há mais de 25 anos, é graduado na P.A.R.T.S. (Performing Arts, Research and Training Studios), em Bruxelas, além de ter passado por formações como o Estúdio e Cia. Nova Dança.

 

ENCONTROS MOVENTES – Cristina Velarde

CENTRO DE CULTURA PATRÍCIA GALVÃO | DIA 12.09 | DAS 15H30 ÀS 17H

 

SINOPSE: A coreógrafa e pesquisadora peruana Cristina Velarde orienta práticas relacionadas a seu repertório e modos de criação neste aulão aberto, no qual participantes são convidados a se aproximar e experienciar de forma prática a vivência coletiva. Intitulado Ondulações e Espaço, o encontro parte de dinâmicas de movimento para entender como a ondulação da coluna e a visualização espacial nos permitem desfrutar de uma dança ampla e fluida. O trabalho de Cristina, que traz ao festival o espetáculo El Presidente Más Feliz, investiga os desejos e as expectativas do indivíduo como ser social, navegando pelo íntimo, pelo político e pelo absurdo.

 

DANÇA QUE EU DANÇOPatfudyda, Panorando Cia., Adriana Bilbao, Mad Feeling Crew, Beach Black Samba-Rock e Cia Etra de Dança

SESC SANTOS – CONVIVÊNCIA | DIA 12.09 | DAS 14H30 ÀS 16H30

 

SINOPSE: Um grupo de artistas de diferentes modalidades da dança ocupa simultaneamente o mesmo espaço, apresentando aos espectadores estilos diversos, como ballroom, danças urbanas e flamenco. O público pode circular pela área, experienciando variados gêneros coreográficos e criando uma paisagem múltipla.

 

Serviço

MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas

Criado em 2010 para evidenciar a pluralidade de estéticas e as pesquisas nas artes cênicas dos países da América Latina e da Península Ibérica, o MIRADA chega à sua sétima edição reforçando as similaridades e pluralidades que se estabelecem entre a produção desses países na cidade de Santos, que carrega, além de sua beleza natural, a vocação de palco perfeito para evidenciar e proporcionar o intercâmbio entre os povos.

 

5 a 15 de setembro de 2024

Informações em https://sescsp.org.br/mirada

Venda de ingressos na bilheteria das unidades do Sesc São Paulo e on-line pelo portal do Sesc SP (https://sescsp.org.br/mirada), app Credencial Sesc SP e https://centralrelacionamento.sescsp.org.br/.

 

Ingressos para Espetáculos Adulto

R$ 10 (credencial plena)

R$ 20 (pessoas com +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino)

R$ 40 (inteira)
Ingressos à venda em centralrelacionamento.sescsp.org.br, no aplicativo Credencial Sesc SP e nas bilheterias das unidades. Consulte a limitação de venda por pessoa (CPF) para cada espetáculo. Acesse no site do Sesc São Paulo a Política de Venda de Ingressos para informações sobre a devolução de ingressos comprados on-line. Ingressos comprados presencialmente não podem ser devolvidos ou trocados para outro dia, horário ou espetáculo. Nas atividades infantis, crianças menores de 12 anos não pagam, mas precisam de ingressos. Os ingressos comprados na categoria incorreta não terão devolução da diferença de valor.

Acessibilidade

Sesc Santos

R. Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos – SP, 11040-900

Terça a sexta, 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30

Informações em www.sescsp.org.br/mirada
Plataformas on-line Sesc Santos:

Instagram @sescsantos (instagram.com/sescsantos)

Facebook @sescsantos (facebook.com/sescsantos)

 

Plataformas on-line Sesc São Paulo:

Instagram @sescsp (instagram.com/sescsp)

Facebook @sescsp (facebook.com/sescsp)

X @sescsp


Sair da versão mobile