A temporada de competições entra na reta final, mas a agenda atribulada não para. Maurício Fernandes é um piloto com uma longa trajetória sobre duas rodas. A paixão por motocicletas começou cedo e são quase 38 anos dedicados às competições (Trial, Rali, Enduro, Hard Enduro e Motocross), que o levou também para grandes provas do off-road mundo afora. Piloto, chefe de equipe e empresário, o paulistano focou este ano nas provas de Enduro e Hard Enduro no Brasil, sempre tirando o máximo da Husqvarna TE 300. No circuito internacional disputou o Red Bull Romaniacs, na Romênia, e foi o melhor brasileiro na disputa na Iron, terminou como “Finisher” no Top6, após manter-se entre os cinco mais rápidos e ter conquistado uma ótima 3ª posição na penúltima etapa. Neste fim de semana, 9 e 10, encara a rodada final do Campeonato Brasileiro de Enduro, em Mairiporã (SP).
A edição Limitless do Red Bull Romaniacs 2024, nas montanhas e florestas de Sibiu, na Transilvânia, foi uma das mais exigentes da história da prova de Hard Enduro mais difícil do mundo e Fernandes mostrou muita técnica em sua segunda participação. Em 2017 finalizou em 17º na Iron, sete anos depois, fechou em 6º, entre 126 pilotos da categoria. “Este ano fui para o Romaniacs bem mais preparado e fez toda a diferença para chegar a este resultado. Fiz uma prova limpa e fiquei muito feliz com o desempenho conquistado, principalmente no penúltimo dia que fiquei em 3º e fui para final entre os Top5 da Iron”, explica Fernandes, que competiu ao lado de mais três pilotos da equipe PowerHusky/Husqvarna Itaminas, todos Finishers da prova: Rigor Rico (14º Gold), Benê Coser (56º Silver) e Guilherme Silva (36º Bronze).
Por aqui, Fernandes tentou conciliar dois Campeonatos, o Brasileiro de Enduro e o Brasileiro de Hard Enduro, mesmo com os calendários coincidindo em três datas. Ainda assim, conseguiu disputar duas provas de Hard Enduro e quatro rodadas duplas do Brasileiro de Enduro, onde está no Top 4 do ranking da E50. Chegará de viagem direto do EICMA, Salão de Motos de Milão (Itália), para a prova em Mairiporã.
Para quem começou a andar de moto aos 11 anos, são 53 anos muito bem vividos. Fernandes é bicampeão do Rally dos Sertões (último título em 2020 na MotoOver), disputou 10 edições, inclusive a primeira, onde tudo começou somente com a categoria motos em 1993. Foi um dos primeiros brasileiros a disputar o Rally Dakar e fez as edições de 1998 e 1999. É Vice-Campeão Latino-Americano de Enduro FIM, Medalha de Bronze no Six Days Enduro (2019), Campeão Brasileiro de Rally Baja (2020 MotoOver), Campeão Paulista de Motocross (2021 MX5). No Hard Enduro, além das duas edições do Red Bull Romaniac (Romênia), disputou também o Redbull Erzberg Rodeo (Áustria).
Chefe de equipe e empresário – Fernandes colhe os frutos de um trabalho que vem realizando há alguns anos com as categorias de base, investindo em novos talentos e pilotos já consagrados. Até o momento, a PowerHusky/ Husqvarna Itaminas conquistou seis títulos em 2024. No Campeonato Brasileiro de Motocross foi Campeã da 50cc (Pietro Fraga – TC50), Campeã da 65cc (Lorenzo Ricken- TC65), além dos Vice-Campeonatos na MX2Jr (Pietro Piroli – FC250) e na 50cc (Henrique Spinassé – TC50) . No Arena Cross: Campeã na 50cc (Pietro Fraga) e Campeã na 65cc (Lorenzo Ricken). Já no Campeonato Brasileiro de Hard Enduro, a equipe levou os títulos da Gold com o multicampeão Rigor Rico (TE 300) e na Silver com Benê Coser (TE 300) e, ainda, o Vice-Campeonato na Gold com Eduardo Furtado (TE 300).
“A escolha foi certeira em pilotos muito talentosos que se dedicaram e tiveram um desempenho muito positivo nas respectivas categorias, sobretudo no Motocross que, apesar de muito novos mostram determinação e foco. E pilotos experientes como Rigor e Benê que não deixaram escapar o título deste ano. Todos defenderam muito bem a equipe e estão de parabéns pela ótima temporada!”, destaca Fernandes, como chefe de equipe.
Como empresário é sócio-diretor da Husqvarna no Brasil e do grupo 2W Motors, onde ao lado do irmão Raul Fernandes Jr, comanda mais seis marcas europeias que representam no país (Fantic, Piaggio, Goldentyre, CEAT, S3 Parts e KTM Bikes) e três concessionárias da Royal Enfield na capital paulista, entre elas, a maior da marca do Brasil no Auto Shopping Aricanduva, inaugurada em outubro.
“Sempre fui um piloto de off road e por toda visão que tenho, inclusive de mercado, nos motivou por exemplo a representar a Husqvarna. A necessidade de pneus de ponta que não encontrávamos no Brasil, nos levou a importar a Goldentyre, assim como os equipamentos da S3 Parts. São produtos e equipamentos de nicho que fazem toda a diferença para um bom desempenho durante as competições e sempre buscamos as melhores marcas”, finaliza Fernandes.