Além dos espetáculos, haverá atividades formativas com coreógrafos/as e pesquisadores/as em movimento, que provocam questões como reflexões sobre poder, identidades, violências e relações com a natureza.
O MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, realizado pelo Sesc São Paulo, acontece entre 5 e 15 de setembro de 2024, em Santos, cidade do litoral paulista e tem o Peru como país homenageado. Serão apresentadas 33 peças vindas de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai, e mais treze trabalhos nacionais dos estados Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo, além das Atividades Formativas, Ponto de Encontro, agenda noturna de fruição artística do festival, e o Mirada Pro – reunião de programadores internacionais e nacionais de festivais de artes cênicas do mundo todo também fazem parte do evento.
Nesta edição, os trabalhos ressaltam temáticas das realidades de seus países e de seus artistas. A partir desse panorama, os espetáculos e as Atividades Formativas de dança presentes trazem para cena reflexões sobre poder, identidades, violências e relações com a natureza.
A programação de dança é formada pelos espetáculos El Presidente Más Feliz, de Cristina Velarde, do Peru; Cruzades, de Jon Maya e Adriana Bilbao, do País Basco/Espanha; As Cores da América Latina, da Panorando Cia e Produtora, Brasil (Amazonas), e VAPOR, ocupação infiltrável, da Original Bomber Crew, Brasil (Piauí).
Nas Atividades Formativas, dois Encontros Moventes com o paulistano Cristian Duarte e a peruana Cristina Velarde oferecem aulas com suas técnicas. E Dança que eu Danço reúne um grupo de artistas de diferentes modalidades.
Mais sobre as apresentações de dança
Do Peru, país homenageado este ano, a coreógrafa, pesquisadora cênica e professora do Departamento de Artes Cênicas da Pontifícia Universidade Católica do Peru, Cristina Velarde apresenta o espetáculo El Presidente Más Feliz. Os seis intérpretes misturam dança, música e criações audiovisuais, em uma sátira sobre o abuso de poder e a corrupção. Com ironia, questionam como o poder desmedido pode gerar crises e incertezas, polarizar discursos e fragilizar nossa capacidade de colaboração com o outro.
A artista peruana também oferece uma aula aberta de prática de dança dentro dos Encontros Moventes, parte das Atividades Formativas. Como no espetáculo, sua investigação transita nas expectativas e desejos do indivíduo como ser social. Com sua técnica, os participantes são convidados a se aproximar e experienciar de forma prática a vivência coletiva.
A obra Cruzades, do País Basco/Espanha, de Jon Maya e Adriana Bilbao, reúne dois artistas de tradições coreográficas distintas; de um lado a dança basca; de outro, o flamenco. Em cena, as manifestações culturais diversas, com identidades específicas, procuram encontrar um entendimento através de suas danças.
Do Brasil, As Cores da América Latina, espetáculo da Panorando Cia e Produtora, do Amazonas, também propõe um diálogo entre três manifestações culturais diferentes: a celebração chilena Fiesta de la Tirana, o ritual de dança peruano Huaconada e o Cavalo Marinho, tradicional folguedo cênico brasileiro. A partir dessa pesquisa, usa essas manifestações como metáfora do esquecimento que as tradições latino-americanas atravessam.
Do Piauí, a Original Bomber Crew apresenta VAPOR, ocupação infiltrável, como parte de sua pesquisa que une capoeira e breaking. Com corpos diversos, o título do espetáculo remete à gíria que, nas quebradas de cidades brasileiras, se refere ao jovem que morre, evapora, sem que a sociedade se importe.
O coreógrafo paulistano Cristian Duarte, no Encontro Movente, dá uma aula aberta para o público com sua técnica de dança. Com a ideia de mover o corpo e a imaginação, usa como ponto de partida verbos para propor movimentos como andar, agachar, puxar, empurrar, rebolar e copiar.
Dança que eu Danço é uma ação em que um grupo de artistas de diferentes modalidades da dança ocupa o mesmo espaço, apresentando aos espectadores estilos diversos, como ballroom, danças urbanas e flamenco. Com Patfudyda, Panorando Cia., Adriana Bilbao, Mad Feeling Crew, Beach Black Samba-Rock e Cia Etra de Dança
Conheça abaixo os destaques de dança na programação de espetáculos e Atividades Formativas:
ESPETÁCULOS INTERNACIONAIS
El Presidente Más Feliz (O Presidente Mais Feliz) | Cristina Velarde – Peru
TEATRO BRÁS CUBAS | DIAS 14 e 15.09 | 18H
SINOPSE: Costurando dança, música e criações audiovisuais, esta sátira discute como a corrupção e o abuso de poder se inserem no tecido social e afetam o bem-estar da população. Os sintomas aparecem em especial nos corpos dos intérpretes, em coreografias que sugerem polos de tensão e de afeto. Também estão em quadros e diálogos que retratam com ironia situações de desigualdade e arbitrariedade política. O espetáculo questiona de que forma o poder desmedido se torna gerador de crises e incertezas, polariza discursos, fragmenta o espaço comum e inibe nossa capacidade de ajuda mútua e cooperação.
FICHA TÉCNICA: Uma obra original de Cristina Velarde; Direção: Cristina Velarde; Intérpretes: Miguel Campana, Mariel Tamayo, Luis Vizcarra, Paul Lazo, Fernando Escudero e Cristina Velarde; Música original e cenografia: Ulises Quiroz; Artes visuais: Javier Becerra – bAK; Figurino: Lucía Meléndez; Desenho de luz: Lucho Tuesta; Assistência de pesquisa: Gabriela Rojas; Produção: Paola Alcántara; Fotos: Paul Mayca; Design dossier: Oscar Díaz M.; Direção de produção no Brasil: Dora Leão – PLATÔproduções; Coordenação técnica no Brasil: Grazi Vieira; Assistência de produção no Brasil: Giovanna Monteiro; Técnica de luz no Brasil: Raka Balekian; Técnica de som no Brasil: Emilie Becker; Técnica de vídeo no Brasil: Vic von Poser; Técnica de palco no Brasil: Calu Batista. Cristina Velarde Chainskaia é professora do Departamento Acadêmico de Artes Cênicas da Pontifícia Universidade Católica do Peru e diretora da obra El presidente más feliz. Esta obra é vencedora do Concurso Anual de Proyectos de Creación PUCP 2022. Projeto vencedor do edital Estímulos Económicos para la Cultura 2024, do Ministério da Cultura do Peru.
Cruzades | Jon Maya e Adriana Bilbao – País Basco/Espanha
TEATRO GUARANY | DIAS 10 e 11.09 | 20H
SINOPSE: Colocando em cena dois artistas de tradições coreográficas distintas, o espetáculo cria um diálogo por meio do movimento. No palco, estão Jon Maya, com sua dança basca, e Adriana Bilbao, bailarina de flamenco, e cada qual se expressa em sua própria linguagem, acompanhados da música de Julen Achiary. Porém, nessas manifestações de diferentes culturas, de identidades específicas, os intérpretes não buscam se opor, e sim encontrar um entendimento através de suas danças. Nesse jogo, é como se combinassem suas raízes para que, juntas, se estendam em uma grande folhagem.
FICHA TÉCNICA: Intérpretes: Jon Maya e Adriana Bilbao; Músico ao vivo: Julen Achiary; Coreografia: Jon Maya, Adriana BIlbao e Sharon Fridman (colaboração especial); Desenho de iluminação: David Bernués; Produção criativa: Doltza Oar-Arteta; Técnico de som: Mige Alonso; Técnico de luz: Eneko Martínez de Lizarrondo; Distribuição internacional: AnSó. Raybaut-Pérès; Administração: Elena García; Produção: Kukai Dantza; Coordenação técnica no Brasil: Cauê Gouveia; Assistente de produção no Brasil: Mariana Dias; Produção no Brasil: Tetembua Dandara.
ESPETÁCULOS NACIONAIS
As Cores da América Latina | Panorando Cia e Produtora – Amazonas
CEU DAS ARTES | DIA 13.09 | 17H
FONTE DO SAPO | DIA 14 | 16H
EMISSÁRIO SUBMARINO | 15.09 | 16H
SINOPSE: A celebração chilena Fiesta de la Tirana, o ritual de dança peruano Huaconada e o Cavalo Marinho, tradicional folguedo cênico brasileiro inspiram corporal e visualmente o espetáculo. Propondo um diálogo entre essas três manifestações culturais e elementos da dança e do teatro, a obra apresenta, de forma não linear, a história do último Fofão, um dos personagens mais populares do Carnaval maranhense, como metáfora do esquecimento que as tradições latino-americanas atravessam.
FICHA TÉCNICA: Direção: Fábio Moura; Assistente de direção: Talita Menezes; Coreografia: Criação coletiva; Intérpretes-criadores: Ana Carolina Nunes, Fernando C. Branco, Marcos Telles, Reysson Brandão e Talita Menezes; Visualidades: Fábio Moura; Pesquisa musical: Talita Menezes; Confecção de figurino: Lú de Menezes; Produção e iluminação: Fábio Moura
VAPOR, ocupação infiltrável | Original Bomber Crew – Piauí
ARCOS DO VALONGO | DIAS 11 E 12.09* | 19H
*Sessão com Audiodescrição
SINOPSE: Dando sequência à sua pesquisa Dança-Quebrada, que parte da capoeira e do breaking como técnicas de improviso, o grupo apresenta uma dança não simétrica que surge de movimentos cotidianos e corpos diversos. O título VAPOR remete à gíria que, nas quebradas de cidades brasileiras, se refere ao jovem que morre, evapora, sem que a sociedade se importe. Fala de quem ocupa e ressignifica fronteiras como estratégias de existência. O trabalho teve origem em 2021, numa série de cinco vídeos gravados em ocupações de terras de Teresina, e agora estreia em formato presencial.
FICHA TÉCNICA: Concepção e direção: Allexandre Bomber; Performers-criadores: Allexandre Bomber, César Costa, Javé Montuchô, Malcom Jefferson, Maurício Pokemon, Phillip Marinho e Vini Nex; Criação musical: Allexandre Bomber, Cesar Costa e Javé Montuchô; Criação de luz: Allexandre Bomber e Javé Montucho; Grafismos: Malcom Jefferson; Assistência coreográfica: César Costa; Técnica: Javé Montuchô e Phillip Marinho; Coordenação de montagem: Phillip Marinho; Fotografia, vídeo e projeções: Maurício Pokemon; Design gráfico: Malcom Jefferson; Assistência administrativa: Humilde Alves; Direção de produção: Regina Veloso; Difusão: Corpo Rastreado. Obra criada entre Imersões nas Ocupações Lindalma Soares, Pedro Balzi, Jacinta Andrade e Vila Esperança (TeresinaBR-2021) e Residências no Quintal da Revoada (TeresinaBR-2021), CAMPO Arte Contemporânea (TeresinaBR-2024), FAROFA/Casa Oswald de Andrade/Casa Líquida (São PauloBR-2024) e Festival DDD/Teatro Campo Alegre (PortoPT-2024).
ATIVIDADES FORMATIVAS
ENCONTROS MOVENTES – Cristian Duarte
PRAÇA CAIO RIBEIRO DE MORAES E SILVA (em frente ao Sesc) | DIA 10.09 | DAS 15H30 ÀS 17H
SINOPSE: O coreógrafo Cristian Duarte propõe uma ação dançante e convida os participantes a experienciarem de forma prática a vivência coletiva em um espaço aberto. Pensado para mover o corpo e a imaginação, o encontro parte de verbos como andar, agachar, puxar, empurrar, rebolar e copiar, no intuito de criar uma pulsão com o grupo de participantes. O artista paulistano, que atua profissionalmente há mais de 25 anos, é graduado na P.A.R.T.S. (Performing Arts, Research and Training Studios), em Bruxelas, além de ter passado por formações como o Estúdio e Cia. Nova Dança.
ENCONTROS MOVENTES – Cristina Velarde
CENTRO DE CULTURA PATRÍCIA GALVÃO | DIA 12.09 | DAS 15H30 ÀS 17H
SINOPSE: A coreógrafa e pesquisadora peruana Cristina Velarde orienta práticas relacionadas a seu repertório e modos de criação neste aulão aberto, no qual participantes são convidados a se aproximar e experienciar de forma prática a vivência coletiva. Intitulado Ondulações e Espaço, o encontro parte de dinâmicas de movimento para entender como a ondulação da coluna e a visualização espacial nos permitem desfrutar de uma dança ampla e fluida. O trabalho de Cristina, que traz ao festival o espetáculo El Presidente Más Feliz, investiga os desejos e as expectativas do indivíduo como ser social, navegando pelo íntimo, pelo político e pelo absurdo.
DANÇA QUE EU DANÇO – Patfudyda, Panorando Cia., Adriana Bilbao, Mad Feeling Crew, Beach Black Samba-Rock e Cia Etra de Dança
SESC SANTOS – CONVIVÊNCIA | DIA 12.09 | DAS 14H30 ÀS 16H30
SINOPSE: Um grupo de artistas de diferentes modalidades da dança ocupa simultaneamente o mesmo espaço, apresentando aos espectadores estilos diversos, como ballroom, danças urbanas e flamenco. O público pode circular pela área, experienciando variados gêneros coreográficos e criando uma paisagem múltipla.
Serviço
MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas
Criado em 2010 para evidenciar a pluralidade de estéticas e as pesquisas nas artes cênicas dos países da América Latina e da Península Ibérica, o MIRADA chega à sua sétima edição reforçando as similaridades e pluralidades que se estabelecem entre a produção desses países na cidade de Santos, que carrega, além de sua beleza natural, a vocação de palco perfeito para evidenciar e proporcionar o intercâmbio entre os povos.
5 a 15 de setembro de 2024
Informações em https://sescsp.org.br/mirada
Venda de ingressos na bilheteria das unidades do Sesc São Paulo e on-line pelo portal do Sesc SP (https://sescsp.org.br/mirada)
Ingressos para Espetáculos Adulto
R$ 10 (credencial plena)
R$ 20 (pessoas com +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino)
R$ 40 (inteira)
Ingressos à venda em centralrelacionamento.sescsp.
Acessibilidade
- Audiodescrição em VAPOR, ocupação infiltrável.
Sesc Santos
R. Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos – SP, 11040-900
Terça a sexta, 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30
Informações em www.sescsp.org.br/mirada
Plataformas on-line Sesc Santos:
Instagram @sescsantos (instagram.com/sescsantos)
Facebook @sescsantos (facebook.com/sescsantos)
Plataformas on-line Sesc São Paulo:
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