Ícone do site Dica de Teatro

Margareth Menezes relança álbuns “Naturalmente Acústico” e “Naturalmente” nas plataformas de música

Álbuns de 2010 e 2008 chegam pela primeira vez ao streaming em novembro

FOTO: Mila Cordeiro_Carnaval 2024

 

Depois de relançar em outubro duas obras icônicas do início de sua carreira, Margareth Menezes reservou para novembro mais dois relançamentos de trabalhos importantes e bastante aguardados pelo seu público: o DVD “Naturalmente Acústico”, de 2010, já está disponível desde o dia 17, e o CD “Naturalmente”, de 2008, que chega ao streaming no dia 29 de novembro.

 

Os relançamentos dão seguimento a um movimento de carreira de digitalização de álbuns da discografia de Margareth Menezes que ainda não haviam sido disponibilizados nas plataformas de música. O DVD é uma derivação do CD, a produção das duas obras é da MZA Music, e juntos eles marcam uma fase mais versátil da artista.

 

“Foi uma experiência ótima e uma oportunidade muito boa, porque o Marco Mazzola, da MZA, que produziu essas obras, é um dos produtores musicais mais importantes do Brasil e trabalhamos juntos pela primeira vez naquele momento. Nós optamos por um projeto com um diferencial no repertório trazendo mais o meu lado MPB, com canções que falavam mais da minha relação com a natureza, com temas que me identifico bastante, e conectando esses outros campos do que eu gosto de cantar”, destacou a cantora.

 

Naturalmente
Lançado em 2008 no Brasil, Japão, Europa e Estados Unidos, “Naturalmente” traz 11 faixas e conta com participações especiais de Gilberto Gil em “Mulher de Coronel”, música dele, e do português Luis Represas em “Um Caso a Mais”, também dele. Entre as outras canções estão composições de artistas que, segundo Margareth, sempre influenciaram a sua carreira como: “Gente”, de Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Pepeu Gomes, “Os Cegos do Castelo”, de Nando Reis, música de trabalho do disco na época do seu lançamento.

Capa Margareth Menezes – Naturalmente

“Foi um enorme prazer produzir e dirigir esses álbuns de Margareth Menezes onde ela mostra a faceta MPB dessa grande artista. Naturalmente e Naturalmente Acústico foram dois álbuns marcantes dentro da lista de produções minhas dentro da MPB, dentro e fora da MZA Music. Dois projetos que começaram de maneira despretensiosa, foram encorpando dia após dia, e cada vez mais ele ficava mais forte e potente, íamos agregando mais pessoas talentosíssimas ao nosso redor e o resultado são faixas onde Maga mostra seu talento puro e versátil tanto solo quanto na companhia de grandes nomes como Carlinhos Brown, Gilberto Gil, Luis Represas e outros grandes artistas e músicos.”

E ainda, “Por Que Você Não Vem Morar Comigo?”, de Chico César, “Lua No Mar”, autoral de Margareth, “Abuso de Poder”, de Marquinhos PQD e Carlito Cavalcante, “O Perdão”, de Roberto Mendes e J. Velloso, “Febre”, de Zeca Baleiro e Lúcia Santos, “Matança”, de Jatobá, que é um galope eletrônico com letra potente e super atual já que fala da devastação da Amazônia, e “Foi Deus quem fez você”, de Luis Ramalho.
Naturalmente Acústico
Lançado dois anos depois do CD, “Naturalmente Acústico” chegou para o público em formato de DVD, CD e Blue Ray em 2010 em uma parceria entre MZA Music e Canal Brasil. Com 15 faixas, a obra foi dirigida por Wiland Pinsdorf e mescla musical e documental, trazendo conteúdo audiovisual gravado no estúdio Ilha dos Sapos, no Candeal, clipes musicais gravados em outras localidades de Salvador e Região Metropolitana, como Ribeira, Feira de São Joaquim e Praia do Forte, e depoimentos de Margareth Menezes, amigos e familiares. O trabalho traz cinco faixas do CD “Naturalmente”, que são somadas a outras nove canções.

Capa Margareth Menezes – Naturalmente Acústico

“Tem várias coisas interessantes nesse projeto. As faixas são bem diversificadas e a gravação de tudo, entre estúdio e externas, foi feita em apenas dois dias. Foi tudo muito legal, intuitivo e tem muita gente bacana que somou contribuições importantes, como Carlinhos Brown, com quem compus uma música inédita para esse projeto, Roberto Mendes, Saul Barbosa, Maestro Ricardo Leão”, relembra Margareth Menezes.

Do álbum anterior vieram as canções “Gente”, “Mulher de Coronel, “Um Caso a Mais”, que contou novamente com a participação de Luís Represas também neste projeto, “Matança” e “Febre”. Entre as inéditas, o álbum traz: “A Beira e o Mar” (Jorge Portugal/Roberto Mendes), que contou com participação de Roberto Mendes; “Voa” (Duller/ Luciano Luila/ Fumaça/ Maurício Faísca); “Côco do M” (Jacinto Silva/ Zé do Brejo), que teve participação do percussionista Marivaldo Silva, do grupo percussivo americano Stomp.

 

Também uma releitura de “FM Rebeldia” (Alceu Valença)/ “Qual é?” (Marcelo D2, David Corcos, Antonio Carlos, Jocafi); “Amor Ainda”, música de Margareth Menezes e Carlinhos Brown, que participa do audiovisual; “Gracias a la Vida” (Violeta Parra) com participação Saul Barbosa; “Lado Lunar” (Rui Veloso); “Quero te abraçar”, autoral de Margaretha, além de “O Quereres”, regravação de Caetano Veloso. Foi neste álbum que Margareth gravou pela primeira vez um dos seus hits de carreira, a música “Saudação ao Caboclo (Selei) (Gilson Quirino/ Cacau Araújo).
Ouça o Naturalmente Acústico: Link
Ouça o Naturalmente Acústico (Álbum Comentado): Link


Sair da versão mobile